Tayla Pinotti

Cabelo cacheado: 9 dicas de cuidados para ter fios saudáveis

Cabelo cacheado

Os cabelos cacheados chamam a atenção por serem incríveis e cheios de vida. Fala sério, não tem coisa mais linda do que uma cabeleira cheia de cachinhos definidos, não é mesmo?

Mas só as cacheadas sabem o trabalho que dá para deixar os cachos sempre lindos. Além dos produtos específicos, é preciso ter uma série de cuidados para quem os cachinhos fiquem saudáveis e cheios de vida.

Apesar de o cabelo cacheado exigir bastante atenção por ser naturalmente mais ressecados, tratá-los no dia-a-dia não é nenhum bicho de sete cabeças. Além disso, alguns produtos são tão práticos e incríveis que cuidar dos cabelos acaba virando uma tarefa simples e prazerosa.

Corte o cabelo regularmente

O corte de cabelo ajuda a remover as pontas ressecadas, por isso, é importante cortar o cabelo com uma certa frequência, aproximadamente, de três em três meses. Busque referências e escolha o corte que mais combina com você, pois um bom corte de cabelo é fundamental para você se sentir bem consigo mesma. Além disso, o que não falta são boas opções de cortes para cabelos cacheados!

Escolha bons shampoos e condicionadores

Atualmente, existe uma infinidade de shampoos e condicionadores para o cabelo e, por isso, é importante escolher produtos que sejam para o seu tipo de cabelo. Ou seja, opte sempre por shampoos e condicionadores que sejam para cabelos cacheados e também leve em consideração as outras características dos seus fios, como se eles são oleosos ou ressecados e a curvatura dos seus cachos, por exemplo.

Monte o seu próprio cronograma capilar

Cronograma capilar é uma espécie de “agenda” de cuidados com o cabelo que tem como finalidade repor a água, os nutrientes e a massa capilar que os fios foram perdendo naturalmente ou por causa de fatores externos. Ele é dividido em três etapas que são, na verdade, três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. Existem algumas “agendas” prontas para serem seguidas, mas o ideal é que você monte o seu próprio cronograma de acordo com a necessidade do seu cabelo. Veja mais informações no nosso post sobre cronograma capilar.

Tenha um borrifador

Naqueles dias de preguiça ou de “bad hair day”, borrifar água nos cabelos pode ser a salvação para as cacheadas, pois esse método ajuda a definir os cachos sem que eles precisem ser lavados. Para fazer isso, você pode usar um borrifador com água e um pouco de creme para pentear ou pode optar por um produto pronto que proporciona o mesmo efeito nos cabelos, como o spray térmico Renova Cachos #todecacho que protege e define os cachos, além de proteger os fios.

Use um gel líquido para day after

Outro produto que também ajuda na definição dos cachos durante o day after é o gel líquido como, por exemplo, o Como se Fosse a Primeira Vez #todecacho. Ele pode ser aplicado nos cabelos secos para definir os cachos ou pode ser aplicado após a lavagem. Apesar de receber o nome de “gel”, esse produto não deixa os fios endurecidos. O ideal é aplicá-lo mecha por mecha e amassar os fios até que todos os cachinhos fiquem com a forma que você mais gosta.

Tenha bons cremes de pentear

Os cremes para pentear também estão na lista de produtos mais queridos entre as mulheres, pois eles ajudam a reduzir o frizz e também a desembaraçar os cabelos. Esse produtinho é ótimo para definir os cachos e deixar os fios hidratados.

Use óleos vegetais

Esse produtinho é ideal para quem tem as pontas ressecadas e, por isso, são aliados nos tratamentos capilares das cacheadas. Os óleos vegetais nutrem os fios, devolvendo a oleosidade que os mantém belos e sedosos. Uma dica para usar os óleos vegetais é misturar algumas gotinhas do produto em uma máscara de hidratação, ou também fazer uma umectação noturna.

Tenha um pente com dentes largos

E não são só os cosméticos para cabelo que são indispensáveis para cuidar dos cachos. Os pentes também são ótimos amigos das cacheadas. A largura dos dentes dos pentes e escovas influencia muito na hora de desembaraçar e definir os cachos, por isso, o ideal é optar por pentes com dentes mais largos que não tirem o formato natural dos cachinhos.

Tenha um pente garfo

Outro pente que não pode faltar na bolsa das cacheadas é o pente garfo. Esse tipo de pente é ótimo para dar volume aos cabelos quando eles estão murchinhos e também são ideais para levantar a raiz. Para as meninas que adoram volume, vale muito a pena investir em um pente garfo para levar para todos os lugares!

Com tantas dicas incríveis, você não terá mais motivos para não cuidar dos seus cachinhos, né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *