Thauany Lima

5 frases que ninguém deveria dizer para quem tem os cabelos crespos ou cacheados

 

Pode até não ser proposital, mas muitas frases e perguntas feitas para as pessoas de cabelos crespos ou cacheados podem ofender, e muito.
Entender como cuidar e organizar os cabelos tipo 3 e 4 pode ser um questionamento de várias pessoas, principalmente as que têm madeixas lisas e onduladas.
No entanto, tentar “entender” sobre o assunto com termos ofensivos é algo muito recorrente nos dia de hoje, principalmente quando se trata de pessoas mais “maduras”, que trazem uma carga racista maior.

 

Com a intenção de apontar erros recorrentes sobre perguntas e afirmações sobre o cabelo cacheado ou crespo, confira 5 frases que você precisa parar de reproduzir!

1. Porque você não alisa?

Toda vez que uma pessoa de cabelo liso ou alisado pergunta para uma cacheada ou crespa o motivo dela não alisar, deixa evidenciado a sua NÃO aceitação com aquelas curvaturas.
Sugerir que pessoas com texturas de cabelos 3 e 4 usem a chapinha em épocas festivas, para deixar o visual mais clássico e comportado, também é uma maneira de desrespeitar esses indivíduos.
Se o desejo da pessoa for alisar, ela vai alisar, no entanto, você desejar que esse procedimento seja feito como forma de “melhorar a estética” , é uma atitude bastante preconceituosa!

2. “Até que seu cabelo é macio”

Além de pegar no cabelo crespo sem permissão, as pessoas que não são cacheadas ou crespas insistem em achar que aqueles cabelos são ásperos e sem maciez. Opinião totalmente equivocada!
Os cabelos crespos são submetidos a hidratações e nutrições periodicamente, além de usar finalizadores para mantê-los sempre saudáveis. Logo, é quase impossível esse tipo de cabelo não tenha suavidade e emoliência.

3. “Esse cabelo deve dar muito trabalho, não é mesmo?”

Todo cabelo deve ser submetido à hidratação, nutrição e reconstrução com frequência, afinal, as agressões naturais do clima e elétricos quentes podem danificar, e muito, os cabelos, sejam eles de qualquer curvatura.
Dizer que os cabelos crespos e cacheados dão trabalho é colocar empecilhos e problemas nesses tipos de curvaturas, como se só eles precisassem de atenção.
Se o seu cabelo é alisado, ondulado ou liso, hidratar e usar finalizadores que ajudem a mantê-lo saudável é supernecessário, ou seja, um trabalhinho para ficar com as madeixas lindas é uma necessidade de todos, ok?

4. Cabelo duro, cabelo ruim, cabelo de Bombril…

É uma dica muito ultrapassada, mas ainda tem gente que não entendeu o quanto esses termos são ofensivos e preconceituosos!
Cabelo duro, cabelo ruim ou cabelo de Bombril são definições sobre o cabelo crespo que devem ser excluídas do vocabulário de qualquer pessoa.
Claro que seu cabelo liso e ondulado é bonito, mais fácil de desembaraçar e cheio de movimento, no entanto, existem diferenças de curvaturas e você precisa entender que cada cabelo tem suas particularidades e beleza, você gostando ou não!

5. Cabelo cacheado bonito é aquele “definido”

Esse questionamento é outro “padrão” que deve ser quebrado, afinal, as pessoas aceitam os cabelos cacheados e crespos, desde que eles estejam definidos, sem frizz e “comportados”.
As mulheres não lutaram por sua liberdade para se prender a novos conceitos de beleza, por isso aceitem o cabelo crespo e cacheado com todas as suas características particulares.
Agora que já sabe as principais frases que você deve evitar falar para uma crespa ou cacheada, permita-se não ofender mais ninguém, ok?
Conheça a história do cabelo black power e aprofunde-se ainda mais no universo das cacheadas e crespas!

5 frases que ninguém deveria dizer para quem tem os cabelos crespos ou cacheados
4.5 (90%) 4 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *