Raquel Fialho

Argila: cores e benefícios da argila para a saúde da pele e cabelo

argila

Acne, poros abertos, pele oleosa e flácida? Você sabia que a argila pode ajudar a eliminar esses e muitos outros probleminhas de pele? Saiba mais sobre essa poderosa máscara.

A argila é um método muito utilizado para limpar e hidratar a pele. A argila possui diferentes cores, mas independente da cor ela traz diversos benefícios para a pele. Entenda os benefícios dela e quais as diferenças das cores.

As argilas fazem parte da rotina de beleza feminina. Elas são capazes de rejuvenescer através dos seus nutrientes. Com resultados multifuncionais. As argilas estimulam na renovação da pele e até mesmo clareando-a, retirando algumas manchinhas que incomodam muitas mulheres. Apesar dos efeitos e de resultados satisfatórios, elas precisam ser usadas com cautela, afinal, cada cor proporciona um efeito diferente. Para isso, é necessário procurar um médico especialista no assunto, seja dermatologista ou esteticista para indicar qual o melhor método a ser seguido.

Argila branca

Esse tipo de argila é ideal para quem deseja clarear as manchas da pele. Isso acontece porque promove o aumento da oxidação da pele e revitaliza as cútis. Além disso, por conter zinco, ela ajuda na cicatrização.

Argila verde

A argila verde é uma ótima opção para quem deseja regular a produção sebácea – para quem sofre com a pele oleosa. Além disso, ela é adstringente e desintoxica melhor quando comparada com as demais. Fora isso, ela é analgésica e bactericida. Por isso, para quem tem acne essa cor de argila é a certa.

Seus benefícios são tantos que ela pode ser usada para diversos tratamentos além da acne, como para a cura de machucados, queimaduras e até mesmo alergias.

Argila preta

A argila preta é mais difícil de ser encontrada, isso por ser mais eficaz em seus resultados, e também por ser considerada “nobre”. A argila preta ou negra possui ação anti-inflamatória, rejuvenescedora, antiestressante e até mesmo estimulante. Ela pode ser usada no corpo todo, mas, normalmente, é uma opção para quem sofre com artrite e artrose.

Argila vermelha

Entre os seus diversos benefícios, a argila vermelha ajuda na redução de medidas, podendo ser usada em todo o corpo, desde as pernas até a barriga. Além disso, a argila vermelha hidrata, nutre, ajuda na circulação sanguínea e previne o envelhecimento da pele.

Argila cinza

Mais convencional, pois remete a cor que a argila realmente tem. É indicada para clarear a pele por decorrência de manchas, é antienvelhecimento, combate cravos e espinhas, reduz peso, é anti-inflamatória e, além disso, é cicatrizante.

Argila marrom

Também é escolhida por quem tem acne, a argila marrom promove um efeito rejuvenescedor, pois atua como adstringente e desintoxicante. Sua cor ativa a circulação, revitaliza e equilibra a pele.

Argila rosa

Normalmente, esse tipo é feito a partir da mistura duas argilas: branca e vermelha. Seu resultado é mais suave. Funciona como antisséptico e cicatrizante, deixando a pele suave, macia e aveludada.

Argila como aplicar?

A argila é aplicada no rosto e no corpo, remetendo a uma compressa de água. Pois, mistura-se a argila com água filtrada, dando um resultado de máscara em forma de creme mais grossinho. Em seguida, com ajuda de um pincel, o creme é espalhado pelo corpo. Nessa hora é importante que a camada seja grossa e consiga espalhar bem. Logo depois, é necessário que espere secar para garantir o melhor resultado.

Agora, basta escolher a cor da argila que atende todas as suas necessidades e investir nos tratamentos. Nada de esquecer-se dos cuidados adequados a partir de métodos indicados por profissionais, hein?!

Argila: cores e benefícios da argila para a saúde da pele e cabelo
4.5 (90%) 4 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *