Raquel Fialho

Alimentação: Saiba quais alimentos são fundamentais para a sua saúde

alimentação

Seguir uma rotina saudável, com a alimentação equilibrada e essencial para a saúde, é o que todo mundo quer.

Com a moda das garotas fitness, seguir uma dieta ou alimentação mais saudável vem se tornando uma regra. Entretanto, para ter uma vida saudável, não é necessário seguir a dietas tão restritas, muito pelo contrário, adotar o costume de comer alimentos saudáveis e ricos em nutrientes já ajuda e muito no nosso dia a dia. Vem saber como conseguir o melhor resultado em simples ações.

Mas, para manter a alimentação em dia, você pode sim se espelhar nas musas fitness, a dica é apenas não pecar no excesso. Por isso, vale evitar sim as frituras, tudo exagerado e o que faz mal, partindo para uma vida onde os legumes, vegetais e frutas têm vez!

Quer conseguir uma boa alimentação e o melhor: mantê-la em dia, que é o mais difícil? Confira abaixo os alimentos mais importantes e descubra como eles ajudam no nosso dia a dia.

O que é alimentação saudável?

Comer bem, e de forma saudável, não significa comer apenas frutas e vegetais, mas também se alimentar de forma regrada, fazer uso de pouco açúcar e sal, e também evitar alimentos calóricos. Portanto, uma alimentação saudável está ligada a forma como levamos a vida para que o corpo e a mente funcionem bem.

Entretanto, outro quesito é lembrar que ter uma boa alimentação não ajuda apenas na perda do peso, mas também reduz o cansaço, estresse, diminui o risco de doenças e uma boa alimentação previne também contra o envelhecimento.

Água

alimentação

Que a água é essencial para a vida, a gente já sabe. Ela está em praticamente TUDO e funciona para hidratar e dar vida ao ser humano. Além disso, ela está presente no nosso organismo, no cabelo e eliminas as toxinas para um bom funcionamento do intestino. Portanto, a dica é andar sempre com uma garrafinha para não esquecer de beber água durante o dia.

Iogurte

alimentação

Quando tomado pela manhã, antes mesmo do café, o iogurte ajuda no trânsito intestinal, além disso, possui bactérias benéficas para a saúde: reforça a imunidade e mantem a pele firme. Por ser derivado do leite, o iogurte é rico em proteínas e em cálcio. Entre tantos benefícios, o iogurte ainda ajuda no combate a infecções e a regular a flora intestinal.

Castanha do Pará e nozes

alimentação

Além de agirem como antioxidantes, as castanhas e as nozes também funcionam como protetoras de doenças como câncer, colesterol alto ou mesmo a tireoide. Portanto, é importante comer ao dia duas castanhas e/ou nozes para evitar possíveis doenças.

Frutas cítricas

alimentação

As frutas cítricas como laranja, limão e abacaxi ajudam em uma boa formação das células do corpo. Além disso, as frutas ajudam em um bom fortalecimento e evita possíveis doenças. Ainda, as frutas cítricas ajudam na hidratação e beleza da pele, ajudam a emagrecer e a evitar a prisão de ventre. 1 copo de suco de laranja por dia, por exemplo, é suficiente para garantir todos os benefícios.

Aveia

alimentação

Funcional e essencial ao nosso organismo, a aveia é uma das alternativas para quem deseja diminuir o colesterol e os níveis de açúcar no sangue. Por isso, a dica é simples, basta consumir ao dia 3 colheres de aveia. Uma das práticas para inserir a aveia no cardápio é o mingau de aveia, adotando a aveia dentro do suco ou até mesmo junto com a comida pode ser boa opção para quem esquece de comer durante o dia.

Alimentação e saúde: dicas para uma boa alimentação

– Não fique sem comer e não passe fome;

– Aprecie as refeições: mastigue devagar e aproveite o momento;

– Para mastigar melhor, opte por beber o suco/ refrigerante após a comida;

– Faça ao menos 3 refeições, de forma regrada, durante o dia;

– Pratique atividades físicas para também ajudar em um bom fortalecimento e manter a mente e o corpo em equilíbrio;

Manter uma alimentação saudável é superimportante, como já vimos acima. Portanto, se você ainda está precisando reeducar sua rotina, conheça mais aqui como começar e dar o primeiro passo para inserir em seu cardápio ótimos alimentos.

Alimentação: Saiba quais alimentos são fundamentais para a sua saúde
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *