Talitha Benjamin

Aplicativos de exercícios físicos funcionam de verdade?

Aplicativo de exercícios físicos

É consenso entre médicos e especialistas de que o exercício físico é muito importante para a saúde. Seja para manter o corpo em forma, ou apenas pelos benefícios ao bem-estar, não dá para negar que separar um tempinho na rotina corrida para dedicar à essa atividade pode ser bem difícil às vezes. Por causa disso, várias soluções para facilitar esse aspecto surgem, e uma delas são os aplicativos para exercícios físicos.

Seja por causa daquela desmotivação em ir para a academia, pela falta de tempo ou pelo cansaço, existem formas de facilitar a malhação e até mesmo trazê-la para o conforto do seu lar. Os aplicativos de treino prometem funções tecnológicas para ajudar transformar o momento do exercício em algo mais funcional. Com o avanço das tecnologias, também é possível escolher o nível mais ajustado à sua necessidade, além de ter dados estatísticos para ter uma ideia dos efeitos das sessões de treinamento no seu corpo.

Quais são os benefícios do app para exercícios físicos?

Aplicativo de exercícios para emagrecer

Os aplicativos com essa funcionalidade são desenvolvidos por profissionais da área (personal trainers, médicos, fisioterapeutas, etc) para facilitar a sessão de exercícios para que você consiga reproduzi-lo com facilidade. As séries costumam ser separadas por níveis de dificuldades para que você vá gradativamente evoluindo o seu desempenho sem correr o risco de lesões e exageros.

Outro grande benefício dos apps é que eles facilitam muito a reprodução o treino em casa, o que é ótimo para quem não adora ir para a academia. Isso porque as séries costumam trazer informações coesas sobre como reproduzi-las sem os aparelhos e sem a pressão do ambiente da academia, respeitando o seu próprio ritmo. Além disso, você consegue mapear o trajeto, cronometrar, selecionar horários de descanso, sincronizar trilhas sonoras, entre muitos outros.

Fora isso, através dos aplicativos você consegue monitorar os batimentos cardíacos, tem gasto, velocidade alcançada, entre outros dados essenciais. E não, não estamos falando só de exercícios de malhação! É possível encontrar aplicativos para outros tipos de atividades, como por exemplo, yoga, artes marciais, dança e pilates.

Cuidados ao utilizar aplicativos de exercícios físicos

Aplicativo exercícios musculação

Apesar dos apps serem uma ótima alternativa para quem quer pular a academia, seja por qual motivo for, é preciso ter certos cuidados na hora de utilizá-los. Os treinos de alta intensidade, por exemplo, não podem de jeito nenhum ser feitos por quem não já tem um condicionamento físico avançado, comprovado por um médico. O treino pesado sem orientação médica pode causar lesões e até mesmo riscos à saúde.

Os aplicativos de exercícios físicos não costumam distinguir entre os seus usuários, o que na hora de utilizá-los pode ser um problema. Antes de escolher o tipo de exercício, é necessário que haja uma análise médica muito detalhada para que o profissional diga qual é o seu biotipo e individualidade física, e também mapear as suas restrições. Por mais úteis que os apps podem ser, o acompanhamento profissional nunca deve ser negligenciado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *