Argila verde: quais os benefícios e como usar

argila verde

Além de usadas para fins medicinais, as argilas também são ótimas aliadas quando o assunto é beleza e estética.

E, entre os diversos tipos de argila, a argila verde é considerada a mais rica, pois apresenta uma série de benefícios para o corpo humano.

Ficou curioso? Então veja alguns dos benefícios dessa argila tão rica e saiba como usá-la.

Benefícios da argila verde

Benefícios medicinais:

A argila verde pode ser uma ótima aliada para combater dores musculares e articulares, pois possui poder anti-inflamatório.

Ela também tem um potente efeito de absorção, que ajuda na retirada de toxinas nocivas à saúde do organismo humano, e propriedades antissépticas, que ajudam na redução do risco de infecções.

Além de todos esses benefícios, a argila verde também é considerada uma substância com poder de revitalização e de cicatrização.

Benefícios para a pele:

A argila verde possui diversas vitaminas e minerais como potássio, zinco, cálcio, fósforo, magnésio e óxido de ferro, por exemplo. Esses elementos, juntos, ajudam a nutrir a pele, além de eliminar radicais livres e toxinas.

Além disso, a argila verde também tem ação secativa, tonificante, adstringente, bactericida quando aplicada com finalidades estéticas no rosto e, por isso, o tratamento facial com argila verde é mais indicado para quem tem peles oleosas e com acne.

Quando usada para tratamento facial, essa argila também nutre os tecidos do rosto com sais minerais, absorve a radiação solar e, com isso, ajuda a retardar o envelhecimento.

Benefícios para o cabelo:

A argiloterapia é muito utilizada em salões de beleza e também para em misturas caseiras para o cabelo.

O tratamento com argila verde para cabelos funciona como uma espécie de “detox capilar”, pois ele limpa profundamente o couro cabeludo, desintoxicando o cabelo, reduzindo a oleosidade excessiva e até mesmo ajudando no crescimento dos fios.

Por isso, o mais indicado é que apenas pessoas com os cabelos oleosos ou mistos usem a máscara de argila verde nos cabelos.

A argila verde também pode ser eficiente no tratamento de caspas.

Como usar argila verde?

Como usar argila verde para curar dores musculares

Para reduzir ou curar dores musculares, basta usar uma mistura de argila verde com água quente. Veja o passo a passo:

1º passo: Faça a pasta com argila

Aqueça meia xícara de água por alguns segundos, mas não deixe ferver. Depois, coloque a água em um recipiente de plástico ou vidro e acrescente aproximadamente uma xícara de argila em pó. Misture até formar uma pasta homogênea.

2º passo: Aplique a mistura no local dolorido

Com a pasta ainda quente, aplique a mistura no local dolorido e, para ter um resultado melhor, cubra a argila com uma toalha. Deixe agir por cerca de 30 a 60 minutos e depois retire.

Como usar argila verde no rosto

Para usar argila no rosto, você precisa ter uma máscara de argila verde, que pode ser feita usando argila verde em pó e água. Veja abaixo o passo a passo para usar argila verde no rosto:

1º Passo: Prepare a pele

Limpe todo o seu rosto usando um sabonete apropriado para o seu tipo de pele.

2º Passo: Faça a máscara de argila

Coloque em um recipiente pequeno, de vidro ou de plástico, uma colher de argila verde em pó e acrescente um pouco de água mineral. Em seguida, mexa com uma espátula até que a mistura vire uma pasta homogênea.

3º Passo: Aplique a máscara no rosto

Usando uma espátula ou os próprios dedos, espalhe a pasta de argila por todo o rosto, menos na região dos olhos. Deixe agir por cerca de 15 à 20 minutos.

4º Passo: Retire a máscara do rosto

Depois que passar esse tempo, use água fria para remover a máscara de argila do rosto.

5º passo: Aplique um hidratante

Para finalizar o tratamento, aplique um hidratante facial em todo o rosto.

Como usar argila verde no cabelo

Como já dissemos, o tratamento capilar com argila verde funciona como um detox, e é por isso que essa substância deve ser aplicada apenas na raiz do cabelo. Ou seja, evite aplicar argila verde no comprimento dos fios, pois isso pode deixar o cabelo bastante ressecado.

Veja como usar argila verde no cabelo:

1º passo: Faça a mistura

Em um recipiente de vidro ou plástico, coloque argila em pó e acrescente uma xícara de água morna. Depois, mexa até formar uma pasta.

2º passo: Aplique no couro cabeludo

Quando a pasta não estiver muito quente, aplique-a no couro cabeludo com a ajuda de um pincel.

3º passo: Massageie o couro cabeludo

Para que a argila penetre no couro cabeludo, vá fazendo uma massagem suave com a ponta dos dedos. Depois, deixe agir por cerca de 15 minutos.

4º passo: Enxágue e lave

Passado esse tempo, lave seu cabelo normalmente com um shampoo. Depois, aplique um condicionador e pronto!

Onde encontrar argila verde?

Por ser um produto natural, a argila verde pode ser encontrada em lojas especializadas, ou até mesmo na internet.

Leia também