Argila 2×1: cabelos e pele incríveis

Argila

Mulheres são experts em encontrar produtinhos naturais que ajudam a deixá-las ainda mais lindas, né?!

E, entre essas maravilhas da natureza está a argila, que não faz só bem para o cabelo, mas também para a pele do rosto. Ou seja: é o sonho de toda mulher vaidosa!

Além disso, não existe só uma, mas sim várias argilas que podem trazer diferentes benefícios estéticos e até mesmo para a saúde.

E é por isso que cada vez mais a argiloterapia vem sendo utilizada em salões de beleza e também para em misturas caseiras para o cabelo.

Quer saber mais sobre os benefícios de algumas argilas e como usá-las? Então vem com a gente!

Argila verde para pele e cabelo

A argila verde, por exemplo, possui diversas vitaminas e minerais como potássio, zinco, cálcio, fósforo, magnésio e óxido de ferro, por exemplo. Esses elementos, juntos, ajudam a nutrir a pele, além de eliminar radicais livres e toxinas.

Além disso, a argila verde também tem ação secativa, tonificante, adstringente, bactericida quando aplicada com finalidades estéticas no rosto e, por isso, o tratamento facial com argila verde é mais indicado para quem tem peles oleosas e com acne.

Quando usada para tratamento facial, essa argila também nutre os tecidos do rosto com sais minerais, absorve a radiação solar e, com isso, ajuda a retardar o envelhecimento.

O tratamento com argila verde para cabelos funciona como uma espécie de “detox capilar”, pois ele limpa profundamente o couro cabeludo, desintoxicando o cabelo, reduzindo a oleosidade excessiva e até mesmo ajudando no crescimento dos fios e no tratamento de caspas.

 

Argila branca para pele e cabelo

Já a argila branca é ideal para quem deseja clarear as manchas da pele. Isso acontece porque promove o aumento da oxidação da pele e revitaliza a cútis. Além disso, por conter zinco, ela ajuda na cicatrização.

Para os cabelos, essa argila pode ser uma ótima aliada na hidratação e nutrição, além de ser capaz de repor a queratina dos cabelos danificados.

 

Argila preta para pele e cabelo

A argila preta é mais difícil de ser encontrada, isso por ser mais eficaz em seus resultados, e também por ser considerada “nobre”. Essa argila possui ação anti-inflamatória, rejuvenescedora e até mesmo estimulante. Ela pode ser usada no corpo todo e é uma opção para quem sofre com artrite e artrose.

Nos cabelos, tem um efeito poderoso, sendo capaz de formar uma “capa” que blinda os fios contra a quebra. Ela também pode ser utilizada para fazer uma espécie de banho de brilho por pessoas com os cabelos escuros. Demais, né?!

 

Como usar argila no cabelo

1º passo: Faça a mistura

Em um recipiente de vidro ou plástico, coloque argila em pó e acrescente uma xícara de água morna. Depois, mexa até formar uma pasta.

2º passo: Aplique no couro cabeludo

Quando a pasta não estiver muito quente, aplique-a no cabelo. (Caso esteja usando a argila verde, o ideal é aplicá-la apenas no couro cabeludo. As outras podem ser aplicadas também no comprimento dos fios)

3º passo: Massageie o couro cabeludo

Para que a argila penetre no couro cabeludo, vá fazendo uma massagem suave com a ponta dos dedos. Depois, deixe agir por cerca de 15 minutos.

4º passo: Enxágue e lave

Passado esse tempo, lave seu cabelo normalmente com um shampoo. Depois, aplique um condicionador e pronto!

 

Como usar argila no rosto

Para usar argila no rosto, você precisa ter uma máscara de argila verde, que pode ser feita usando argila verde em pó e água. Veja abaixo o passo a passo para usar argila verde no rosto:

1º Passo: Prepare a pele

Limpe todo o seu rosto usando um sabonete apropriado para o seu tipo de pele.

2º Passo: Faça a máscara de argila

Coloque em um recipiente pequeno, de vidro ou de plástico, uma colher de argila em pó e acrescente um pouco de água mineral. Em seguida, mexa com uma espátula até que a mistura vire uma pasta homogênea.

3º Passo: Aplique a máscara no rosto

Usando uma espátula ou os próprios dedos, espalhe a pasta de argila por todo o rosto, menos na região dos olhos. Deixe agir por cerca de 15 à 20 minutos.

4º Passo: Retire a máscara do rosto

Depois que passar esse tempo, use água fria para remover a máscara de argila do rosto.

5º passo: Aplique um hidratante

Para finalizar o tratamento, aplique um hidratante facial em todo o rosto.

Agora que você já sabe como usar esse produtinho natural incrível, não deixe de incluí-lo na sua rotina de cuidados pessoas para ficar ainda mais linda, hein? <3

Para saber mais sobre o uso da argila para a estética clique aqui!

Leia também

Cotas Raciais
Autoconhecimento

Cotas não são esmola, entenda

A lei de cotas existe há cerca de 8 anos no Brasil, mas ainda há muito debate acerca da sua importância e legitimidade. Grande parte

Leia mais »