Cabelo em transição: Dicas de cuidados, texturizações, cortes e penteados durante a transição capilar

Por: Leila Mendes

A transição capilar é um momento importante e muito delicado na vida de uma pessoa. É uma fase de mudanças que começa com o desejo em assumir os cabelos em sua estrutura natural, e se transforma o estilo de vida, a autoestima, a percepção e a motivação de cada um. Por isso, se você está com o cabelo em transição, veja todas as dicas que separamos. E lembre-se: a transição é uma fase que passa, portanto, enfrente ela de cabeça erguida.

Cuidados com o cabelo em transição

Os cabelos cacheados, crespos e crespíssimos, naturalmente já são mais ressecados e, por isso, demandam cuidados intensos, especialmente durante a transição capilar. Para manter os fios saudáveis, é preciso aderir ao cronograma capilar composto pelas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. É ele quem vai ajudar a repor água, lipídeos e massa capilar que são perdidos diariamente por diversos fatores, proporcionando uma vida nova as madeixas secas. Dica: invista também na umectação noturna. Nela, você passa um óleo 100% vegetal nos fios antes de dormir e deixa o produto agir durante o sono. Na manhã seguinte lava normalmente as madeixas.

Texturizações para cabelo em transição

Uma das maiores dificuldades de quem passa pela transição capilar é lidar com as duas texturas presentes nos cabelos: a nova raiz que está crescendo e as pontas alisadas. Para contornar esse “problema”, invista em técnicas de texturizações com produtos específicos para o seu tipo de fio. Dica: evite ao máximo usar ferramentas de calor nessa fase. Entre as texturizações mais conhecidas estão: twist, dedoliss, tranças, coquinhos e bigudinhos. O twist é bem simples. Basta pegar os fios mecha a mecha, subdividi-las em duas e torcê-las, formando twists. Passe um pouquinho de óleo vegetal nas pontas e enrole-as para dentro. Prontinho! Depois é só soltar.

Uma foto da Ana Lídia com cabelo em transição e outra foto dela com o cabelo em texturização

Mona Lisa nunes com tranças no cabelo para texturização

Mona Lisa com cabelo após a texturização com trança

Cortes para cabelo em transição

A decisão do corte é algo significativo e importante. Por exemplo, realizar o BC, ou big chop (grande corte), é uma decisão muito pessoal. Nele, você retira toda a parte lisa do cabelo, deixando apenas a raiz natural. Portanto, você só deve fazer se gostar de fios curtos e estiver 100% confortável com a decisão. Caso contrário, opte por cortar aos poucos. O corte tapered é um modelo para quem gosta daquele batidinho nas laterais com volume na parte de cima. Já o chanel de bico preserva a parte da frente, deixando-a mais comprida e dando a impressão de que o cabelo é maior. Enquanto a parte de trás fica mais curta, deixando o look mais descolado e atual. Outra opção também é o corte em camadas tradicional. Ele é perfeito para quem não quer ousar no visual e tem medo de apostar em um modelo desconectado. O bacana é que combina com franjas, muito ou pouco volume, fios curtos ou longos, e por aí vai.

Mulher com cabelo crespo e corte bem curtinho

Mulher com cabelo crespo e corte tapared hair

Mulher com cabelo ondulado, loiro escuro e corte chanel

Penteados para cabelo em transição

Os lenços e turbantes estão entre as opções preferidas de quem está com o cabelo em transição. De fato, eles deixam o visual super estiloso e valorizam ainda mais as madeixas curtinhas. Existem várias opções de estampas e diferentes maneiras de amarrar o tecido. Veja aqui uma amarração de turbante em flor.

Mulher com turbante no cabelo todo

Mulher com turbante amarrado como uma tiara

Leia também

Racismo reverso
Autoconhecimento

Racismo reverso existe?

Você provavelmente já se deparou com a expressão racismo reverso em notícias, feed de redes sociais e rodas de conversas. Baseado na justificativa de que

Leia mais »