Leila Mendes

Cabelo 3C: características dos fios e dicas e cuidados

Muitas pessoas ainda confundem os cabelos cacheados e crespos. Essa confusão acontece principalmente entre os cachos 3c e o cabelo tipo 4A. De fato, os dois são bem fechados e costumam ser mais ressecados; entretanto, o primeiro tipo ainda pertence a família dos cacheados, enquanto o segundo tipo já faz parte da família dos crespíssimos.

O cabelo tipo 3c por sua vez é mais definido e mais grosso, enquanto os crespos 4a são mais finos e sensíveis. Se você quer saber tudo sobre os tipos de cachos 3c está no lugar exato. Vamos cair de cabeça nesse universo específico para quem possui esse tipo de curvatura no cabelo.

Como cuidar do cabelo 3c?

Os cabelos cacheados começam a enrolar desde a raiz, diferente dos cabelos ondulados que têm como característica principal a raiz mais lisa. Por conta do formato em espiral que ele possui, a oleosidade natural que o couro cabeludo produz, dificilmente chega até as pontas e por isso ocorre o ressecamento dos fios.

Diante disso, é preciso escolher produtos, desde shampoos e condicionadores, até os finalizadores como ativadores de cachos e cremes para pentear, que sejam mais hidratantes e possuam uma formulação mais leve que sejam capazes de limpar e hidratar os cachos sem agredi-los.

Para isso, é importante escolher produtos liberados e que sejam livres de alguns componentes, tais como: sulfato, silicone, petrolato, parabenos e óleo mineral que podem deixar os cachos 3c ainda mais ressecados. Outra dica que vale muito a pena seguir também é lavar os fios com água fria ou morna, pois a água quente contribui ainda mais com o ressecamento das madeixas.

Se você possui os tipos de cachos 3c também deve evitar lavar os cabelos diariamente. É importante dar um intervalo um pouco maior para preservar a oleosidade natural do couro cabeludo.

cabelo 3c

O que fazer com o cabelo tipo 3c no day after?

Lavou o cabelo e no dia seguinte acordou com ele todo cheio de frizz, amassado e sem definição? Esse é um dos grandes sofrimentos de quem possui o cabelo tipo 3c, mas nós temos dicas bacanas e que vão te ajudar muito no day after. Em primeiro lugar, é comum o cabelo acordar assim. O atrito com o travesseiro ou o simples fato de passar as mãos nas madeixas várias vezes ao dia pode desfazer os cachos e causar frizz.

O ideal nesses casos é ao lavar o cabelo evitar o uso da toalha. Procure tirar o excesso de água com uma camiseta ou algum pano de algodão. Se possível, invista em fronhas de cetim também. Elas ajudam a reduzir o atrito entre os cabelos, fazendo com que eles acordem com menos frizz e mais alinhados. Além de ser um cuidado extra na hora de dormir.

Outra opção para quem não quer ter problemas com o cabelo no dia seguinte é o famoso borrifador para ajeitar os cachos ou até mesmo produtinhos específicos como spray para dar aquela renovada no visual. O borrifador para ajeitar os cachos consiste em fazer uma mistura simples. Creme para pentear com água, colocar em um recipiente e borrifar sobre as madeixas. Ajuda a reavivar os cachos e a definição é imediata.

Como fazer um cronograma capilar nos cachos 3c?

Esse tipo de curvatura tende a ser mais ressecado do que os fios ondulados. Porém é menos ressecado do que os fios crespíssimos. Pensando nas três etapas do cronograma capilar que são compostas por hidratação, nutrição e reconstrução, os cachos tipos 3c costumam necessitar normalmente de hidratação e nutrição. A hidratação busca repor a água e os nutrientes essenciais que são perdidos no dia a dia. Enquanto a nutrição, procura repor lipídeos aos fios.

É claro que pode existir um cabelo tipo 3c que também necessita de reconstrução, principalmente se ele sofreu agressões químicas como coloração ou descoloração. Isso vai depender do diagnóstico de cada fio. Para saber exatamente o que seu cabelo 3c necessita, basta fazer o teste de porosidade. Coloque um pouco de água em um recipiente transparente e, em seguida, coloque um fio de cabelo na água.

Finalmente é só analisar o resultado. Se seu cabelo boiar, ele precisa de hidratação. Se seu cabelo não boiar e nem afundar completamente, ele precisa de nutrição. Se seu cabelo afundar, ele precisa de reconstrução. Procure investir em produtos que devolvam os nutrientes essenciais que seus cabelos perderam.

Qual é o corte ideal para o cabelo 3c?

O cabelo 3c combina com diversos tipos de cortes, porém o mais conhecido deles é o corte em camadas. Porque proporciona movimento, deixa os fios livres e soltos. Esse corte também é famoso e queridinho por muitas mulheres que não querem radicalizar no comprimento dos fios. Aposte na dica e valorize seu cabelo 3c. Não há nada melhor do que viver a liberdade dos seus cachos naturais e lindos.
cabelo 3c

Agora além de definir qual tipo de cabelo é o seu, você tem todas as dicas para arrasar nos cuidados. Complemente sua leitura e veja aqui todos os tipos de cabelo.

Cabelo 3C: características dos fios e dicas e cuidados
4.2 (84%) 5 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *