Tayla Pinotti

O poder e os benefícios do chá: como a bebida pode ajudar nos incômodos da vida

Benefícios do Chá

Combate ao estresse, melhora no metabolismo, auxílio no tratamento de doenças: esses são apenas alguns dos benefícios do chá, bebida queridinha dos ingleses e, agora, também dos brasileiros.

Não coincidentemente, o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, não só pelo sabor agradável, mas também por todas as propriedades que auxiliam em diferentes incômodos da vida.

Saiba mais sobre o poder e os benefícios do chá abaixo.

Pode auxiliar no emagrecimento saudável

Se você é do tipo que procura dietas ou alternativas para a perda de peso, com certeza já ouviu falar que chá verde emagrece, não é mesmo? E isso não é mito! O chá verde atua no sistema nervoso simpático, responsável por regular a queima de gorduras.

A planta que dá origem ao chá, a Camellia sinensis, é rica em substâncias (como cafeína, flavonóides e catequinas) que ajudam o organismo a gerar mais energia e, por isso, são caracterizadas como termogênicas.

O chá também melhora o trabalho da insulina e proporciona aumento na saciedade e, por isso, pode ser um ótimo aliado na perda saudável de peso.

Bastam três xícaras para uma vida mais saudável

Pesquisam indicam que três xícaras de chá bastam para diminuir em 21% a chance de sofrer um AVC, além de reduzir o desenvolvimento de doença arterial coronariana, hemorragia intracerebral e infarto cerebral.

Essa mesma quantidade da bebida também ajuda na redução das chances de desenvolvimento de diversas doenças como cirrose, câncer de fígado, gordura no fígado e doença hepática crônica.

Poder dos chás para saúde mental

Além de auxiliar na saúde do corpo, o chá também pode contribuir para a saúde da mente. Isso porque a bebida aparece como um fator de diminuição de chances no desenvolvimento da depressão.

Apenas três xícaras por dia podem ser o suficiente para diminuir em 37% os riscos de apresentar a doença.

Melhora no humor e na memória

Pesquisadores da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, constataram que o consumo de chá de hortelã pode ajudar a melhorar a memória a longo prazo.

E, além de deixar a memória afiada, a bebida feita a partir dessa planta também desperta o humor e a cognição.

Melhora também a concentração

Devido à presença de cafeína e do aminoácido teanina, os chás podem auxiliar na concentração e até na capacidade de aprendizagem.

Isso porque a bebida está associada a um fator de aperfeiçoamento de funções cognitivas. No entanto, é preciso ter cuidados com as doses diárias para não acabar tendo insônia.

Propriedades calmantes para dormir melhor

E por falar insônia, é importante lembrar que, por outro lado, o chá de camomila é ótimo para quem precisa dormir.

Rica em antioxidantes flavonoides como a apigenina, responsável por criar um efeito sedativo e calmante, a planta auxilia na regulagem do sono.

Alivia dores abdominais

Mulheres que sofrem com a cólica podem (e devem) apelar para os chás que agem aliviando dores abdominais, como os de erva-doce, sálvia, gengibre, camomila e erva cidreira, por exemplo.

Os chás de camomila e erva-doce também podem diminuir os efeitos da irritação e da ansiedade, sendo ótimos aliados para a tensão pré-menstrual.

Chá e benefícios para a pele

Para quem não dispensa cuidados com a pele, a boa notícia é que os chás também podem ser ótimos aliados do skincare. Além de estarem presentes nas composições de diversos produtos de beleza, eles têm sido recomendado por dermatologistas para o combate à oleosidade, manchas na pele e prevenção do envelhecimento.

Os chás de camomila, verde, branco, preto, de cravo, de hortelã e de erva cidreira são alguns dos que podem ser aplicados diretamente na pele com o uso de um algodão para tratar diferentes probleminhas relacionados à pele.

Chá no cabelo

Ainda no universo da beleza, não podemos deixar de mencionar que os chás também podem trazer benefícios para os cabelos.

A bebida feita a partir da camomila, por exemplo, é ideal para quem deseja clarear os fios de forma natural. Já o chá preto pode auxiliar no escurecimento dos fios. O chá de canela é ideal para controlar a oleosidade do couro cabeludo e o chá de alecrim pode auxiliar no crescimento dos fios.

O poder e os benefícios do chá: como a bebida pode ajudar nos incômodos da vida
5 (100%) 3 votes

1 comentário neste post

  1. muito bom seus post … parabens vou acompanhar seu blog sempre ja esta nos favoritos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *