Tayla Pinotti

Cabelo crespo grisalho: como adorar essa fase da vida

 

Cabelo crespo grisalho

Aceitar o cabelo crespo é um grande desafio, mas aceitar um cabelo crespo e grisalho é pura resistência.

Isso porque a sociedade ainda enxerga os cabelos brancos como sinal de desleixo quando se trata do sexo feminino, enquanto para muitos homens pode ser um “charme”.

A pressão pela aparência jovial é muito mais forte sobre as mulheres, que acabam recorrendo ao uso de tinturas e tonalizantes para disfarçar o aparecimento de qualquer fiozinho branco que possa surgir.

Luciana, conhecida como Marfim Rosa, tem 44 anos, é digital influencer e assumiu os fios grisalhos no seu cabelo 3b. Ela conta que decidiu assumir os fios brancos por questões não apenas estéticas, mas também políticas.

Cabelo crespo grisalho @marfimrosa

Seus primeiros fios brancos começaram a aparecer aos 35 anos e isso fez com que Marfim se visse refém do uso de tonalizante a cada 15 dias.

Cansada de ter que retocar os fios nessa frequência, ela decidiu que aceitaria os que nascessem brancos. Porém, quando foi procurar referências de mulheres crespas e grisalhas, não encontrou quase nenhuma.

“É muito raro nós vermos mulheres de cabelos grisalhos naturais por aí, principalmente mulheres crespas e cacheadas. Por isso, aceitar meus fios brancos se tornou um ato político”, explica a digital influencer.

A representatividade é um fator que influencia muito na decisão das mulheres, pois faz com que elas aceitem e amem suas características físicas e suas origens.

Cabelo crespo grisalho e o momento de transição

Os fios brancos vão nascendo aos poucos e leva um tempo até o cabelo ficar completamente branco.

Esse período no qual a mulher aceita os fios brancos sem usar tintura é uma espécie de transição, já que o cabelo passa de uma fase para outra.

Marfim Rosa conta que está na transição desde dezembro de 2016 e que, durante esse período é preciso ter paciência, pois o cabelo não fica da forma desejada de um dia para o outro.

A influencer ainda deu uma dica para as que aceitam a transição, mas ainda querem esconder os fios brancos durante o período: dá para usar sprays (coloridos ou não) e brincar com as cores, deixando os fios grisalhos com uma nova cara.

De qualquer forma, o importante é se manter forte e achar a forma que mais te agrade para enfrentar esse processo.

Quando a raiz começar a ficar branca e o comprimento do cabelo ainda tiver pigmentação, é possível tonalizar a raiz ou então apostar em uma coloração branca/prateada para conquistar um cabelo branco por completo.

Cabelo grisalho e autoestima podem (e devem) andar juntos

Cabelo grisalho
Assumir o cabelo crespo grisalho é deixar para trás uma vaidade, mas é também resistir e ir de encontro à sua própria identidade.

“Minha autoestima se fortaleceu quando aceitei meus fios brancos. Não vejo a hora de estar totalmente grisalha, ser naturalmente linda”, é o que diz Marfim Rosa.

Assim como ela, muitas mulheres com o cabelo crespo grisalho se sentem livres dos padrões de beleza com seus cabelos brancos.

Quando você aceita seu cabelo branco, você aprende a ver sua beleza natural e também começa a se conhecer melhor.

Dicas de cuidados com o cabelo crespo grisalho

Os fios grisalhos são mais porosos e finos e, por isso, precisam de cuidados especiais, ainda mais se tratando de cabelos com curvaturas 3 e 4, que são naturalmente mais ressecados.

Sendo assim, uma das dicas para cuidar do cabelo crespo grisalho é apostar em shampoos e condicionadores sem sulfato e sem sal, ou seja, produtos liberados.

As hidratações devem ser semanais ou quinzenais para repor nutrientes necessários e, pelo menos uma vez ao mês, é recomendado fazer umectação e reconstrução para fortalecer os fios.

Marfim Rosa lembra também da necessidade de usar um matizador roxo a cada 3 meses aproximadamente, pois isso ajuda a manter os fios brancos longe do aspecto amarelado.

E, para evitar os danos do dia a dia e dos raios solares, é indicado usar finalizadores com proteção UV, como o Leave-in CC Cream Maria Natureza da Salon Line.

Cabelo crespo grisalho: como adorar essa fase da vida
4.9 (97.14%) 7 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *