Tayla Pinotti

Acelerar o metabolismo: principais alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a perder peso

Acelerar o metabolismo

Na busca pelo emagrecimento saudável, muitas pessoas recorrem aos alimentos naturais com o objetivo de acelerar o metabolismo.

Com diversos itens disponíveis no mercado é possível atingir esse objetivo de forma rápida e prática.

Quer descobrir quais são os principais alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a perder peso? Então confira:

Alimentos para acelerar o metabolismo: saiba quais são os principais

– Gengibre

Algumas amam e outros odeiam, mas não dá para negar que o gengibre é um dos principais alimentos para acelerar o metabolismo.

Essa planta possui efeito termogênico, o que significa que ela tem o potencial de elevar a temperatura do corpo e estimular, assim, a produção de mais energia que é obtida com a queima de gordura.

Existem diversas formas de consumir o gengibre, pode ser puro, para fazer sucos, chás e até mesmo na salada.

– Canela

Assim como o gengibre, a canela também divide muitas opiniões. Apesar de nem todo mundo amar essa especiaria, ela já foi extremamente valiosa durante a Idade Média.

Atualmente ela é queridinha de quem busca um emagrecimento saudável, já que ajuda a acelerar o metabolismo.

O tempero, ao ser digerido, eleva a temperatura corporal e ajuda a glicose a entrar nas células, fazendo o pâncreas liberar menos insulina e bloqueando a queima de gordura. Isso resulta em um melhor aproveitamento dos ácidos graxos como fonte de energia.

– Pimenta

Sem dúvidas, a pimenta é um dos principais alimentos referência quando se fala em acelerar metabolismo. Isso porque ela é um termogênico, o que significa que a pimenta tem a capacidade de aumentar o gasto calórico durante a digestão e o processo metabólico.

O nome da substância responsável por isso é capsaicina, capaz de aumentar em até 20% a taxa metabólica.

É claro que você não precisa comer pimenta pura para sentir os efeitos, mas o ideal é consumir o alimento junto à outros que não sejam super calóricos.

– Chá verde

O chá verde é conhecido como um dos principais chás para acelerar o metabolismo. A bebida tem origem oriental e sempre esteve associada a propriedades medicinais. Se tornou uma aliada em muitas dietas, isso porque ele atua no sistema nervoso simpático, responsável por regular a queima de gorduras.

A planta que dá origem ao chá, a Camellia sinensis, é rica em substâncias (como cafeína, flavonóides e catequinas) que ajudam o organismo a gerar mais energia e, por isso, são caracterizadas como termogênicas. O chá também melhora o trabalho da insulina e proporciona aumento na saciedade.

– Brócolis

Conhecido por ser uma ótima fonte de ferro, o brócolis é um dos vegetais mais ricos nutrientes. Esse é sempre um dos primeiros alimentos a serem incluídos na dieta e pode ser consumido de diversas formas, até mesmo cru com um pouco de tempero.

Com pouquíssimas calorias, o brócolis possui vitamina C e cálcio, nutrientes que são fundamentais para o metabolismo energético, já que ajudam na queima de gordura.

Além disso, o vegetal concentra clorofila, fitonutriente que auxilia na desintoxicação do fígado e aumenta a captação de oxigênio no sangue, fazendo com que a produção de energia aumente.

– Aveia

É claro que que aquele famoso mingau de aveia com leite e açúcar não vai acelerar o metabolismo, mas o cereal puro consumido pela manhã pode ajudar a restabelecer os níveis de glicose, estimulando o gasto de calorias na forma de gordura.

Isso acontece porque é necessária muita energia para digerir os grãos de aveia e transformá-los em glicose e aminoácidos para o corpo.

O cereal cru também ajuda a absorver mais água, aumentando a saciedade e facilitando o trabalho do sistema digestivo, já que aumenta o volume do estômago.

– Frutas cítricas

Entre as principais frutas que aceleram o metabolismo podemos citar o abacaxi, a laranja e o caju, por exemplo.

Todas elas são cítricas e ricas em vitamina C, o que é ótimo para prevenir infecções e gripes.

Além disso, são ricas em fibras e, por isso, auxiliam na digestão, ajudando a regular o intestino e a manter o metabolismo acelerado. O ideal é consumir essas frutas puras ou em forma de suco, preferencialmente sem a adição de açúcar

– Água de berinjela

Uma bebida simples feita a partir da berinjela pode ser uma ótima aliada do bom funcionamento do corpo humano. Ela caiu nas graças do povo, pois, além de oferecer benefícios para a saúde, também pode auxiliar na perda de peso.

Isso porque ela tem propriedades funcionais que ajudam a reduzir os níveis de gordura do corpo, atuando em favor do emagrecimento. É uma bebida diurética e com pouquíssimas calorias e, além disso, a água de berinjela também proporciona uma sensação de saciedade, reduzindo os níveis de fome, além de ajudar a eliminar os líquidos que ficam retidos no corpo, deixando-o menos inchado.

É importante lembrar que a água de berinjela por si só não faz ninguém perder peso do dia para a noite e que, para ver os efeitos dessa bebida no corpo, é necessário aliar a ingestão diária dessa bebida à uma alimentação saudável. 

Acelerar o metabolismo: principais alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a perder peso
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *