Thauany Lima

Anemia: quais os melhores alimentos para quem tem a doença?

Médico fazendo examinado mulher

Poucas pessoas sabem, mas sintomas como: excesso de cansaço, moleza e sono excessivo, podem ser sinal de anemia.
É isso mesmo, quando o corpo está com carência de nutrientes e vitaminas, apresenta uma redução na hemoglobina (proteína rica em ferro, responsável por deixar o sangue vermelho e ajudando a conduzir o oxigênio dos pulmões para o corpo), por isso, quando o corpo está enfrentando a anemia, ele não recebe o sangue rico em oxigênio, deixando-o mais cansado e exausto.
A principal causa da anemia é a carência de ferro no organismo, dificuldade encontrada principalmente pelas gestantes e crianças.
Uma anemia profunda ou ininterrupta pode danificar os órgãos, cérebro e ocasionar até a morte, por isso é importante iniciar o tratamento da anemia o mais breve possível.
Neste post, vamos ajudá-los a combater a anemia de maneira simples, cotidiana e eficaz, pois a alimentação é fonte principal para reverter esse quadro.

Alimentos adequados para combater a anemia

Os alimentos que podem diminuir os sintomas e curar a anemia são os ricos em ferro, pois como foi dito anteriormente, a doença é causada pela falta de ferro e nutrientes essenciais para o organismo.

Carne vermelha

A carne vermelha é a alternativa mais viável para o combate a anemia, ela é rica em ferro e vitamina B12 (vitamina responsável por manter o ferro no organismo e auxiliar na produção de glóbulos vermelhos) e, por isso, deve ser consumida, de preferência, três vezes por semana.
O fígado bovino é a carne vermelha mais indicada por especialista no combate à anemia, ela supre cerca de 600% da necessidade diária de ferro do organismo.

Beterraba

A beterraba ainda é um dos vegetais com maior teor de ferro e, de acordo com especialistas, é o mais indicado na luta contra a anemia.
Ela tem o poder de reativar as células vermelhas do sangue, responsável pelo fortalecimento do oxigênio em todas as partes do corpo.

Soja

Um grão famoso e muito indicado no combate à anemia é a soja, rica em proteína e ferro, além de ter um baixo teor de gordura.
Um ponto importante sobre a soja é a respeito do seu ácido fítico, presente nos grãos, que impede que o corpo absorva o ferro do alimento. Para que isso não aconteça é indicado que os grãos sejam mantidos em água durante a noite para reduzir que o efeito do ácido fítico da soja.

Frutas com vitamina C

Ingerir frutas ricas em vitamina C é ideal para ajudar na absorção de ferro presente nos alimentos. A laranja, limão, abacaxi, tangerina, morango, acerola, caju, maracujá, mamão, romã e toranja, são as principais fontes de vitamina C para o organismo.
A orientação é sempre ingerir as frutas ou sucos naturais alguns minutos após as refeições, isso irá ajudar o organismo a absorver com mais intensidade o ferro dos alimentos que foram consumidos.

Peixe

Os peixes e frutos do mar também são ótimas opções para quem está lutando contra a anemia.
Os peixes mais indicados para o combate à doença são o salmão e atum, que além de ricos em ferro, são fonte de Omega 3. Os frutos do mar como maxilhões e ostras também são ótimos aliados para esse fim.

Espinafre

Na lista de alimentos contra a anemia, o espinafre não pode faltar! Ele é um vegetal muito popular pela pluralidade de benefícios para o corpo, rico em cálcio, vitaminas A, B9, E e C, além de ferro, betacaroteno e fibras.
Ele é o vegetal mais indicado para uma alimentação balanceada e saudável, pois supre inúmeras necessidades do corpo.

Agora que já sabem quais são os principais alimentos para o combate a anemia, é o momento de se dedicar aos cuidados com o corpo para recuperar a energia e saúde de antes.

Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *