Tayla Pinotti

Água de coco: conheça 10 benefícios para o seu organismo

Garrafinha com água de coco e um coco partido do lado

Você sabia que aquela bebida refrescante que as pessoas adoram tomar na praia também é cheia de benefícios? Pois é!

A água de coco não serve só para amenizar o calor nos dias mais quentes. Ela é também um ótimo combustível para o corpo, tanto é que já se tornou queridinha no mundo fitness.

Isso porque ela possui cinco minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo: cálcio, sódio, potássio, magnésio e fósforo. Juntos, eles formam uma combinação perfeita para a saúde humana.

Quer saber quais são os benefícios da água de coco para o organismo? Veja abaixo.

1) Facilita a digestão

Por ser rica em fibras, a bebida é ótima para facilitar a digestão e ótima para combater o intestino preso. Além disso, ela também pode diminuir os riscos de enjoos e refluxos.

2) Ajuda na perda de peso

A água de coco faz parte da dieta de muitas pessoas que desejam perder peso. Isso porque ela proporciona uma sensação de saciedade e retarda a absorção de carboidratos.

3) Fortalece o sistema imunológico

Graças à todas as vitaminas e minerais que essa bebida possui, a água de coco pode ajudar na prevenção de resfriados, gripes e outras doenças causadas pela baixa imunidade.

4) Evita a desidratação

A água de coco é um hidratante poderoso, pois o sódio e o potássio presentes na bebida funcionam como uma solução fisiológica que hidrata e ajuda a eliminar as impurezas do organismo. É por este motivo que a água de coco é ótima para combater a diarreia.

5) Retarda o envelhecimento

A bebida também é rica em poderosos antioxidantes que atuam contra a ação dos radicais livres e, consequentemente, previnem o envelhecimento precoce das células e garantem uma pele mais bonita e saudável. As citocininas também previnem contra doenças como câncer e trombose.

6) Controla a pressão arterial

A alta quantidade de potássio presente na bebida ajuda a equilibrar a pressão, prevenindo complicações cardíacas e diminuindo as chances de infarto, derrame e AVC.

7) Garante rins saudáveis

O consumo de água de coco ajuda a prevenir o aparecimento de pedras nos rins, pois funciona como um diurético natural.

8) Reduz o estresse e a fadiga

Pessoas que consomem a bebida dificilmente se sentem muito cansadas, pois os minerais presentes na água de coco atuam diretamente nas funções cerebrais e no sistema nervoso, amenizando os sintomas de ansiedade, o cansaço e o estresse, pois liberam serotonina (o “hormônio de bem-estar”).

9) Funciona como combustível para os músculos

A combinação de moléculas de glicose fornece energia para os músculos, enquanto o alto teor de eletrólitos auxilia na reposição de minerais que se perdem ao realizar alguma atividade física.

10) Equilibra o colesterol

A água de coco diminui o colesterol ruim e aumenta o bom, ou seja: proporciona um equilíbrio. Isso porque ela é uma ótima fonte de “gordura boa”.

Agora que você conhece os diversos benefícios da água de coco, não deixe de incluir essa bebida na sua rotina!

Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *