Priscila Esperandio

Alimentos funcionais: o que são e benefícios para a saúde

Apesar de haver um monte de coisas que todas nós amamos comer, infelizmente nem tudo é tão bom para a saúde quanto deveria. Por isso, é de suma importância investir em um cardápio variado, apostando em alimentos funcionais, que são muito importantes para a nossa saúde. Saiba mais sobre eles e descubra se você está mantendo uma alimentação bacana de verdade.

alimentos funcionais

O que é nutrição funcional?

Alimentação funcional como o próprio nome sugere, se refere a uma dieta baseada em alimentos que regulam o funcionamento do nosso corpo. O principal objetivo desse tipo de nutrição é reestabelecer o equilíbrio dos nutrientes no organismo, sendo que o profissional de nutrição realiza um estudo bioquímico do paciente para prescrever a dieta.

Dessa forma, pode-se considerar a nutrição funcional uma dieta sob medida para cada pessoa, possibilitando que a mesma seja mais eficiente por atender as necessidades específicas de cada corpo. Assim, é possível alcançar resultados desejados como perda de peso e diminuição de sintomas de algumas doenças, através da ingestão correta de nutrientes.

Porque os alimentos funcionais são importantes, afinal?

Os alimentos funcionais ajudam a promover o bom funcionamento do organismo, contribuindo para a melhora da saúde como um todo. Alguns exemplos do que a ingestão adequada de nutrientes proporciona são:

  • Ajuda na prevenção de algumas doenças, como o câncer;
  • Regula a função intestinal;
  • Fortalece o corpo de maneira geral, inclusive cabelos, unhas e pele;
  • Melhora a disposição;
  • Ajuda a reduzir sintomas de TPM;
  • Contribui para a melhora de distúrbios emocionais como ansiedade e estresse;
  • Ajuda a desinchar e perder peso.

Alimentos funcionais: exemplos simples

Ao pensar em alimentos funcionais, pode ser que você imagine que sejam itens muito caros ou muito diferenciados. No entanto, os alimentos funcionais costumam ser os mais simples que existem e que, inclusive, provavelmente já fazem parte da sua dieta, mas talvez, não na proporção necessária.

Veja uma lista de alimentos funcionais:

  • Peixes como a sardinha, salmão, atum;
  • Azeite de Oliva;
  • Linhaça;
  • Soja;
  • Nozes e castanhas;
  • Frutas vermelhas (cereja, amora, mirtilo, uva, etc.);
  • Chá verde;
  • Tomate;
  • Goiaba;
  • Melancia;
  • Couve, Repolho, Brócolis;
  • Cereais;
  • Maçã.

Vale lembrar que esses são apenas alguns exemplos, pois, a lista de alimentos funcionais é muito extensa. Consulte o seu nutricionista e informe-se sobre quais alimentos são adequados para a sua dieta e as quantidades certas que você deve consumir de cada um.

Como fazer comida funcional

O diferencial dos alimentos funcionais é que os mesmos possuem compostos funcionais (licopeno, ácido linolênico, isoflavonas, flavonoides, etc.) que atuam como regeneradores e protetores em nosso organismo. Por isso, é importante consumi-los da maneira correta, de modo que não percam essas propriedades.

Muitos deles são melhores se consumidos crus. Outros, cozidos de maneira correta. Por isso, é importante a ajuda de um profissional para te orientar sobre como preparar esses alimentos corretamente.

Que tal começar já a apostar em consumir mais alimentos funcionais?

Ficou clara a importância dos alimentos funcionais para manter uma alimentação equilibrada e realmente adequada para o seu organismo? Inclua esses alimentos em sua dieta e comprove os benefícios de consumi-los. Se você tem sugestões ou dicas para compartilhar, não deixe de escrever aqui nos comentários.

Alimentos funcionais: o que são e benefícios para a saúde
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