Thauany Lima

Porque usamos animal prints? Conheça a história dessas estampas

Animal prints

Animal prints

Quem nunca se pegou dizendo que estampa animal é coisa de “peruas ricas”? Pois é, a naturalização do animal prints em personagens mais abastadas, é totalmente relevante.

O uso da pele animal é algo muito antigo na humanidade, apareceu antes de ser criado o conceito de moda.

Usávamos a pele animal desde os primórdios para nos proteger do frio e de ameaças. Com isso, muitos estudiosos acreditam que o deslumbramento pelas estampas de bicho está inserido no nosso DNA.

Por conta desse passado, muito se conta sobre o uso do animal prints na história da moda, começando de civilizações antigas, até os dias de hoje.

História das peças animal print

A pele animal começou a ser usadas como uma manifestação de valores nas civilizações antigas, onde deixava exposto o status de riqueza dos reis e figuras religiosas nobres.

A estampa iniciou sua figura como símbolo de moda no século XVIII, onde se explorava o universo exótico da África e seus animais selvagens.

Pode se associar o grande marco do animal print o famoso filme “Tarzan”, transmitido nos anos 30. A exposição de vestimentas com estampas animais no filme inspirou fashionistas de todo o mundo, popularizando o visual em vários países.

De lá pra cá, o uso das estampas de leopardo e onça caíram no gosto popular e, o animal print virou uma febre entre as mulheres famosas, artistas de rock e atrizes de Hollywood.

A moda animal print nos anos 50 e 60

Nos anos 50 e principalmente nos anos 60,a popularização do cinema trouxe grandes vantagens para as estampas animais, que ficaram ainda mais conhecidas, além de se tornarem referência em elegância e sofisticação.

Com o abuso das estampas animais com cores diferentes do padrão, como, por exemplo, a rosa e verde, a utilização da estampa na década de 90 foi desvalorizada e tratada como de péssimo gosto e qualidade.

Porém, na chegada do século XXI tudo mudou para essa vestimenta. A peça voltou com tudo, afinal, a liberdade de poder usar o que quiser e misturar estampas, trouxe uma chuva de possibilidades e animais novos para compor a moda, por exemplo, a vaca e zebra, que são amadas até os dias de hoje.

Animal print nos dias de hoje

Atualmente as peças são exploradas de todas as maneiras, não apenas em roupas. Prova disso é encontrar bolsas, carteiras, sapatos, botas, alça de óculos, entre outros acessórios com estampa animal.

A possibilidade que o novo século trouxe em não limitar visuais e permitindo uma combinação de cores e estampas, proporcionou novas formas de usar as estampas animais, colocando o clássico no dia a dia das pessoas.

É fato que todos têm uma queda pelo animal print, afinal de contas, eles estão na nossa trajetória desde os primórdios. Contudo, a falta de habilidade de montar um look com estampas animais, pode causar confusões na hora de se vestir. Por isso, veja dicas de como montar um look com estampas sem errar antes de ousar nas peças, ok?

Curtiu a história do animal print? Se ainda não tem sua peça com estampa animal, corra para não ficar de fora desse clássico da moda!

Porque usamos animal prints? Conheça a história dessas estampas
5 (100%) 3 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *