Luiza Olinda

Água oxigenada: 6 maneiras de usar e benefícios

Água oxigenada

Embora muitas pessoas só conheçam a água oxigenada como um agente que ajuda a descolorir os cabelos, esse produto tem diversos usos que vão além do mundo da beleza, e pode ajudar em vários aspectos da nossa vida.

Vamos conhecer mais sobre a água oxigenada e conferir quais são as principais formas de usá-la! Vem com a gente!

O que você precisa saber sobre a água oxigenada

A água oxigenada é derivada do peróxido de hidrogênio. Se você se lembra das aulas de química, sabe que a água comum, H2O, é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Já o peróxido de hidrogênio tem como fórmula o H2O2, ou seja, tem dois átomos de hidrogênio e dois de oxigênio.

E sim, só um átomo faz com que as fórmulas possam até se parecer, mas resultam em materiais totalmente diferentes e não dá para substituir um pelo outro, ou usar as duas substâncias da mesma forma.

Até porque o peróxido de hidrogênio 100% puro é uma substância bastante perigosa e que pode causar lesões graves na pele. É por isso que nas farmácias ele é diluído em água é vendido em volumes variáveis. Ou seja, o produto que compramos é uma mistura de peróxido de hidrogênio com água.

A volumagem é o que determina a quantidade de água comum e de peróxido de hidrogênio que tem na embalagem. Por exemplo, a água oxigenada volume 10 é a mais fraca, porque tem 10% de água oxigenada pura e 90% de água comum. A volumagem costuma variar de 10 a 40 e, quanto maior o volume, mais poderosa é a água oxigenada.

Água oxigenada para clarear os cabelos

O uso cosmético da água oxigenada geralmente está ligado ao clareamento de fios de cabelo e outros pelos. Isso porque a água oxigenada abre as cutículas dos cabelos fazendo com que o pó descolorante possa penetrar na estrutura dos fios e retire o seu pigmento.

Tinturas de cabelo e outros cosméticos capilares também podem contar com essa ação da água oxigenada para penetrar melhor nos cabelos.

Água oxigenada para lavar a escova de dentes

A água oxigenada pode ser usada para lavar as escovas de dentes para ajudar a eliminar bactérias e outros elementos que prejudicam a nossa saúde bucal. Mas não é recomendável deixar as escovas de molho na água oxigenada.

Muitas pessoas também usam a água oxigenada como um enxaguante bucal, na esperança de clarear e higienizar os dentes, porque os próprios enxaguantes podem conter água oxigenada.

O que acontece nesse caso, porém, é que a água oxigenada, da forma como é vendida nas farmácias, não é ideal para cuidar dos dentes e dificilmente vai contribuir no clareamento.

Ou seja, lavar a sua escova de dentes com água oxigenada pode, mas deixá-la mergulhada no produto ou fazer bochecho com ele pode não dar muito certo.

Água oxigenada para evitar “chulé”

Chegou depois de um dia corrido e percebeu que está com mau cheiro nos pés? Quando nossos pés suam muito, fica mais fácil desenvolvermos micro-organismos que promovem o famoso chulé.

Nesse caso, água oxigenada funciona como um agente que combate esses intrusos, fazendo com que a incidência do chulé diminuía e até a presença de fungos e micoses seja menor.

Água oxigenada para limpeza e cicatrização

A água oxigenada é um antisséptico e, por isso, é indicada para limpeza de ferimentos. Sua composição mata boa parte das bactérias, o que acaba diminuindo as chances de apresentar infecções e, consequentemente, acelera a cicatrização do machucado.

Apesar disso, sozinha ela não faz milagres. Cada tipo de ferimento exige cuidados específicos e os mais graves devem ser sempre apresentados para um médico.

Ah, e não se espante se, quando colocar a água oxigenada em contato com a pele, o líquido borbulhar. Lembra de quando explicamos que o peróxido de hidrogênio tem um átomo a mais de oxigênio em relação à água comum? Pois bem, quando toca o plasma sanguíneo, o produto libera esse átomo e é isso que causa a borbulha.

Água oxigenada para clarear as unhas

Quem usa esmaltes frequentemente sabe que as unhas podem acabar adquirindo um aspecto amarelado pelo uso contínuo desses produtos. Se isso acontece com você, a água oxigenada também pode ajudar.

Molhar um algodão na água oxigenada e aplicá-lo nas unhas pode contribuir para que o amarelado desapareça depois de algumas aplicações. Nesse meio tempo é ideal que você não pinte as unhas.

Água oxigenada para retirar manchas

Dependendo do tecido, a água oxigenada também pode ajudar a tirar manchas, sobretudo as de suor, sangue e líquidos escuros, como o vinho tinto.

No caso de manchas de suor e vinho, o ideal é misturar a água oxigenada volume 10 com sabão líquido e aplicar no local da mancha. No caso de sangue, o ideal é aplicar a água oxigenada diretamente sobre a mancha, deixar agir por alguns minutos e, em seguida, esfregar.

1 comentário neste post

  1. Telma disse:

    Parabéns pelo artigo! Excelente conteúdo e muito bem elaborado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *