Cabelo azul: como chegar à tonalidade ideal

Por: Luiza Olinda

Os cabelos de cores fantasia, aquelas tonalidades que fogem do tradicional, nunca saem de moda e são bastante democráticas, podendo ser adotadas por todas as mulheres, independentemente da cor da pele ou da textura capilar.

O cabelo azul é uma das cores mais desejadas atualmente, mas não é, necessariamente, a mais fácil de se conquistar.

Se você também está pensando em tingir os cabelos de azul, confira nossas dicas para alcançar a tonalidade ideal e manter a cor nos fios por mais tempo.

Como deixar o cabelo azul: escolha o estilo

Existem diversos estilos de cabelo colorido atualmente. Você pode pintar o cabelo todo, fazer um ombrè hair, criar mechas, usar diferentes tons de azul… São muitas opções e o primeiro passo é decidir que tipo de técnica vai usar e qual a tonalidade de azul que quer atingir.

Separamos algumas inspirações a seguir para você se inspirar, veja só:

Cabelo azul

Cabelo azul

Cabelo azul

Cabelo azul

Cabelo azul

Cabelo azul

Decidiu qual o estilo e a tonalidade você mais gosta? Então vamos começar o processo para deixar o seu cabelo azul!

Como deixar o cabelo azul: aderência da cor

Escolhida a cor, será preciso avaliar se o seu cabelo vai aderir à tonalidade naturalmente ou se será preciso descolorir os fios para que os seus cabelos fiquem azuis.

Quem tem o cabelo castanho escuro ou preto, provavelmente vai precisar passar pelo processo de descoloração, a não ser que tenha escolhido um tom bem escuro e discreto de azul, por exemplo.

Se você tem cabelo castanho ou loiro escuro, provavelmente os tons de azul escuro e médio devem aderir bem, mas tons de azul pastel ou azul elétrico talvez exijam, também, a descoloração dos fios.

Como deixar o cabelo azul: descoloração

Descolorir o cabelo significa tirar todo o pigmento da fibra capilar, para que ele receba mais facilmente uma nova cor. Esse é um processo bastante agressivo, então é preciso que você tenha certeza que seus fios estão fortes e saudáveis o suficiente para passar pela descoloração.

Cabelos que estão ressecados, quebradiços e com aspecto poroso não devem, em hipótese alguma, ser descoloridos. O ideal é que você trate dos fios com hidratações, nutrições e reconstruções até que as madeixas estejam saudáveis.

Antes de descolorir, também é necessário fazer um teste de mecha para avaliar como o cabelo se comportará quando descolorido. Para isso, misture o pó descolorante com a água oxigenada, de acordo com a orientação do fabricante, e aplique uma pequena quantidade em uma mecha de cabelo, preferencialmente na nuca. Espere o tempo indicado na embalagem dos produtos e lave os fios.  

Se ocorrer tudo bem, você pode aplicar a mistura de água oxigenada e pó descolorante no cabelo, mecha a mecha.

Como deixar o cabelo azul: decapagem

Se o seu cabelo estiver colorido, o processo ideal é a decapagem, um procedimento que não retira o pigmento natural dos fios, mas apenas o pigmento artificial, ou seja, a tinta.

Assim, se o seu cabelo for loiro e você tiver utilizado recentemente coloração preta, a decapagem vai retirar apenas o pigmento preto, retornando os seus cabelos para a tonalidade natural.

Vale mencionar que podem ser necessárias várias sessões para que todo o pigmento artificial seja removido e as orientações contidas na embalagem sobre o tempo de espera entre uma aplicação e outra devem sempre ser respeitadas.

Como deixar o cabelo azul: matização

Se o seu cabelo ficar muito amarelado depois da descoloração, o ideal é que você aplique um shampoo matizador antes de colori-lo. Esse produto tem como objetivo retirar o aspecto amarelado dos fios, que podem interferir diretamente no resultado final e deixar os cabelos esverdeados.

Com um fundo mais acinzentado ou platinado, fica mais fácil garantir a aderência e um resultado mais homogêneo. Para matizar o cabelo, uma opção é usar o Shampoo S.O.S Bomba Matizador, que além de neutralizar o tom amarelo ainda nutre as madeixas.

Como deixar o cabelo azul: coloração

Depois desse processo, aí sim vamos fazer a coloração dos fios. Existem diferentes marcas e tonalidades de azul, e você pode aplicar a tintura pura se quiser um azul mais intenso, ou misturar o produto com creme de hidratação branco, caso tenha intenção de deixar os cabelos num tom azul pastel.

Lembre-se sempre de deixar a tinta agir somente pelo tempo indicado na embalagem e de fazer a lavagem conforme o fabricante orienta.

Cabelo azul: cuidados depois da coloração

Depois da coloração, é importante também aprender a cuidar do cabelo para manter a cor bonita por mais tempo e recuperar seus fios das agressões químicas.

Qualquer tipo de cabelo colorido deve ser lavado e condicionado com produtos específicos para ele e receber sessões de hidratação, nutrição e reconstrução para que recupere os nutrientes e massa que são perdidos nos procedimentos de coloração.

O cabelo azul, especificamente, deve evitar ainda o contato com o cloro e outras substâncias que possam mudar a tonalidade e também receber retoque a cada 20 ou 25 dias, para evitar que fique desbotado.

E agora, pronta para se aventurar nos fios azulados?

Leia também