Thauany Lima

Banana: quais são os benefícios dessa fruta para a saúde

Banana benefícios

É difícil encontrar quem não goste de banana, afinal de contas, é uma fruta acessível, deliciosa e rica em vitaminas.
Adicionar essa fruta na alimentação diária é indispensável, de acordo com a nutricionista Bianca Giannatempo. Porque, além de é prática, é muito barata para a população.

Se você está pensando em aderir hábitos saudáveis no seu dia a dia, a Bianca mostrará porque a banana deve ser o seu primeiro passo nessa mudança de comportamento.

Confira os principais benefícios dessa fruta para a saúde e como começar a inseri-la na alimentação.

Quais são os principais benefícios da banana para o corpo?

“A banana é uma das frutas mais ricas em carboidrato, elemento de principal fonte de energia para o organismo humano. Com isso, ela se torna um dos meios mais práticos para reposição energética”, conta a nutricionista.

Além de ser uma fonte de carboidratos, a banana também possui vitamina A, C e complexo B, cálcio, zinco, fósforo, sódio e uma pequena quantidade de ferro.

E não é só, “em suas funções ela também ajuda a regular o sistema nervoso, dá resistência aos vasos sanguíneos, evita cãibras, auxilia no processo de digestão e no tratamento de diarreia”, explica Bianca.

Para quem não gosta, qual a melhor alternativa para substituir a fruta?

Frutas como: maçã; pera; manga; abacaxi; morango entre outras, podem substituir a ausência da banana na alimentação.

Porém, é bom lembrar que mesmo essas sendo alternativas ótimas para a substituição do alimento, a banana continua sendo uma das mais acessíveis fontes de vitaminas e carboidratos.

Onde incluir na alimentação?

A principal indicação é ingerir a banana logo no café da manhã, isso porque, segundo a nutricionista, a fruta é rica em carboidratos, vitaminas e zinco, tudo para dar energia e nutrição ao corpo ao longo do dia.

Isso porque o café da manhã é a alimentação mais importante, afinal de contas, você passou um pouco mais de oito horas em jejum.

Estudos mostram que o hábito do café da manhã acelera o metabolismo, o que ajuda a queimar mais energia. Há casos de pessoas que queimaram 10% a mais de calorias durante o dia, apenas porque tinham se alimentado bem no café da manhã.

Então se você é da turma do regime, adicione a banana na sua alimentação matutina para ajudar no combate ao peso.

Quais são os tipos de banana?

Existem inúmeros tipos de banana, porém, nenhum se diferencia do outro pelo excesso ou escassez de vitaminas. Pelo contrário, são todas semelhantes nos benefícios para o corpo, se diferenciando apenas pelo aroma e textura.

Conheça os cinco principais tipos de banana:

  • Prata;
  • Da terra;
  • Nanica;
  • Maçã;
  • Ouro.

Curtiu as explicações da nutricionista Bianca Giannatempo sobre os benefícios da fruta para o corpo? Agora acrescente a fruta ao seu cotidiano e usufrua de toda energia e vitaminas que ela tem a oferecer. Combinado?

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