Thauany Lima

Big Chop: Tudo que você precisa saber

A transição capilar é um momento muito difícil e que exige muita paciência e amor próprio. É um período de descoberta e aprendizado, pois, como já diz o nome, é uma transição para uma nova vida, com mais amor próprio, liberdade e possibilidades.
A transição não modifica apenas o exterior de uma pessoa, mas é uma mudança interna que altera sua personalidade e estilo. A pessoa termina a transição pensando diferente, se amando muito mais e com uma confiança de causar inveja.
Existem várias maneiras de driblar a transição capilar, as texturizações e cortes são as maneiras mais recomendadas para esse momento, pois o maior incômodo durante a transição é a diversidade de texturas.

O que é o Big Chop?

O significado de Big Chop é “grande corte”, o corte que elimina todas as partes com química do cabelo. Existem várias maneiras de realizar o BC, seja cortando aos pouco até retirar totalmente à química, cortar bem curtinho no inicio da transição ou esperar o cabelo crescer até ficar em um comprimento que passe segurança para realizar o grande corte. Não existe regra, o BC é democrático e libertador, pode ser feito em qualquer momento da transição e é o ponto inicial para um recomeço.

Como adiar o Big Chop?

Sabemos que não são todos que conseguem fazer o Big Chop no início da transição, mas existem várias técnicas para driblar esse período de amadurecimento.
As texturizações são ótimas alternativas para esse momento, pois elas ajudam a dar formato aos fios sem definição ou com duas texturas. Existem dezenas de texturizações, as mais conhecidas são as de bigudinho, dedoliss ou com coquinhos. Essas formas de texturas ajudam a deixar o fio com uma definição uniforme e bonita.
Outras alternativas são os penteados e acessórios, eles ajudam a disfarçar as diversas texturas e ainda deixam os cabelos super estilosos.
Os turbantes são maravilhosos para cobrir as diferenças de texturas, existem várias maneiras de amarrar um turbante, por isso é um acessório perfeito para quem está em transição.
Outro acessório que não pode faltar na transição são os lenços, pois eles ajudam a esconder a raiz crescida e a diferençar as duas texturas. São ótimos aliados para driblar a transição e esperar o tão temido Big Chop.
As tranças também são ótimas alternativas para quem quer disfarçar a transição capilar enquanto não faz o Big Chop. Elas ajudam a proteger os fios e isso ajuda no crescimento capilar. Além disso, elas são lindas e mega estilosas, vai deixar a transição mais fácil e rápida.

Qual o melhor momento para fazer o Big Chop?

Não existe uma regra sobre isso, pelo contrário, todas as pessoas têm a liberdade de decidir quando e como pretendem fazer. É possível cortar radicalmente todo o cabelo ou ir retirando as pontas aos poucos para não perder o comprimento, mas todos têm a liberdade de não o fazer. Ele não é obrigatório, mas é necessário para ter o cabelo completamente natural.
Muitos preferem fazer o BC em casa, mas existem salões especializados em cabelos cacheados e crespos que ajudam a tornar essa experiência ainda melhor.

Scab hair pós Big Chop

Depois do Big Chop parece que todos os problemas acabaram, não é mesmo!? Mas não é bem assim! Depois de cortar todas as partes alisadas do cabelo, algumas pessoas percebem que os fios não definem e estão mais fracos e opacos. Esse efeito é conhecido como “Scab hair”, o famoso cabelo “novo”. Esse cabelo nasce do couro cabeludo e ainda está se recuperando dos processos químicos, por isso, aparentam não ter definição, opacidade e fragilidade.
O melhor tratamento para o combate do Scab hair é seguir regularmente o cronograma capilar, sobretudo, investir em óleos vegetais nas nutrições. Pois esse cabelo nada mais é do que um cabelo seco e carente de hidratação e outros cuidados.

Como acelerar o crescimento capilar após o Big Chop?

Existem dezenas de dicas para acelerar o crescimento capilar, mas a principal delas é uma boa alimentação. Um corpo saudável é essencial para um bom crescimento capilar. Outra dica importante é seguir regularmente o cronograma capilar, esse tratamento irá deixar os fios saudáveis e com todas as suas necessidades supridas.
É legal também fazer massagens no couro cabeludo durante o banho ou hidratações. Isso ativa a circulação no couro cabeludo e estimula o crescimento capilar.
A inversão capilar também ajuda muito no crescimento, pois trata-se de uma massagem com óleo vegetal no couro cabeludo de cabeça para baixo. Esse processo pode durar até 5 minutos e ativa a circulação, acelerando o crescimento.

Big Chop: Tudo que você precisa saber
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *