Raquel Fialho

Acne: como tratar, cuidados e dicas para disfarçar com maquiagem

acne

A acne é uma das maiores inimigas das mulheres. Afinal, elas sempre aparecem bem no dia de ir naquela festa babadeira ou no dia de ver o crush, né?!

Mas, não se preocupe com as dicas certas, você consegue passar por essa fase rapidinho e da melhor forma!

A acne aparece, principalmente, na adolescência, a puberdade faz com que os hormônios se elevem, o corpo muda e as acnes aparecem. A acne ocorre quando os folículos pilosos são obstruídos por sebo e células mortas, sendo atingidos por bactérias, causando a inflamação. Normalmente, aparecem no rosto, pescoço, costas, colo, ombros e peito.

Quem tem a pele oleosa tem mais tendência e chances de ter espinhas e cravos. Por isso, a melhor forma de começar o tratamento é utilizando produtos indicados para o seu tipo de pele, desde a hora da maquiagem até a hora de limpar a pele.

Dependendo de cada pessoa e da gravidade da acne, ela pode causar desconforto com a aparência, sofrimento emocional e até mesmo algumas cicatrizes.

Acne: o que não fazer?

Para tratar a acne é necessário que os cuidados sejam seguidos desde cedo, assim que aparecer os primeiros sinais, dessa forma, fica mais fácil evitar as cicatrizes na pele. Além disso, evitar alguns métodos é importante para o não aparecimento de mais acne e oleosidade. Veja abaixo quais são.

Espremer

Quando se espreme uma espinha, a chances de aparecer manchas e cicatrizes é muito maior. O ideal é utilizar produtos secativos e esperar até a temida espinha desaparecer. Além disso, quando você espreme uma espinha, pode infectar o local com bactérias, podendo causar inflamação.

Pasta de dente não é solução!

Apesar de ainda ser muito questionada, não há nada que comprove que a pasta de dente tem o poder de secar a espinha. O produto, quando aplicado na pele, pode arder, aumentar e piorar ainda mais a inflamação. O ideal é usar produtos específicos para esse problema.

Lavar o rosto toda hora

Isso realmente não ajuda. Quando se lava o rosto várias vezes ao dia, com intuito de diminuir o sebo, o efeito pode ser reverso, proporcionando ainda mais oleosidade excessiva e aparecimento de acne. O ideal mesmo é lavar o rosto duas vezes ao dia, principalmente, com água fria ou morna.

Não exagere na maquiagem

Apesar de parecer impossível, afinal, quando uma espinha aparece, o nosso primeiro passo é tentá-la esconder através de corretivo e base, mas o excesso de produto causa oclusão dos poros – o que pode piorar a situação. Porém, sempre que optar por usar maquiagem, prefira produtos sem óleo e com filtro UV para deixar a pele bonita e bem cuidada.

Cicatriz de acne, espinhas e manchas: como esconder?

As temidas espinhas sempre aparecem no dia da bendita festa, né?! Por isso, a melhor solução ou tentativa é escondê-la com maquiagem. Para isso, lave antes bem o rosto e aplique um protetor solar.

Depois, aplique um corretivo nas espinhas e manchas que deseja disfarçar. Se a espinha já estiver desaparecendo, opte por um corretivo da cor da pele. Mas, se a espinha estiver inflamada opte por um de cor verde.

Feito isso, agora é só aplicar a base com leves batidinhas e, em seguida, se necessário, aplique o pó compacto para deixar a pele sequinha e aveludada. Viu só? Não tem erro, essa dica é ótima nos dias de festa. Mas, lembre-se, antes de dormir, remova bem todos os resíduos da maquiagem e higienize a pele.

Tratamento para acne

Para tratar a pele com acne, existem diversos métodos, os mais conhecidos são: produtos específicos, sessões a laser, peeling, microdermoabrasão e antibióticos.

Mas, para saber como cuidar e qual o método mais indicado, é necessário uma consulta médica com dermatologista. Assim, ela consegue ver o grau da acne e quais os medicamentos indicados para tratar a sua pele. Por isso, não abra mão da consulta médica, hein?! Esse é o primeiro passo para uma pele bonita e bem cuidada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *