Tayla Pinotti

Amizade colorida: será que vale a pena?

Amizade colorida

Algumas pessoas dizem que o melhor jeito de ser feliz no amor é se casando com o seu melhor amigo, mas será que sempre vale a pena transformar uma amizade em amor?

Muitos relacionamentos entre amigos começam em uma amizade colorida, mas muitos também acabam por causa dela. Por isso, é preciso pensar muito bem antes de começar a “colocar tinta” na sua amizade.

Mas o que é amizade colorida?

Amizade colorida é um tipo de relacionamento no qual duas pessoas que são amigas estão envolvidas. Em vez de manter uma amizade comum, esses amigos escolhem manter relações afetivas/físicas e acabam se envolvendo de uma maneira diferente.

Leia também: Relacionamento: quais os tipos e como lidar com cada um deles

Mas, como em qualquer relacionamento, existem vantagens e desvantagens de manter uma amizade colorida.

Quais são os pontos positivos de uma amizade colorida?

Sem cobranças

Muitas pessoas acabam se atraindo pela ideia de ter uma amizade colorida, pois esse relacionamento, na maioria das vezes, é livre de cobranças. Os envolvidos não devem satisfações um ao outro e nem mesmo fidelidade.

Diferente de um relacionamento tradicional, a amizade colorida não impõe rótulos nem “regras”, o que permite que esses amigos se relacionem com outras pessoas. Isso porque amizade colorida não significa compromisso, ou seja, o significado de amizade colorida pode ser “liberdade”.

Cada um no seu quadrado

Além de não haver cobranças, a amizade colorida também não exige responsabilidades entre os envolvidos. Eles não precisam lembrar de datas, por exemplo, e nem precisam conhecer família, amigos ou ter qualquer responsabilidade que os casais tradicionais costumam assumir.

O “casal” de amigos também não precisa estar junto todos os finais de semana, pois são livres para fazer o que quiserem com quem bem entenderem. Cada um segue sua vida normalmente, sai com os amigos, com a família, sem necessariamente estar acompanhado desse amigo colorido.

Companhia divertida

Se amigos coloridos já eram amigos antes de serem coloridos, é porque, muito provavelmente, eles já apreciavam a companhia um do outro, não é mesmo? Por isso, uma das maiores vantagens de ter uma amizade colorida é saber que você vai sair com uma pessoa legal e que você não vai precisar ter vergonha na frente dela.

Além disso, nem sempre esses amigos coloridos vão sair só para “se pegar”, eles podem sair para se divertir como dois amigos normais fazem.

Leia também: Amizade toxica: Saiba como identificar e dar um ponto final

Quais são os pontos negativos de uma amizade colorida?

A parte boa pode acabar ficando só na teoria

Por mais ótimos que pareçam todos os pontos positivos descritos acima, muitas vezes, eles acabam ficando apenas na teoria, depois de algum tempo de amizade colorida. Isso porque muitas pessoas acabam “confundindo as coisas” e, com o passar do tempo, a amizade colorida pode acabar virando algo mais sério.

Quando isso acontece, as pessoas começam a se cobrar e a impor algumas regras que não foram estabelecidas no começo e a relação pode acabar ficando desgastada.

Possibilidade de se “machucar”

Nada garante que, durante uma amizade colorida, esses amigos não vão acabar se envolvendo emocionalmente. Se os dois se apaixonarem, tudo pode ser muito lindo e um grande amor pode começar. Mas se só uma das pessoas criar um sentimento mais forte do que a amizade, essa pessoa pode acabar se machucando.

Nessa hora, é preciso usar a razão e não a emoção para pensar qual será o melhor caminho a ser seguido.

Fim da amizade

É muito difícil que uma amizade se mantenha igual depois que ela se torna colorida. Isso porque a relação entre os amigos muda, as conversas mudam, os passeios juntos mudam, a forma como eles se veem muda.

É triste ter que admitir, mas nem sempre uma amizade colorida vai ser mil maravilhas e o que era muito bom pode acabar virando algo ruim.

Leia também: Como esquecer alguém: 5 dicas para quem passou por um término

Pode ser que a amizade colorida dure por muito tempo, ou ela pode até mesmo acabar virando um romance. Mas também pode ser que esses amigos enjoem dessa amizade colorida ou que ela simplesmente acabe com o tempo. De qualquer forma, a amizade nunca será a mesma de antes.

Vale a pena?

É preciso ter muita maturidade para entrar em uma amizade colorida e também é preciso ter muita certeza sobre o que cada pessoa realmente quer e quais são as intenções dela.

Antes de começar uma amizade colorida, os amigos devem conversar bastante sobre essa possibilidade para ver se vai valer a pena, por isso, o ideal é já se preparar para os pontos positivos e negativos dessa relação.

Se você está pensando em começar uma amizade colorida com alguém, procure relatos de outras pessoas que já passaram por essa experiência para ouvir diferentes versões, mas a verdade é que você só vai saber se essa relação vai ou não ser boa para você se você tentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *