Tayla Pinotti

Cabelo liso natural: confira as características dos fios lisos e os principais tratamentos

 

Cabelo liso natural

Cabelo liso é tudo igual? Não, não é! Apesar dos lisos não terem curvaturas ou texturas diferentes, cada cabelo tem sua particularidade.

Os fios podem ser mais grossos ou mais finos, mais ressecados ou mais oleosos, podem ter ou não coloração, enfim… podem variar bastante de pessoa para pessoa. Se você é do time das lisas, saiba tudo sobre o assunto!

Principais características dos cabelos lisos

Apesar de não possuírem curvatura, existe uma classificação para os cabelos lisos, que são divididos nas categorias 1A, 1B e 1C. Veja abaixo quais são as principais características de cada uma deles.

Cabelos 1A:

Os cabelos lisos classificados como 1A são mais finos. Eles são tão fininhos que, na maioria dos casos, é impossível usar acessórios ou fazer com que os penteados durem por muito tempo.

Sua principal característica é o efeito chapado e a oleosidade na raiz, por isso, quem tem as madeixas 1A normalmente precisa lavá-las todos os dias. O lado bom é que ele também costuma ser bastante brilhante.

Cabelos 1B:

Os cabelos lisos classificados como 1B são os que têm os fios nem tão finos e nem tão grossos, ou seja, são considerados médios. Diferente do cabelo 1A, o 1B é menos chapado e pode ter até um pouco mais de volume. Além disso, ele segura melhor os acessórios e penteados.

Entretanto, a raiz dos cabelos 1B também costuma ser oleosa e precisa ser lavada diariamente.

Cabelos 1C:

Entre as três categorias de cabelos lisos, o 1C é o que possui fios mais grossos. Ele é super pesado, difícil de prender e modelar.

Assim como os cabelos 1A e 1B, o 1C também é caracterizado pela oleosidade na raiz.

Principais tratamentos para cabelos lisos

Os cabelos lisos, na maioria dos casos, não precisam tanto de hidratação quanto os cacheados e crespos, pois a oleosidade da raiz chega com mais facilidade ao comprimento e pontas.

Apesar disso, eles estão expostos ao calor, ao vento e também podem ser danificados pela água do mar, piscina, colorações ou pelo uso de ferramentas de calor em excesso (como o secador de cabelo, por exemplo).

No caso dos cabelos lisos com coloração, a necessidade de uma rotina de cuidados é maior. Por isso, a dica é investir em um cronograma capilar que ajude na reposição de nutrientes aos fios.

Já os lisos naturais e sem coloração podem apostar em produtos que deixem os fios ainda mais brilhantes e saudáveis.

Além disso, para controlar a oleosidade, é muito importante usar um shampoo que proporcione uma limpeza profunda, principalmente na raiz do cabelo. Neste caso, os shampoos antirresíduos são super indicados.

Agora, se você está cansada de lavar os cabelos todos os dias e quer disfarçar a oleosidade, invista em um shampoo a seco. Funciona muito bem!

Cabelo liso natural: confira as características dos fios lisos e os principais tratamentos
4.5 (90%) 4 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *