4 benefícios do azeite para o cabelo

Saiba os benefícios do azeite no cabelo

Você com certeza já deve ter visto alguma receitinha para tratamento capilar que contenha azeite na composição. Parece estranho passar azeite no cabelo, mas a verdade é que esse óleo vegetal possui muitos benefícios e pode ser o que faltava na sua rotina de tratamentos para deixar os cabelos lindos e saudáveis.

O azeite é, essencialmente, o óleo extraído das azeitonas, que nascem na árvore oliveira. Existem vários tipos de azeites, assim como existem vários tipos de azeitonas, mas o mais popular – justamente por ser mais saudável – é o de oliva extravirgem, cujo processo de produção é frio, portanto, retém uma maior quantidade de nutrientes.

Os benefícios do azeite de oliva, além de também atingirem a saúde do corpo, também fazem muito bem para os cabelos. Confira 5 benefícios do uso do azeite de oliva no cabelo:

Proporciona hidratação profunda

Você já ouviu falar na umectação? É o tratamento capilar que usa óleos vegetais para repor a oleosidade natural dos cabelos. Além disso, ele também repõe nutrientes e os lipídios que se perdem ao longo do tempo (por causa da poluição, do calor, da química, entre outros fatores).

O azeite é um dos óleos vegetais mais indicados para o tratamento de umectação. Você pode utilizá-lo tanto como ingrediente em misturinhas de hidratação, quanto em sua forma pura, como é feito na umectação.

Reduz a queda e ajuda no crescimento

Esse ingrediente também pode ser utilizado por quem quer fazer as madeixas crescerem mais rápido ou por quem sofre com a queda excessiva de fios. O azeite no cabelo promove a remoção do sebo dos folículos capilares e ajuda na reposição de nutrientes que o organismo precisa para estimular o crescimento do fio.

Confere força e brilho

O azeite é rico em vitamina A e vitamina E, além de possuir ácidos graxos e substâncias antioxidantes. O benefício desses componentes para o seu cabelo? Elas ajudam na retenção de queratina, e que consequentemente retém também na umidade natural do cabelo, deixando-os mais brilhantes e fortes.

Diminui as pontas duplas

O azeite repõe os lipídios do cabelo, que por sua vez, formam a camada protetora que protege o fio de danos externos. Isso evita que o cabelo fique fragilizado, ressecado e diminui o surgimento das terríveis pontas duplas.

Por aumentar a umidade do cabelo, ele é especialmente benéfico durante o frio, quando o cabelo fica mais propenso a quebrar e ao frizz. A dica é: durante o inverno, aplique algumas gotinhas de azeite de oliva nas pontas do cabelo. Isso vai ajudar a reduzir aquele efeito bagunçado e mal nutrido dos cabelos.

Como fazer uma hidratação com azeite para o cabelo

Agora que você já sabe o quanto o azeite de oliva faz bem para o cabelo, que tal investir em uma hidratação com esse ingrediente? A boa notícia é que você consegue reproduzir essa receita caseira com coisas que já tem na sua cozinha e o melhor: ela apresenta resultados quase que imediatos.

Você só precisa misturar 1 colher de chá de azeite extravirgem com 2 colheres de sopa do seu creme de hidratação preferido. Aplique a misturinha nos cabelos já limpos e deixe agir por 15 minutos.

Depois é só enxaguar, condicionar e prontinho, o resultado você vê na hora: cabelos macios, brilhosos e bem hidratados, graças aos benefícios do azeite para as suas madeixas.

Leia também