Luiza Olinda

Amor de verdade existe?

amor

A maioria das pessoas, homens e mulheres, já passou por pelo menos uma decepção amorosa na vida.
É aquela situação chata, você está toda apaixonada pela pessoa, mas não dá certo por diversos motivos, você acaba não sendo correspondida como gostaria ou descobre que o outro não era bem aquilo que você imaginava.
Seja qual for a razão, essas decepções acabam nos fazendo pensar: será que amor de verdade existe? Será que sou eu quem não tem sorte no amor ou essa história toda de almas gêmeas e amor eterno é balela?
Vamos falar um pouco sobre esses questionamentos e entender mais sobre o que é o amor de verdade? Então vem com a gente!

Amor de verdade: ele existe, pode acreditar, mas não é um conto de fadas!

Em um momento em que acabamos de nos decepcionar com os relacionamentos amorosos, é normal pensar que o amor não existe, mas não, isso não é verdade!
Felizmente, o amor de verdade é real. O que a gente não deve é achar que é igual ao que vemos nos filmes de princesa em que o seu grande amor um dia vai bater a sua porta, será perfeito em todos os sentidos e vocês serão felizes para sempre, o tempo todo.
Na real, o amor existe, mas não é um conto de fadas que envolve duas pessoas perfeitas, até porque, ninguém é perfeito, não é mesmo? As pessoas têm defeitos, desejos e crenças diferentes, então é muito difícil encontrar alguém que se encaixe perfeitamente em todos os seus parâmetros e com a qual você nunca se desentenda.
Mas o amor de verdade, mais do que o encontro de duas pessoas que se gostam muito, é a aceitação de que o outro pode ser ele mesmo, com seus defeitos e diferenças e, ainda assim, ser essencial na sua vida.
Quando a gente ama alguém de verdade, queremos que o outro seja feliz, e isso significa respeitar a individualidade, as vontades e mesmo os defeitos do seu parceiro para que vocês permaneçam juntos.
Se você estava imaginando que o amor significava encontrar um príncipe encantado que faça todas as suas vontades e que seja perfeito em todos os sentidos, bem, isso sim pode não existir. Mas quando consideramos o amor verdadeiro como o desejo de conviver e fazer feliz uma pessoa que, mesmo diferente de nós, ainda é muito importante na sua vida, então sim, isso existe!

Leia também: Relacionamento: quais os tipos e como lidar com cada um deles

Amor de verdade: ele também tem crises

Pensar que se o amor é verdadeiro nunca haverá crises nem brigas é pensar na vida como um conto de fadas, novamente. Ainda que haja muito amor em um relacionamento, justamente por ele envolver duas pessoas diferentes, possivelmente existirão alguns conflitos, e tudo bem!
Muitas vezes, são os problemas que nos impulsionam a mudar nossa forma de pensar, agir e de ver a vida, e nos levam a crescer e nos tornar pessoas melhores. Em outras situações, mesmo que haja amor de verdade, as diferenças entre duas pessoas são tão grandes que o sentimento não é capaz de mantê-las juntas.
Então sim, pode haver amor de verdade e ainda assim o casal passar por crises e até terminar o relacionamento, e isso não quer dizer que as pessoas envolvidas não se amem, apenas são seres humanos diferentes com crenças e sonhos que não se encaixam, ou deixaram de se encaixar com o tempo.
Por isso, não devemos encarar um término como sinal de que nunca houve amor de verdade. Afinal, se houve um relacionamento saudável, com carinho, respeito e cumplicidade, é porque existiu amor, sim. Mas, em algum momento, o amor já não era o suficiente para que o casal continuasse junto.
Se você está passando por essa situação lembre-se que antes de “dar errado”, deu certo por um tempo, e o que vale é a honestidades e o carinho que vocês dedicaram um ao outro enquanto estiveram juntos.

Leia também: Briga de marido e mulher: 5 razões para intervir e ajudar

Amor de verdade: podemos amar várias pessoas de verdade durante a vida?

Quando terminamos com o primeiro namorado ou com aquele rolinho que você tinha certeza que seria o seu marido um dia, podemos ficar “desenganadas” com a possibilidade de amar de novo. Mas acredite, as chances de você amar alguém verdadeiramente no futuro são enormes!
Podemos sim amar de verdade mais de uma pessoa em momentos diferentes da vida e, assim como acontece com a gente, o amor evolui. A forma como amamos aquele primeiro namorado da adolescência é bem diferente da que você vai amar o segundo e os próximos, se houverem.
Então não pense que, só porque o seu primeiro amor não deu certo você não tem mais chances no amor!
E mais, cada um tem seu próprio jeito de amar e de receber amor, então, fique tranquila, porque você ainda vai encontrar alguém que saiba ser grato por você e que vá retribuir todo o amor que você tiver para dar.

Leia também: Término de namoro: como atravessar essa bad? veja dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *