
Quem tem cabelo crespo ou cacheado, e possui uma família com as mesmas características, já deve ter usado o penteado bantu knots para dormir ou organizar o cabelo, não é mesmo?
Esse tipo de visual é uma herança dos ancestrais africanos das tribos zulus e são usados desde sempre pelos negros. Por conta dessa sucessão, muitas famílias atuais ainda reproduzem o penteado na cabeça dos filhos e netos.
O penteado era usado pelos antigos como uma forma de proteger os cabelos das condições do tempo, além disso, ele ajudava a modelar e texturizar os fios.
O coquinho no cabelo crespo foi muito explorado na década de 90 pelas celebridades, virando febre na moda urbana feminina desde então. Atualmente, o penteado faz parte do visual do público em geral, principalmente naquelas meninas que desejam dar um up nos cachos.
O que é o penteado Bantu Knots?
O penteado bantu knots trata-se de “coquinhos” feitos por todo o cabelo, dando um ar despojado e moderno ao visual.
Os coques podem ser usados como penteados, independente do comprimento e curvatura do cabelo. Porém, é mais indicado o uso em cabelos crespos e cacheados, já que são curvaturas mais secas e que não desmancham o penteado com facilidade.
O que é texturização de Bantu Knots?
Toda mulher já deve ter texturizado o cabelo em algum momento da vida, seja para ondular ou cachear o cabelo.
A técnica de texturização é feita para modelar e dar outro formato ao cabelo. Ela pode ser feita com acessórios, como bigudinhos, bobs e modeladores elétricos. Mas você também pode apostar no dedoliss, twists, tranças e coquinhos para conseguir o resultado que deseja.
Ao fazer o bantu knots, os fios, automaticamente, se texturizam, dando um formato de ondas ao cabelo. Por conta disso, muitas pessoas escolhem a texturização com coquinhos no cabelo crespo para ondular ou cachear o cabelo em algumas ocasiões.

Bantu knots: como fazer
Para aprender como fazer coquinho no cabelo e ganhar um penteado ou texturização, veja o passo a passo:
- O primeiro passo é dividir o cabelo em várias partes usando um pente fino. O tamanho das mechas vai determinar a espessura dos cachos, caso seja texturização que você procura.
- Divida cada mecha em duas partes e comece a trançar uma na outra.
- Depois que as tranças estiverem prontas, enrole-as até formarem coques rentes ao couro cabeludo.
- Prenda os coques com elásticos para deixá-los mais firmes.
- Faça o procedimento em todas as mechas do cabelo.
- Se a intenção é usar o penteado, ele está pronto para arrasar! Caso o desejo seja texturizar as madeixas, deixe os coques no cabelo por pelo menos oito horas e desmanche em seguida.
- Use um spray fixador para dar mais durabilidade aos cachos.
Achou a dica válida para seu tipo de cabelo? Então arrase no visual bantu knots ou em fios texturizados. Veja também como texturizar o cabelo de outras maneiras. Combinado?