Boca vermelha: 13 dicas de makes perfeitas com batom vermelho

Por: Tayla Pinotti

O batom vermelho é aquele que quem usa, adora e quem não usa, quer usar! Isso porque ele tem a capacidade de deixar qualquer visual poderoso e alegre.

A prova disso é que você pode estar de calça jeans e blusinha branca, que se você passar um batom vermelho, seu visual vai mudar completamente!

E, além de lindo, o batom vermelho também é um símbolo de empoderamento feminino. No ano de 1912, diversas mulheres feministas foram às ruas para protestar pelo direito ao voto e, como símbolo de resistência e empoderamento, elas pintaram os lábios de vermelho.

Por isso, o batom vermelho é muito mais do que um item de beleza, ele faz parte da história mundial das mulheres! Outra prova disso é que, no Egito, o batom vermelho era símbolo de status para homens e mulheres da alta sociedade.

Hoje em dia, existem diversos tons e texturas de batom vermelho e, por isso, cada vez mais meninas estão desfilando com a boca vermelha por aí.

Veja abaixo algumas dicas de maquiagem com batom vermelho para você se inspirar:

Batons vermelhos escuros

Boca vermelha

Os tons de vermelho escuro são ideais para serem usados em festas ou em dias mais frios. Para fazer uma maquiagem simples e elegante, você pode apostar em um batom cremoso mais escuro (e combinar com uma sombra dourada na pálpebra e marrom no côncavo.

Não se esqueça de iluminar a parte inferior da sobrancelha para deixar o olho mais destacado.

Boca vermelha

O batom laqueado é uma das tendências do momento. Seu efeito dá a impressão de que os lábios estão molhados e brilhantes e, por isso, deixam qualquer make super poderosa.

Se você quiser uma maquiagem para abalar estruturas, a dica é apostar em uma sombra vermelha esfumada, tanto em cima, quanto embaixo dos olhos, e fazer um delineador gatinho invertido (na parte interna dos olhos). Na boca, aposte em um batom vermelho laqueado num tom mais puxado para o bordô.

Boca vermelha

O efeito matte continua sendo o queridinho das mulheres, graças ao seu efeito duradouro nos lábios. Para combinar um batom matte vermelho em uma make para o dia, o ideal é apostar em um olhar simples e discreto. Uma opção é passar apenas uma sombra marrom bem clara e fazer um delineado mais fraquinho.

Boca vermelha

Mas se você quer uma combinação delineador e boca vermelha mais evidente, aposte em um delineado gatinho um pouco maior e mais grosso e esfume a pálpebra e o côncavo com sombras marrons.

Batons vermelhos claros

Boca vermelha

Uma make ideal para usar durante o dia é a combinação boca vermelha e olhos com cílios destacados. Basta apenas esfumar levemente a parte de baixo da linha d’água com um lápis preto e caprichar na máscara de cílios, tanto nos cílios superiores, quanto nos inferiores.

Boca vermelha
Já que delineado e boca vermelha são uma dupla de sucesso, aí vai mais uma dica: combine um batom vermelho claro cremoso com um olho delineado simples e com uma sombra discreta apenas para iluminar os olhos. Por ser uma make super simples, ela pode ser usada no dia a dia.

Boca vermelha

Se você prefere maquiagens mais simples e se seu objetivo é ficar com uma boca vermelha natural, a dica é investir em um batom com uma cor não tão vibrante e um vermelho não tão marcante. Nos olhos, use apenas um rímel para levantar o olhar.

Boca vermelha

Os tons mais quentes e puxados para o laranja são ideais para meninas com a pele clara, mas também ficam ótimos em mulheres negras. Por serem cores mais “alegres”, os tons quentes combinam com dias de sol e estações quentes e não é necessário investir em sombras.

Leia também