Leila Mendes

Cabelo 3A: principais características e como cuidar

Para se falar sobre cabelo cacheado 3A, vamos voltar um pouquinho no tempo e lembrar que há pouquíssimos anos não existiam produtos para cuidar de tipos específicos de curvaturas de cabelos, nem tão pouco os cachos e crespos eram conhecidos pelo tipo 2A (levemente ondulados) até o 4C (o mais crespo existente).

Até então, muitas mulheres ainda eram reféns do alisamento e muito pouco se falava sobre como cuidar do cabelo cacheado e crespo. A partir da década de 2010, um novo movimento formado por mulheres cada vez mais conscientes e que valorizam a autoestima e aceitação de todos os tipos de beleza, tomou conta e criou uma ação de empoderamento dando voz e lugar aos cabelos cacheados e crespos naturais.

Desde então, muito se tem falado sobre os cuidados para todos os tipos de curvaturas, e nesse texto em específico, vamos tratar dos cachos 3a. Mas como eles são? Como devo cuidar? Que tipo de creme devo usar? Essas e muitas outras perguntas serão respondidas aqui!

Cachos 3a: como são?

A partir dos cachos 3a deixamos os ondulados (que pertencem a família 2A, 2B e 2C) e damos início aos cacheados da família tipo 3. O cabelo tipo 3a é simples de identificar já que forma cachos definidos, porém as curvas são grandes e mais abertas. O comprimento do cabelo interfere bastante também. Se os fios estiverem maiores, vão dar mais peso ao cabelo e consequentemente fará com que a raiz pareça mais lisa.

cabelo 3a

Como cuidar?

Em primeiro lugar, é importante ficar atenta se aquele tipo de produto que você está usando é para o seu tipo de curvatura. Normalmente, as embalagens trazem a indicação para o tipo correto de cabelo e isso ajuda muito no cuidado adequado e específico que você deve ter.

Feito isso, vamos para a etapa da hidratação, nutrição ou reconstrução, mais conhecida como cronograma capilar, composta por três passos. Sim, os cachos 3a têm mais facilidade ao ressecamento uma vez que seu formato em espiral (ainda que em curvas maiores) dificulta com que a oleosidade saia do couro cabeludo e chegue até as pontas dos fios.

Como fazer um cronograma capilar?

É bem simples! Basta seguir uma rotina de cuidados intensos que tem como principal objetivo recuperar os cabelos. Você mesmo é capaz de identificar qual cuidado seu cabelo precisa:

Hidratação:

Os fios ficam opacos e ásperos, o que significa que eles perderam muita água. Logo, esse procedimento é responsável por repor água e nutrientes essenciais que são perdidos no dia a dia. Procure investir em produtos que tenham os seguintes ativos em sua fórmula: D-Pantenol, Manteiga de Oliva, Óleo de Coco Extra Virgem, Babosa, Aminoácidos funcionais.

Nutrição:

Os cabelos ficam desnutridos, ou seja, perdem a definição, ficam excessivamente frisados, ressecados e sem brilho. Sendo assim, é preciso repor lipídios aos cabelos. Nesse caso, é importante procurar produtos que tenham em sua composição: óleo de rícino, óleo de coco, óleo de argan, proteína do ovo, azeite de oliva.

É na etapa da nutrição ainda que você pode optar por fazer as umectações, seja ela noturna ou não. A umectação noturna consiste em aplicar óleos 100% vegetais no cabelo e deixar agir durante o sono, lavando apenas no dia seguinte.

A umectação que se faz no mesmo dia, basta aplicar o óleo 100% vegetal nos fios. Deixe agir por 30 minutos e em seguida lavar normalmente. Você pode optar também em misturar o óleo com alguma máscara específica que você tem de nutrição.

Reconstrução:

As madeixas ficam maltratadas, quebradiças, elásticas, com pontas duplas. Essa etapa tem como objetivo repor proteínas perdidas, muitas vezes através da Queratina, e melhorar a aparência dos fios. Os principais ativos para a reconstrução capilar são: colágeno, creatina, arginina e cisteína.

cabelo 3a

Como deixar o cacheado 3a ainda mais definido?

Existem várias técnicas de finalização para ativar ainda mais os cachos 3a e uma delas é a famosa e queridinha fitagem. Mas como funciona?

Basta separar os cabelos limpos e úmidos em várias seções. Depois aplicar uma quantidade do ativador de cachos ou creme para pentear de sua preferência nas mãos. Por fim, passar na primeira mecha e dividi-la em fitas com as mãos. Amasse as fitas em direção a raiz e você verá que um cacho se formará. Repita o procedimento em todo o cabelo. Isso ajudará seu cabelo a ficar ainda mais definido e lindo.

Agora que você já sabe como cuidar do seu cabelo 3a, compartilhe essas dicas com as amigas que tem o mesmo grau de curvatura que você e que muitas vezes não tem ideia de como cuidar do cabelo. Depois, é só sair divando por aí com os fios livres, leves e soltos. Afinal, seu cabelo não é uma tendência, é um estilo de vida!

cabelo 3a

Confira também como são os cabelos 3C e não esqueça de manter os cuidados em primeiro lugar. Nos conte como anda seus cachos com um comentário?

Cabelo 3A: principais características e como cuidar
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *