Talitha Benjamin

O que você precisa saber antes de optar pela adoção de animais

Adoção de animais

A temporada de festas são as mais difíceis para cães e gatos. É a época onde há mais incidências de abandonos e maus tratos, e os abrigos costumam estar sempre lotados com pets a procura de uma nova família. Por isso, durante todo o ano, diversas organizações investem em campanhas para estimular a adoção de animais.

Adotar um pet é muito mais do que levar um amigo para casa – é um ato de amor. Ao dar uma nova chance e uma família para um animalzinho, você também garante um companheiro que te retribuirá com amor incondicional, conforto, carinho e motivação.

Mas se você planeja adotar um bichinho, há algumas coisas que você precisa saber antes de levá-lo para casa. Ter um animal de estimação requer muita disciplina, paciência e atenção, além de gerar despesas, como alimentação, saúde, higiene e lazer. Confira a seguir o que você precisa saber antes de adotar um animal:

A hora da escolha é a mais importante

Adoção

Todos os animais merecem carinho igualmente, mas na hora de escolher um companheiro, dê prioridade para cães e gatos resgatados. Isso porque os animais de abrigo são salvados de situações de risco como maus-tratos e abandono. Na maioria das vezes, são animais sem raça definida e/ou idosos, o que significa que a adoção será bem difícil para eles. Esses animais necessitam do seu amor e cuidado, e em troca, vão te retribuir com muito amor e carinho!

Além disso, é preciso que haja uma conexão entre você e o animal. Em alguns encontros, você descobrirá se ele gosta de você e se você também gosta dele. Você pode começar a busca por um amigo peludo no Centro de Controle de Zoonoses da sua cidade, ou em ONGs e abrigos especializados. Cada lugar tem o seu procedimento de adoção.

Adotar é coisa séria

Adotar

A maioria das ONGs e centros de adoção requerem que o potencial dono possua pelo menos 18 anos, além de exigir a apresentação de documentos. A ONG Cão Sem Dono, que abriga quase 300 animais esperando adoção, ainda faz questão de verificar se a residência onde o animal irá viver possui as condições necessárias para garantir a sua segurança. Geralmente, há a necessidade de uma entrevista e a assinatura de um termo de responsabilidade. Tudo isso serve para garantir que o bichinho vai ser bem cuidado, que não será abandonado e que viverá nas melhores condições possíveis.

Por isso, antes de adotar, tenha a certeza de que você tem capacidade de cuidar do animal. Converse com os outros moradores da casa, analise o seu espaço, região e vida financeira para ter certeza de que você está preparada para essa responsabilidade. Um animal não é um brinquedo que pode ser descartado quando se enjoa – é uma vida, com sentimentos e necessidades e que irá depender inteiramente de você. Se você se sentir preparado, adote um bichinho e pratique um ato de amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *