Thauany Lima

6 mitos e verdades sobre o chocolate que você precisa saber

mitos e verdades sobre o chocolate

Todo brasileiro tem um pezinho nas crenças populares, não é mesmo? É um sentimento inato, tanto que evitamos passar por baixo de escada, comer manga e tomar leite ao mesmo tempo, ou até deixar o chinelo virado.
São dezenas de mitos construídos com o passar dos anos, entre eles estão os relacionados ao consumo do chocolate, que vem distanciando ou atraindo cada vez mais as pessoas.
Veja quais os mitos e verdades sobre o chocolate construído socialmente, na tentativa de desmistificar os enganos sobre o produto. Confira!

1. Os chocolates amargos são mais benéficos

Verdade! Quanto mais amargo o chocolate, mais concentração de cacau existe no produto, o que traz inúmeros benefícios nutricionais ao corpo.
Os chocolates crocantes e ao leite tendem a ter uma grande porcentagem de gorduras e açúcar, atingindo um total de apenas 16% de cacau. Por serem mais doces e gordurosos, são contraindicados para pessoas com doenças cardiovasculares e obesidade.

2. Comer chocolate faz bem para o coração

Parcialmente verdade! Os chocolates mais amargos e com uma adição maior de cacau podem ajudar a melhorar a função arterial.
Contudo, é importante evidenciar que o indicado para o consumo, de acordo com os especialistas, é 40 gramas ao dia.

3. Chocolate causa espinhas

Mito! Não existe nenhuma comprovação científica de que o chocolate causa espinhas e acnes, no entanto, já está mais que comprovado que consumir gordura e doce pode prejudicar a aparência da pele.
Com isso, fica explicado a aparição de espinhas após o consumo de chocolates doces, como os ao leite, crocantes, branco, entre outros.

4. O consumo excessivo de chocolate acelera o envelhecimento

Mito! O consumo de chocolate traz potentes oxidantes ao organismos, que ajudam a reduzir o estresse, fator que ajuda a retardar o envelhecimento da pele.
Um dos maiores produtores de chocolate do mundo, Barry Callebaut, garante que comer 20 gramas do produto por dia pode diminuir a aparição de rugas.

5. Chocolate ajuda a emagrecer

Parcialmente verdade! Esse acontecimento só é possível se o chocolate tiver mais de 50% de cacau, pois tem propriedades que favorecem o metabolismo, mantendo o corpo acelerado e com redução de gorduras.
Além disso, os antioxidantes presentes no chocolate mais amargo regula a produção de hormônios que ajudam no emagrecimento.

6. Chocolate deixa a pessoa feliz

Verdade! Isso acontece porque o chocolate ajuda a aumentar a produção do hormônio da serotonina, substância cerebral ligada à sensação de felicidade e prazer.
O consumo do doce alivia a pressão e a ansiedade, no entanto, também causa dependência psicológica, devido a “andamina” – substância encontrada também na maconha.
Contudo, não é preciso se preocupar com o vício, já que de acordo com especialistas, ele só causa o efeito da droga se o consumo for a partir de uma tonelada.
Gostou dos esclarecimentos sobre mitos e verdades sobre o chocolate? Então aproveite para abusar do doce sem culpa ou dúvidas!

6 mitos e verdades sobre o chocolate que você precisa saber
5 (100%) 4 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *