Talitha Benjamin

4 fatos sobre os cabelos cacheados e crespos que você provavelmente não sabia

cabelo cacheado e crespo

Por muitos anos, os cabelos cacheados e crespos foram negligenciados pelas marcas e profissionais da beleza. Nos últimos tempos, no entanto, o número de pessoas que passaram a assumir o cabelo natural só cresce – há sempre alguém passando pela transição capilar e procurando cuidar melhor dos fios.

Quando falamos dos cachos e crespos, há muitos mitos sobre esse tipos de fios que ainda são passados como verdade, ou até mesmo características que são desconhecidas. Seja por preconceito ou apenas pela desinformação, é importante conhecer os seus cabelos e saber tudo sobre eles.

Por essa razão, reunimos 6 fatos sobre os cabelos cacheados e crespos que você provavelmente não sabia. Confira:

Cabelos crespos e cacheados foram negligenciados por muitos anos por conta do racismo

Cuidados com cabelo cacheado e crespo

É muito comum ouvir falar que os cachos e crespos estão “na moda”. Isso pode até ser verdade, mas a demora para essas curvaturas caírem na popularidade se deve à outra razão: o racismo.

Por centenas de anos, o padrão de beleza que foi padronizado no Brasil foi o europeu, o que significa que muitas mulheres eram obrigadas a alisar os seus cabelos para se encaixarem nesse padrão – algo que vai na contramão da própria cultura brasileira. Os cabelos crespos e cacheados sempre foram associados aos negros e, portanto, por muito tempo, quem se atreveu a assumir o cabelo natural, com toda certeza ouviu pelo menos um comentário racista sobre o “cabelo ruim”.

Foi apenas há poucos anos, com as discussões sobre a estética negra e diversidade que mais pessoas passaram a adotar essas curvaturas e, consequentemente, as empresas de beleza passaram a reconhecer a demanda alta para investir em produtos para cabelo cacheado e crespo. Hoje em dia, eles são muito comuns, mas ainda há o preconceito remanescente para ser vencido.

Crespos e cacheados precisam de mais cuidado por serem mais frágeis

Que a hidratação é essencial para qualquer fio, isso já sabemos. Mas os cabelos de curvatura cacheada e crespa precisam de cuidados mais intensos, já que por causa da estrutura do fio em espiral, a hidratação natural não consegue chegar ao cabelo inteiro. Quantos mais fechados forem os cachos, mais ressecados serão os fios. Por essa razão, os danos causados pelo ressecamento costumam ser mais recorrentes.

Para quem tem esse tipo de fio, a hidratação semanal precisa ser seguida religiosamente para garantir a saúde do cabelo. Uma boa dica para cuidar melhor do cabelo cacheado e crespo é investir na rotina do cronograma capilar.

Você pode ter cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos ao mesmo tempo

produtos para cabelos crespos

Parece impossível, mas a maioria dos cabelos são assim. Na sua cabeça há diferentes texturas e curvaturas, e conhecê-las é essencial para cuidar bem do seu cabelo. Por exemplo: um cabelo pode ter a raiz lisa e o comprimento cacheado, ou até mesmo crespo. Ao passo que no mesmo cabelo, pode haver regiões onde a textura seja ondulada.

Por isso, na hora de pentear e modelar, é preciso ter paciência e delicadeza para tratar os fios de forma correta, para que eles não sejam danificados.

Você não pode cuidar dos cachos e crespos da mesma forma que cuida dos lisos e ondulados

Essa vai especialmente para as que estão passando pela transição. Saiba que os novos cabelos que aparecem não são iguais aos lisos, ou seja, toda a forma com a qual você trata o seu cabelo precisa mudar. O cabelo crespo é mais poroso, ressecado, frágil e volumoso, portanto, você precisará se acostumar com cuidados diferentes e talvez um pouco mais intensos.

O primeiro de todos é acostumar-se com o volume, que pode ser um pouco difícil de aceitar nos primeiros dias. Outras etapas também precisam mudar, como o penteado (nada de puxar o cabelo para baixo e desembaraçá-lo ou escovar com os fios secos), cuidados semanais (a hidratação precisa ser feita com bastante frequência em fios crespos e cacheados), entre outros.

como cuidar do cabelo cacheado e crespo

Mas não se esqueça! Tudo isso vale a pena para assumir a sua beleza natural e parar de depender de químicos e outros recursos para ficar bonita, afinal, o principal fato sobre os fios com curvaturas é que eles são lindos como qualquer outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *