Leila Mendes

Cabelo crespo: tudo o que você precisa saber para ter fios crespos perfeitos e saudáveis

Se antes o sonho de quem tinha cabelos crespos era alisar, hoje grande parte das mulheres tem assumido sua raiz crespa com muito orgulho. E não é para menos, os fios crespos carregam ancestralidade, história e muito amor. Sem contar que com o surgimento de vários produtos incríveis, está muito mais fácil cuidar dessa belezura. Por isso, fique de olho nas dicas que separamos para você e caia de cabeça nesse universo.

Cabelo crespo

Como saber se o meu cabelo é crespo?

Fique tranqüila, essa dúvida é muito comum. As pessoas costumam confundir os cabelos crespos com os cabelos cacheados. Para saber qual é o seu tipo, basta olhar a tabela de curvatura abaixo. Os fios crespos pertencem a família 4ABC, são menores e mais fechadinhos do que os cabelos tipo 2 ou 3.

Cabelo crespo

Quais são os cuidados com o cabelo crespo?

Por conta do seu formato em espiral, a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo dificilmente chega até as pontas e por isso ocorre o ressecamento dos fios. Para tratar as madeixas e deixá-las sempre bonitas e saudáveis, é fundamental aderir ao cronograma capilar composto por três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa do cronograma oferece uma solução específica para cabelos danificados por fatores como poluição, incidência de raios solares, cloro da água, procedimentos químicos de coloração ou descoloração, entre outros. O ideal é intercalar esses tratamentos dentro de um período sugerido de quatro semanas para suprir as necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar. Vale investir também em uma umectação noturna com um óleo 100% vegetal para que o tratamento ocorra durante o sono.

Cabelo crespo

Como lavar o cabelo crespo de forma correta?

Higienizar os cabelos crespos de maneira correta também é fundamental. Procure produtos específicos para o seu tipo de curvatura; invista em produtos liberados, ou seja, que não contém alguns ingredientes em sua composição como sulfato, petrolato, parabenos, silicones, parafinas e óleo mineral, que podem agredir a fibra capilar; e evite lavar os fios com água quente.

Mantenha o corte do cabelo crespo em dia

Fazer a manutenção das pontinhas sempre que possível é muito importante para que o cabelo mantenha um aspecto sempre saudável e bonito. Assim você elimina as pontas duplas e ressecadas, e ainda deixa o corte lindo. Importante: procure um profissional de sua confiança e opte por cortar as madeixas com os fios secos, assim você evita o fator encolhimento e qualquer constrangimento que possa surgir.

Cabelo crespo

Que tal mais diquinhas para o seu crespíssimo poderoso? Clica aqui e se joga!

Cabelo crespo: tudo o que você precisa saber para ter fios crespos perfeitos e saudáveis
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *