Luiza Olinda

Bandana: saiba como usar e confira as mais belas inspirações

Existe uma infinidade de acessórios típicos da moda feminina que se tornam ícones de estilo e nunca mais saem de moda, e um dos melhores exemplos desse tipo de peça são as bandanas.

Os lenços quadradinhos são peças atemporais. Entra ano e sai ano e eles continuam lá, fazendo a cabeça de muitas mulheres (literalmente). A versatilidade e o estilo das bandanas conquistaram uma geração atrás da outra e nunca caem no esquecimento. Mas você sabe de onde as bandanas vieram e por que elas são peças tão icônicas na moda mundial?

As bandanas: um pouco de história

Esse acessório tem uma origem confusa, mas muitos acreditam que a bandana nasceu no velho oeste americano com um retalho de “cashmere” que era amarrado no rosto para proteger o nariz e a boca da poeira e do suor dos cowboys.

Lá pelos anos 40, esse tipo de lenço foi descoberto pelas mulheres que queriam esconder os cabelos, que tinham ficado sem cuidados depois que seus cabeleireiros partiram para lutar na guerra, e acabaram virando parte do universo de acessórios femininos.

Foi também durante os anos 40, na Segunda Guerra Mundial, que a figura de Naomi Parker Fraley, a mulher que posou para o famoso poster “We Can Do It”, popularizou ainda mais a figura feminina com a bandana na cabeça.

A partir daí, as bandanas não deixaram mais a moda e têm sido usadas de diferentes formas e por pessoas de diferentes estilos.  Roqueiros, rappers, pin ups, fashionistas, celebridades… Todo mundo adora!

O que demonstra que as bandanas valem como ótimo acessório independente do seu estilo ou personalidade

Prova disso é que as bandanas combinam tanto com uma vibe mais romântica, que pode incluir vestidos rodados, saias e sapatilhas, como também podem ter uma pegada mais rebelde e moderna, se combinadas com jeans, blusa de flanela e jaqueta de couro. Quer mais versatilidade do que isso?!

Mas o que muda mesmo é a forma que você escolhe amarrar a bandana e como faz a coordenação entre o acessório e outras peças de roupa, cabelo e maquiagem.

Ficou interessada em aprender como usar a bandana para expressão seu estilo? Então veja a seguir as melhores inspirações de como amarrar e posicionar a sua bandana para criar looks cheios de estilo!

Tipos de amarração para bandana: Com laço no meio da cabeça

Uma das formas mais clássicas de usar a bandana também é uma das mais simples. Para fazer essa amarração basta dobrar a bandana ao meio, formando um triângulo, e depois dobrá-la novamente repetidas vezes até ela ficar em formato retangular, como uma faixa. Aí, é só colocá-la atrás da cabeça e fazer o nozinho em cima.  

Tipos de amarração para bandana: Reta e amarrada embaixo

Essa é uma forma diferente e criativa de usar a bandana e que fica ótima em qualquer tipo e textura de cabelo.

Para reproduzir a inspiração, basta que você estique o tecido e dê um nó no centro da bandana. Depois é só posicionar o nó no centro da cabeça e prender as pontas na nuca. Sim, é só isso!

Tipos de amarração para bandana: Na testa e com laço

Se você quiser um look com bandana ainda mais despojado e rebelde, essa pode ser a melhor opção. Aqui também será necessário dobrar a bandana até que você tenha uma faixa de uns 3 dedos de largura.

Depois, coloque o tecido atrás da cabeça, de forma que as pontas fiquem na testa, aí é só amarrar. Você pode escolher manter o nó no meio da testa ou posicioná-lo um pouco de lado.

Tipos de amarração para bandana: Aberta e com bico

Outra forma clássica de usar a bandana e bastante fácil de reproduzir. Basta dobrar o tecido ao meio, formando um triângulo e posicionar a base reta na raiz dos cabelos, de forma que o bico do triângulo fique para trás. Aí é só amarrar as pontas na nunca.  

Tipos de amarração para bandana: Na testa e reta

Bastante usada no momento, essa amarração de bandana é bem moderna e tem um estilo boho que está muito em alta. Para usar sua bandana desse jeito basta dobrar o tecido para formar uma faixa, posicioná-lo na testa e prender as pontas na nuca.

Se quiser deixar o penteado um pouco mais rebelde, afrouxe um pouquinho a bandana

Tipos de amarração para bandana: no pescoço

Usar a bandana no pescoço também é um jeito fofo de usar o acessório no dia a dia de uma forma diferente e com estilo. Lembre-se de deixar o nozinho um pouco frouxo para que, além de bonita, você fique confortável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *