Raquel Fialho

Ano sabático: Como aproveitar o ano antes da faculdade

Ano sabático

Terminou os estudos e não sabe o que fazer? Entrar pra faculdade? Aproveitar as férias, procurar um emprego? Viajar ou simplesmente não fazer nada?! Se você além de não saber o que fazer está em uma fase de descobertas, o ano sabático é uma ótima opção pra se autodescobrir.

O que é ano sabático?

Ano sabático ou do inglês gap year (ano de folga) é um prazo de 12 meses para se “desprender” do stress e da correria da vida profissional ou atividades futuras. Como se fossem “férias”, porém muito mais longas, o ano sabático é o período para começar algo novo, fazer diferentes tentativas, descansar, repensar na carreira e vida pessoal e, se conhecer melhor nesse tempinho.

Período sabático: como dar início?

Antes de iniciar um ano sabático, o ideal é montar o seu roteiro e pensar bem o que vai fazer, por exemplo uma viagem internacional – é preciso organizar os documentos, montar roteiro, comprar pacotes e seguir viagem.

Além das férias e viagens, apostar em cursos para se autoconhecer é uma das opções, pois assim, será mais fácil decidir as melhores escolhas na vida, afinal, nem sempre sabemos o que queremos: passamos a vida discutindo sobre os nossos gostos, cursos e formação a ser seguido, mas quando o passo deve ser retomado, a indecisão toma conta, é aí que entra o ano sabático. Mas lembre-se que tirar um ano sabático também tem a ver com descoberta e aprendizado.

Quer saber com aproveitar o ano sabático? Fica de olho nas diquinhas abaixo.

  1. Aproveite viajando com os amigos e conheça novos lugares
  2. Comece um curso de idiomas;
  3. Está em dúvida sobre a faculdade? Faça testes vocacionais e pesquise sobre as áreas;
  4. Faça um intercâmbio para conhecer novos lugares e a cultura de outros países;
  5. Comece uma atividade física: yoga, pilates, corrida, musculação ou qualquer outra;
  6. Passe mais tempo com quem ama;
  7. Tire um tempo para realizar seus projetos pessoais;
  8. Cuide de você e da sua mente;
  9. Planeje as dívidas, projetos e sonhos.
  10. Aproveite o tempo para pensar no que vai fazer depois desse período.

Projetos pessoais, viagens e até mesmo um momento de conhecimento nem sempre é possível com a correria do dia a dia. Mas, é necessário para se desprender das preocupações e estresses diário porque disso ninguém precisa, né?! Além disso, tirar um tempinho pra você repor as energias e a disposição é muito importante. Então que tal se planejar e curtir esse tempinho?!

Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *