Tayla Pinotti

Saiba quais são os tipos, cuidados e custo dos alongamentos de cabelo

Alongamento de cabelo

Ideais para quem sempre sonhou em ter um cabelão, os alongamentos de cabelo, que são popularmente conhecidos como “apliques”, funcionam como uma alternativa para quem deseja fios compridos em pouco tempo.

Atualmente, existem pelo menos 6 tipos diferentes de aplique, com opções que atendem todos os tipos de cabelo, gostos e bolsos.

A hairstylist Marcella Dias conta abaixo quais são as principais técnicas, além dos cuidados necessários para as extensões de cabelo. Confira!

Tipos de aplique de cabelo

Mega hair queratina

Esse tipo de alongamento recebe este nome porque as mechas com cabelo artificial levam queratina nas pontas. Marcella explica que este componente funciona como uma espécie de cola, que é fixada nos fios do cabelo. É uma opção bastante discreta e, por isso, é uma das mais populares. O tempo de manutenção desse aplique é de aproximadamente 3 meses.

Mega hair de tela

Nesse método, os fios do aplique são ligados aos naturais usando uma tela que é costurada rente ao couro cabeludo. É uma ótima opção para quem tem cabelo curtinho, pois a tela deixa o alongamento praticamente imperceptível. O ideal é renovar o mega hair de tela dentro de 6 a 8 semanas. De acordo com a hairstylist, a versão em tela também pode vir acompanhada de alguns tic-tacs, o que permite que a mulher remova o alongamento assim que chegar em casa.

Mega hair de fita adesiva

Por não danificar tanto o cabelo, o mega hair já se tornou um dos mais pedidos nos salões de beleza, de acordo com a hairstylist Marcella Dias. Nesta técnica, os danos são minimizados pois as mechas artificiais ficam presas no cabelo natural graças à uma cola adesiva que não prejudica fios. O tempo de duração desse aplique depende da frequência de lavagem do cabelo, podendo durar até 3 meses.

Mega hair nó italiano

Indicado principalmente para cabelos crespos, o mega hair nó italiano ou entrelaçado é feito a partir de tranças nagô, onde as extensões serão costuradas posteriormente usando lastex nas mechas próximas à raiz. Essa técnica é ideal para dar mais volume nos fios e pode durar até 3 meses.

Como escolher o melhor aplique para cada cabelo

Marcella afirma que para escolher a melhor técnica para cada cabelo, o ideal é procurar um especialista, que irá avaliar os fios e indicar qual tipo de alongamento se encaixa melhor.

Por exemplo: se uma mulher tem o cabelo curtinho até o pescoço e quer fazer um alongamento comprido, o mega hair de queratina é o mais indicado, pois ajuda a trazer naturalidade.

Já para as mulheres que buscam volume, o de fita adesiva é o mais indicado, já que vai fazer com que os fios pareçam mais grossos e não necessariamente mais longos.

Cuidados necessários para um cabelo com aplique

Cuidado ao lavar os fios

Quem tem um cabelo com aplique deve ter se atentar para o momento da lavagem, pois o couro cabeludo não deve ser muito esfregado. “O ideal é massagear levemente a raiz do cabelo”, explica Marcella.

Use uma escova especial para o mega hair

Para não soltar os fios e nem quebrá-los, é necessário usar uma escova especial para cabelos com mega hair. Os modelos de escova com cerdas macias de nilon ou pentes com dentes largos são os mais adequados. Já as escovas raquete e almofada devem ser evitadas, pois elas podem acabar embaraçando, danificando ou até arrancando o aplique.

Faça manutenção no tempo correto

“O cabelo pode acabar prejudicado se a manutenção do aplique não for feita no tempo indicado, causando vários problemas nos fios, como embaraço e quebra, além da perda da naturalidade do aplique”, comenta Marcella, reforçando a importância de voltar ao salão sempre que for necessário.

Hidrate o seu cabelo

Como alguns apliques são feitos a partir do cabelo humano, é necessário manter uma rotina com tratamentos como a hidratação, por exemplo, que é indispensável para qualquer tipo de fio.

Quanto custa, em média, um aplique para o cabelo

Os preços variam bastante, vai depender, principalmente do tipo de cabelo utilizado na técnica. A fibra futura, por exemplo, é um tipo de cabelo mais em conta pois é feita de tereftalato de polietileno. Já os fios brasileiros são os mais caros para fazer alongamento de cabelo, pois eles proporcionam um efeito supernatural. Geralmente, o valor pode oscilar de 200 a 3000 reais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *