Tayla Pinotti

Autoestima e a sua importância

Autoestima

Com a atual busca por padrões inalcançáveis, manter a autoestima elevada tem sido cada vez mais difícil.

Apesar disso, estar bem consigo mesmo é fundamental para levar uma vida mais tranquila em diversos aspectos.

Isso porque a autoestima faz toda a diferença na hora de lidar com as situações do dia a dia e até consigo mesmo.

Veja algumas coisas positivas que a autoestima traz para a sua vida:

Você perde o medo de falar para muitas pessoas

Quando sua autoestima está elevada, você não fica receoso só de pensar em falar na frente de muitas pessoas.

Afinal, a autoestima está diretamente ligada à autoconfiança, então você se sente mais seguro (a) sobre o que vai falar e não fica pensando que vai se sair mal ou que as pessoas vão rir de você enquanto você fala.

Você para de se importar com o feed do instagram

O feed do Instagram é algo que mexe real com a cabeça das pessoas. Essa rede social está recheada de fotos de pessoas com corpos esculturais em locais paradisíacos, cercadas de amigos e sempre rendem centenas de likes.

Apesar de parecer muito legal ter um aplicativo só de fotos lindas, essas imagens podem mexer muito com a nossa mente e a nossa autoestima. Quando estamos “de mal” com nós mesmos, temos a nos comparar com as pessoas do nosso feed e a acreditar que a nossa vida é muito pior do que a deles.

Mas quando a nossa autoestima está elevada, paramos de sentir inveja da vida dessas pessoas e começamos a valorizar mais o que temos.

Você para de se importar com o que pode ou não vestir

Que atire a primeira pedra a menina que nunca comprou uma roupa pensando que “um dia” ela iria ficar boa no próprio corpo.

Mulheres (e homens também) com problema de autoestima costumam ter sérias crises na hora de se vestir. Isso porque eles nunca estão satisfeitos com a própria aparência e acreditam que nada do que eles vestem ficam bom.

Esse problema só é resolvido com a elevação da autoestima.

Você tem mais disposição para socializar

Da mesma forma que uma pessoa de bem consigo mesma se sente mais a vontade para falar em público, ela também fica mais segura para entrosar com outras pessoas.

Muitas pessoas com baixa autoestima costumam ter problemas para manter relações, sejam elas amorosas ou somente amizades, pois estão sempre achando que não são boas o suficiente para ninguém.

Com mais segurança, esse medo praticamente desaparece e as relações começam a fluir.

Você aprende a aceitar e acreditar nos elogios

Pessoas com baixa autoestima costumam ser autodepreciativas e raramente aceitam ou acreditam nos elogios que recebem. Porém, isso também é uma questão a ser trabalhada.

Quando você sabe que é realmente incrível exatamente do seu jeitinho, você percebe que as pessoas não te elogiam por falsidade ou para “puxar o seu saco”.

É mais difícil ter sentimentos como o ciúmes

O ciúmes está diretamente ligado à autoestima. Pessoas que “confiam no seu próprio taco” costumam lidar melhor com esse sentimento, já que não temem a perda do namorado (a) para outra pessoa.

Além disso, elas perdem o medo de ficarem sozinhas, pois percebem que não precisam de ninguém para serem felizes e que elas podem fazer isso sem um namorado (a).

Lembre-se: por mais difícil que pareça amar a si mesmo, isso é uma questão que deve ser trabalhada diariamente. Se você está com a autoestima baixa, veja aqui alguns conselhos para aprender a se amar do seu jeito. 

Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *