Talitha Benjamin

Quais são os alimentos bons para a pele?

Alimentos bons para a pele

Acordar de manhã e ver que a pele precisa de um “trato” é algo que todo mundo com certeza já vivenciou. Não é a toa que existem milhares de tratamentos estéticos para melhorar o aspecto da cútis que vão desde de cuidados simples até procedimentos cirúrgicos. Ter uma pele saudável e bonita, no entanto, depende de muitos fatores e o principal deles é manter uma rotina de cuidados rigorosa. Mas você sabia dá para ter uma ajuda bem significativa apenas consumindo alimentos bons para a pele?

Basta dar uma olhada na composição da maioria dos cremes para a pele para ver que os principais componentes são vitaminas, minerais, antioxidantes, além de componentes como colágeno. Todos eles são responsáveis pela hidratação e pela proteção contra poluição e outros agressores externos. E a forma mais fácil de obter seus benefícios é ingerindo alimentos ricos nesses nutrientes. Confira abaixo 5 alimentos que vão te ajudar a ter uma pele bonita.

Alimentos bons para a pele

Cenoura: a cenoura é rica em betacaroteno, um poderoso antioxidante que também é responsável pela sua cor laranja. Além disso, ela é fonte de fibras (responsável por deixar a pele mais firme), fósforo, potássio, cálcio e sódio, e também das vitaminas B2 (outro poderoso antioxidante), B3 (também conhecido como nicotinamida, presente na maioria dos produtos dermatológicos), e vitamina C, que auxilia no rejuvenescimento. Uma ótima maneira de consumí-la é em forma de suco ou em saladas.

Alimentos para pele bonita

Abacate: sabia que o abacate é um dos alimentos mais ricos em nutrientes? Aí vai a lista deles: antioxidantes, vitaminas A, C, E e K e todas do complexo B, além de minerais como zinco, ferro, cálcio, fósforo e potássio. Ele ainda é rico em gorduras boas, ou seja, aquelas que fazem bem para o organismo, sendo perfeito para peles oleosas, já que as gorduras previnem a perda de água. E o melhor é que o abacate é uma fruta super versátil, que pode ser utilizada em receitas doces e salgadas, além de sucos e vitaminas.

cuidados com a pele

Frutas cítricas: já falamos lá em cima que a vitamina C é tudo de bom para a pele, né? Isso porque esse componente produz colágeno, uma proteína que dá elasticidade e firmeza à pele. As frutas cítricas são aquelas que possuem um sabor mais ácido, como laranja, tangerina, limão, morango e abacaxi e geralmente são deliciosas para serem consumidas como sucos, saladas de frutas ou em suas formas naturais.

Cuidados com a pele do rosto

Alho: esse vegetal tão popular possui uma substância chamada alicina, poderosíssima contra bactérias e inflamações, portanto, é perfeito para quem precisa reduzir a acne. E o melhor de tudo, o alho é um tempero natural, o que significa que é fácil incorporá-lo nas refeições (aliás, você provavelmente já o consome bastante).

Cuidados com a pele do rosto

Peixes: rico em ácido graxo (ômega-3), que é um poderoso aliado na saúde da pele, esse componente é utilizado no tratamento de doenças como a dermatite e o câncer de pele. Com potencial anti-inflamatório, consumir peixes nas refeições pode ajudar no tratamento da acne e também pode manter a pele mais bonita, macia e hidratada.

Importante: para garantir uma pele bonita, além de consumir os alimentos bons para a pele, você deve evitar comidas gordurosas e ricas em açúcar. Por isso, nada de exagerar nos doces, frituras, congelados, refrigerantes e salgados. Criar uma rotina de alimentação saudável é essencial não apenas para a sua pele ficar linda, mas também para manter a sua saúde em dia! Saiba mais sobre como a alimentação é importante aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *