Talitha Benjamin

Autocuidado: pequenas coisas que você pode fazer por si mesma

Autocuidado

O autocuidado – ou self care – não é apenas uma tendência de beleza. Reservar um tempo energia para cuidar de si mesma é essencial para a saúde física, emocional e mental. É tão comum dedicar o tempo para outras pessoas e compromissos que acaba ficando difícil parar para analisar suas próprias necessidades e desejos e quanto tempo você gasta para suprí-las. Mas, por mais duro que seja, isso é necessário.

Para te inspirar a praticar o autocuidado e trazer todos os benefícios dessa prática para a sua vida, trouxemos 4 dicas e hábitos que você pode começar a botar em prática com facilidade. Confira:

Volte ao básico

As rotinas de autocuidado não precisam, necessariamente, serem sofisticadas e envolverem atividades mais específicas como fazer yoga, artesanato, ou coisas do tipo. Pare, respire, e pense nas sua necessidades: do que você está precisando? De uma noite de folga para ver um filme que está adiando há tempos, ver o último episódio do seu programa favorito, fazer uma hidratação no cabelo, ou apenas dormir? Você vai saber dizer melhor do que qualquer lista na internet!

Aproveite ao máximo o seu tempo livre

Autocuidado

Assim que seu cronograma permitir um tempo de descanso, aproveite-o ao máximo! Planeje atividades para seu tempo livre com a mesma importância com a qual você planeja a sua rotina diária e dedique seu tempo para fazer atividades que te tragam prazer e satisfação individual. E nada de usar o tempo livre de descanso para adiantar tarefas ou se dedicar a outros compromissos! Ele é sagrado e tão importante quanto as suas obrigações.

Foque nas coisas boas do seu dia

cuidar de si mesmo

No final do dia, por causa do cansaço, é bem mais fácil focar no que deu errado do que comemorar o que deu certo. Pratique o contrário! Se precisar, anote as coisas boas que aconteceram durante o dia, como um almoço divertido com os colegas de trabalho, um projeto desafiador que chegou a uma conclusão satisfatória ou até mesmo um elogio que recebeu. No final do dia, lembrar das coisas boas é um ótimo exercício para aliviar o peso mental e emocional, podendo até te ajudar a descansar melhor para o próximo desafio.

Melhore a qualidade de vida – de dentro para fora

cuidado de si

O conselho pode até ser clichê, mas é porque ele funciona: se alimente melhor, beba muita água e faça exercícios. Esses são hábitos simples que trazem benefícios gigantescos para a sua saúde física e mental – e é justamente sobre isso que se trata o autocuidado. Experimente cortar a junk food e aumentar as frutas e verduras, carregue sempre uma garrafa de água ou outro refresco natural e reserve pelo menos um dia da semana para se exercitar. Seu corpo e sua mente agradecem!

Agora que você já tem as melhores dicas de autocuidado, aproveite também para melhorar ainda mais a sua relação consigo mesma aprendendo sobre a autoestima e como melhorá-la!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *