Tayla Pinotti

Como a misoginia acontece em atitudes do dia a dia

Misoginia

Não faz muito tempo que a palavra misoginia passou a ser amplamente usada – e discutida. Presente principalmente em notícias e reportagens sobre crimes contra a mulher, é comum associá-la a violência, mas ela vai além disso.

Então, afinal, o que é misoginia? A palavra significa “ódio ou aversão à mulheres e meninas”, sentimentos que podem se manifestar de diversas formas, incluindo violência física e psicológica, mas também a discriminação, a humilhação, a marginalização, a depreciação e a objetificação sexual da mulher.

É claro que a misoginia e machismo estão relacionados, já que este ódio às mulheres é um aspecto central do preconceito sexista, servindo como base para a opressão de mulheres em sociedades patriarcais, que colocam o sexo feminino em posições subordinadas e sem poder de decisão.

Diante disso, é completamente comum vivenciar a misoginia diariamente – não apenas em atitudes extremas, mas também nas que parecem inofensivas. Confira abaixo como ela pode acontecer no dia a dia.

Quando um homem se sente ofendido ou vitimado por uma mulher dizer “não” a ele

Se você já saiu para curtir uma festa e acabou dando um “fora” em algum cara e depois foi xingada por ele, então sabe o que estamos falando. Ou se seu parceiro já ficou ofendido porque você já se recusou algo para ele, também. Homens interpretam o “não” das mulheres como uma ofensa ou até como um crime de ódio, o que é totalmente misógino.

Quando um homem culpa uma mulher por algo que ele fez

Sabe quando durante uma discussão um homem insiste em dizer que “você está ficando louca” ou que “isso é coisa da sua cabeça”? Então. Sempre desconfie dessas frases, porque você pode estar sofrendo com o gaslighting – termo em inglês que explica uma atitude machista.

Quando mulheres que falam por si mesmas são vistas como arrogantes

Mulheres que são confiantes e que falam por si mesmas com segurança são vistas como egoístas e arrogantes e, muitas vezes, sofrem com reações negativas já que, para os misóginos, mulheres deveriam permanecer caladas.

Quando a opinião feminina é considera uma violência contra os homens

Enquanto homens sempre tem alguma justificativa para cometerem atos violentos contra mulheres, uma simples opinião feminina pode ser considerada uma violência para os homens. Muitos acreditam que o feminismo é sobre odiar homens, o que não é verdade.

Quando alguém diz que mulher só serve para servir ao homem

Além de ser uma ideia pregada por instituições religiosas, esse é um pensamento machista propagado tanto por homens, quanto por mulheres. O sexo feminino é visto como serviçal e, por isso, mulheres que não “obedecem” à essa regra são mal vistas por pessoas misóginas.

Quando alguém acha que mulheres devem ser punidas por amamentar

Homens têm ódio à menstruação à amamentação feminina, como se o simples fato de viver coisas inerentes ao sexo feminino fosse um crime ou algo “nojento” ou “desagradável”, visão totalmente misógina.

Quando alguém diz que uma mulher deveria ser grata por tudo que um homem fez

Se um marido bate na mulher, mas coloca comida na mesa da família, a sociedade entende que essa mulher deveria ser grata a ele. Isso porque, como mulheres são “subordinadas” e homens são “poderosos”, elas deveriam ser gratas aos homens por tudo. No entanto, sabemos que muitos homens fazem mulheres sofrer e que o sexo masculino, no geral, oprime mulheres diariamente.

Quando alguém acha que uma mulher é tudo aquilo que um homem disse sobre ela

Dificilmente alguém acredita em algum boato sobre um homem, já que pessoas do sexo masculino são livres para serem quem quiserem. Por outro lado, mulheres são constantemente expostas e difamadas, fazendo com que muitas pessoas acreditem que elas são aquilo que os outros dizem que ela é.

Quando homens acham que sabem as razões para tudo que uma mulher diz

“Você está falando isso por que…” é uma frase bastante comum entre homens quando as mulheres estão falando. Eles acreditam saber as verdadeiras razões para tudo que elas falam ou fazem, como se dominassem tudo sobre elas, um pensamento misógino e totalmente equivocado.

Esses são apenas alguns exemplos de como a misoginia pode se manifestar no dia a dia. Fique atenta a eles e não deixe que homens te oprimam! Aproveite e confira também exercícios simples para deixar de ser uma mulher ou um homem machista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *