Leila Mendes

Alimentação saudável: dicas para reeducar a sua alimentação

alimentação saudável

Antes de explicar o que é alimentação saudável e sua importância no dia a dia, é fundamental parabenizar a todos que já adotam essa prática e aqueles que estão em busca de informações para melhorar sua qualidade de vida. Com certeza, atitudes como essa já fazem enorme diferença nos dias de hoje e irão trazer a longo prazo resultados satisfatórios para sua saúde, tais como: evitar doenças e ter uma boa relação com o próprio corpo. Então vamos lá!

O que é alimentação saudável?

A alimentação saudável em um contexto geral, engloba uma série de fatores, como por exemplo: a ingestão de alimentos naturais nas refeições, precisa ser variada, equilibrada, suficiente, acessível, colorida e segura. Ou seja, além de ingerir alimentos saudáveis, é importante deixar a alimentação colorida para torná-la mais atrativa, ingerir quantidades que atendam às necessidades do organismo da pessoa, ficar atento aos componentes e substâncias presentes nos alimentos, bem como, sua procedência. Existem vários grupos alimentares e cada um apresenta suas funções e benefícios. São eles:

  •  Grupo dos macronutrientes: carboidratos, proteínas, lipídios e gorduras.
  • Grupo dos micronutrientes: vitaminas e minerais

Os carboidratos são nutrientes que fornecem energia para o corpo e podem ser encontrados em: pães, arroz branco, macarrão, pipoca e refrigerantes;
As proteínas, por sua vez, são substâncias formadas por um conjunto de aminoácidos ligados entre si e podem ser encontrados em: carnes, aves, peixes, grãos e vegetais;
Já os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool, tais como óleos e gorduras, e podem ser encontrados em: ovos, sementes, abacates e azeite de oliva;
As vitaminas são compostos orgânicos presentes nos alimentos, sendo essenciais para o funcionamento normal do metabolismo e podem ser encontradas em: laranja, cenoura, kiwi e lentilha;
Enquanto os minerais são substâncias nutritivas indispensáveis pois promovem desde a constituição de ossos, dentes, músculos até a manutenção do equilíbrio hídrico.
Quando adotados no dia a dia, garantem uma riqueza de nutrientes e ajudam a prevenir qualquer deficiência nutricional. Tudo isso, atrelado a uma alimentação feita na hora indicada e com regularidade. É importante sempre ter um curto espaçamento de tempo entre uma refeição e outra, logo, não ficar horas sem comer. E nesse momento você se pergunta: “como vou conseguir me alimentar com curtos espaços de tempo nessa vida agitada que tenho hoje?”! De fato, muitas pessoas deixam de se alimentar corretamente devido a correria entre trabalho, estudos, casa. Para isso, é essencial sempre carregar com você uma fruta, bolacha, lanchinhos e consumir muita, mas muita água mesmo.

A importância da alimentação saudável

Uma alimentação saudável é capaz de proporcionar inúmeros benefícios tanto para a saúde física, como também, para a saúde mental. Há uma frase que embora clichê, reflete muito sobre o que estamos discutindo nesse texto: “você é o que você come!”. Isso pode ser facilmente notado com alguns dos exemplos abaixo de vantagens em se ter uma alimentação saudável:

  •  Maior disposição para o cotidiano;
  • Melhora a autoestima e o humor;
  • Previne doenças como obesidade, câncer, anemia, osteoporose, artrites, entre várias outras;
  • Diminui e combate a ansiedade e o estresse;
  • Controla pressão arterial;
  • Previne sintomas desagradáveis do período menstrual e promove o equilíbrio hormonal;
  • Auxilia na perda e manutenção do peso;
  • Regula o organismo e aumenta a expectativa de vida;
  • Melhora a concentração e combate a insônia;
  • Fortalece o sistema imunológico.

Então, para que esperar mais se você pode começar agora mesmo? Seguem abaixo dez dicas de alimentação saudável que vão te ajudar a ter uma vida mais longa e com qualidade:

1 – Não se esqueça nunca de consumir água diariamente;
2 – Chega de períodos em jejum, não faz bem ao organismo;
3 – Aprenda a comer frutas, verduras e legumes todos os dias;
4 – Comer devagar também faz parte de uma alimentação saudável e a mastigação correta faz toda a diferença;
5 – Faça as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e no decorrer do dia lanches intermediários ou frutas;
6 – Vá evitando no decorrer do tempo refrigerantes, bebidas alcoólicas, alimentos embutidos, enlatados e ainda os fast-foods;
7 – Evite frituras, dê preferência sempre para alimentos assados;
8 – Carnes com gorduras? Melhor ficar longe e evitar;
9 – Sempre que possível, evite colocar muito sal;
10 – Procure organizar sua agenda e sempre comer nos mesmos horários. A rotina de horários faz bem para o organismo.

Acima de tudo, lembre-se: não exagere! É fundamental fazer uma alimentação saudável e que tenha a quantidade certa capaz de lhes sustentar. Atrelado ao hábito de refeições saudáveis, vale também praticar exercícios físicos. Com essa dupla em prática com certeza sua saúde física e mental vão agradecer, e consequentemente, você terá mais qualidade de vida e por muito mais tempo.

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