Salon Line

Alisamento caseiro realmente funciona? Confira receitinhas incríveis

Alisamento caseiro

Nos dias atuais, quem quer alisar os fios conta com uma infinidade de cosméticos industrializados que alisam praticamente qualquer textura e tipo de cabelo. No entanto, também é possível optar pelas receitas de alisamento caseiro, que prometem deixar os cabelos mais lisos e alinhados com produtos naturais e ingredientes que você provavelmente tem na sua cozinha.

Esses tratamentos naturais se tornaram uma alternativa tanto para quem busca opções que pesem menos no bolso, quanto para quem cansou dos ingredientes químicos que causam diversos danos não apenas à fibra capilar, mas também à saúde.

Mas será que esses alisamentos que podem ser feitos em casa realmente funcionam? É o que vamos debater agora! Vamos conhecer algumas das principais receitas de alisamento caseiro e ver se elas funcionam de verdade!

Alisamento caseiro com amido de milho

Alisamento caseiro com amido de milho

Você vai precisar de:

  • 2 colheres de amido de milho
  • 200 ml de leite

Quem quer saber como alisar o cabelo naturalmente e vai procurar por receitinhas na internet rapidamente chega até essa receita. A ideia aqui é misturar leite e amido de milho até formar um mingau e, depois, aplicar a mistura nos fios. Em seguida, é necessário pentear o cabelo e deixar que a misturinha seque. Para finalizar, é só lavar normalmente com shampoo e condicionador. Mas será que só isso alisa os cabelos?

Bem, a mistura faz sentido, já que o leite é rico em aminoácidos que favorecem o desenvolvimento da queratina e também é cheio de vitaminas e nutrientes, enquanto o amido de milho age como um selante.

De fato, a mistura de leite e amido de milho pode ajudar a reduzir o volume, o frizz e dar mais brilho ao cabelo, mas o alisamento aqui é bem sutil, portanto, não é capaz de alisar cabelos cacheados ou crespos, por exemplo.

Vale lembrar também que o leite é rico em gorduras, o que pode deixar os seus cabelos bastante oleosos se essa receita for usada frequentemente, principalmente nos cabelos que já são naturalmente mais oleosos. Se for o seu caso, substitua o leite por água.

Se os seus cabelos já são lisos, a tendência é que o amido de milho sele os fios, fazendo com que eles fiquem mais alinhados e, consequentemente, com o aspecto mais liso. Cabelos cacheados e crespos devem perceber os fios mais macios, com volume reduzido e menos frizz, mas não completamente lisos!

Alisamento caseiro com babosa

Alisamento caseiro com babosa

Você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de gel extraído da babosa
  • 2 colheres de chá de mel
  • 2 colheres de chá de suco de limão
  • 2 colheres de chá de óleo de rícino

A babosa, também conhecida como aloe vera, é uma conhecida de longa data de quem quer alisar os cabelos e é um dos principais ingredientes de hidratações e alisamentos caseiros. A polpa da babosa possui vitaminas e aminoácidos que ajudam a fortalecer e hidratar os fios que estão danificados, auxiliando no combate à quebra e queda dos cabelos.

Há receitas nas quais a polpa é aplicada diretamente nos cabelos e em outras ela é misturada a máscaras de hidratação e até à água quente. Na receita descrita acima, a babosa é misturada com outros 3 ingredientes que hidratam e protegem os fios. Neste caso, os ingredientes devem ser misturados em um recipiente e, em seguida, aplicados nos fios. Feito isso, basta deixar a mistura agir por 30 minutos.

Como as propriedades da babosa ajudam a manter os cabelos mais fortes e saudáveis, o resultado desse alisamento são fios mais brilhantes, fortes e alinhados, mas dificilmente mais lisos, de fato.

Quem tem cabelos ondulados ou levemente cacheados pode perceber que as mechas ficam mais soltas e visivelmente hidratadas, mas o efeito é muito suave para se possa chamar de alisamento.

Novamente, quem tem cabelos bem cacheados ou crespos só deve experimentar os efeitos da hidratação, que deixam os cabelos emolientes e brilhantes, mas eles não ficarão lisos como em um alisamento.

Alisamento caseiro com tapioca

Alisamento com tapioca

Você vai precisar de:

  • 1 colher de tapioca
  • 1 copo de leite
  • 1 colher de mel
  • 2 colheres de creme de hidratação

A maioria das receitas de alisamento com tapioca na mistura levam, além do ingrediente que vai no nome da receita, mel, leite e uma máscara de hidratação. A preparação é simples.

Com exceção da máscara, os outros ingredientes devem ser misturados até que você consiga uma pasta. Ela então deve ser aquecida no micro-ondas ou fogão até que se transforme em um gel.

O próximo passo será acrescentar a máscara de hidratação, aplicar o produto nos cabelos e deixar agir por alguns minutos, lavando abundantemente em seguida. A tapioca é rica em vitaminas e minerais e pode agregar massa aos fios, tornando-os mais espessos, alinhados e reduzindo bastante o volume e o frizz.

Realmente há um efeito sutil de alisamento, mas é preciso repetir a receita semanalmente para ver os resultados. As cacheadas e crespas vão notar que a mistura de tapioca traz emoliência, maciez e deixa os cachos mais leves, mas, lisos com efeito escorrido, eles não ficarão.

Alisamento caseiro com açúcar

Alisamento com açúcar

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de açúcar refinado
  • 100 ml de leite
  • 2 colheres de amido de milho

O alisamento em casa com açúcar deve ser feito com o uso também da do amido de milho, já mencionado ali em cima. Isso porque esses ingredientes, juntos, deixam os fios alinhados, com menos volume e muito mais hidratados.

Tudo o que você precisa fazer é misturar os ingredientes em uma panela, levá-la ao fogo e mexer sem parar, até que a mistura fique na consistência de um mingau. Quando ela estiver fria, aplique-a nos fios e deixe agir por 30 minutos. Depois, é só enxaguar, lavar e condicionar.

No entanto, assim como as outras receitas já mencionadas aqui, esse alisamento não modifica a estrutura dos fios e, por isso, não é capaz de deixar fios cacheados e crespos sem a curvatura natural.

O que acontece, na verdade, é uma hidratação poderosa que alinha o cabelo, dá brilho e combate o frizz. Além disso, o açúcar é um ótimo esfoliante e, por isso, ajuda a remover o excesso de produtos da raiz e das cutículas do cabelo, deixando os fios com muito mais movimento.

Afinal, o alisamento caseiro para cabelo funciona mesmo?

Existem diversas receitas de alisamento caseiro e, por isso, não é possível dizer que todas elas funcionam ou que todas elas não funcionam. A verdade é que, dificilmente, é possível deixar os cabelos absolutamente lisos logo de cara sem o uso de nenhum produto químico, sobretudo quando se trata dos fios cacheados e crespos.

No entanto, algumas receitas podem, sim, deixar os cabelos mais alinhados e com menos volume. Além disso, os ingredientes que essas misturinhas caseiras costumam levar são altamente hidratantes e fazem um bem danado para os cabelos, agregando vitaminas, nutrientes e massa, componentes que são fundamentais para cabelos bonitos e saudáveis.

Se você quer um liso escorrido e imediato e seus fios são grossos e cacheados, os alisamentos feitos no salão de beleza ainda são a melhor solução para proporcionar o efeito chapado. Porém, o alisamento caseiro continua sendo uma opção interessante e natural que pode, gradativamente, deixar seus cabelos mais alinhados e cada vez mais bonitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *