Tayla Pinotti

Confira tudo o que você precisa saber para evitar o cabelo oleoso

Se você precisa lavar o cabelo todos os dias, vive procurando alternativas para driblar a oleosidade, sente que seus fios estão sempre com aspecto escorrido – mesmo algumas horas depois lavá-los-, então você sabe beeem como é conviver com um cabelo oleoso.

Característica principalmente entre lisas e onduladas, a boa notícia é que a oleosidade não necessariamente indica que algo vai mal. Isso porque o sebo é um óleo natural que protege o cabelo contra a poluição e a quebra, sendo necessário para a saúde capilar.

O que acontece, no entanto, é que, devido à produção de gordura e suor pelas glândulas do couro cabeludo, secreções são incorporadas aos fios, criando um aspecto de “sujeira” no cabelo.

Mas, mesmo a oleosidade em quantidades normais não sendo um problema capilar, a aparência “sebosa” não agrada quem tem que conviver com essa questão diariamente.

Se você faz parte do time de garotas que querem saber como tirar a oleosidade do cabelo, confira abaixo tudo o que você precisa saber para evitar que suas madeixas fiquem oleosas.

Como acabar com a oleosidade do cabelo

Lave o cabelo usando um shampoo para cabelos oleosos

Shampoos hidratantes são ótimos, mas seu tipo de cabelo precisa mesmo é de um belo detox! Use sempre produtos específicos para cabelos oleosos para evitar que eles produzam ainda mais sebo.

A dica é observar se o produto possui o pH ajustado, além de bons elementos de limpeza e ativos que ajudam a combater a oleosidade na composição – alguns exemplos são: sulfato, mentol, argila verde e carvão ativado.

Evite lavar o cabelo todos os dias

Por mais que pareça impossível abrir mão da lavagem diária dos fios, já que ela parece solucionar o problema da oleosidade, o ideal é intercalar os dias de lavagem para não remover todos os óleos naturais do cabelo.

Para não sofrer tanto, lave um dia e um dia não e, nos dias em que não lavar, prenda os cabelos para disfarçar a aparência oleosa. Além disso, durante a lavagem, não esfregue o couro cabeludo, pois este é outro erro que você comete ao lavar o cabelo.

Prefira banhos em temperaturas mornas

Por mais que um banho quentinho seja irresistível, a água muito quente estimula a produção de glândulas sebáceas e contribui para o aumento da oleosidade dos fios, além de causar ou piorar problemas do couro cabeludo, como a caspa, por exemplo.

Mesmo durante o frio, faça um esforço para usar água morna ou fria na hora de higienizar os fios. Isso também vai garantir mais brilho e movimento a eles.

Carregue um shampoo a seco na sua bolsa para emergências

Se você ainda não conhece o shampoo a seco, saiba que sua vida pode mudar depois de conhecê-lo. Isso porque ele funciona como “mágica” para os fios oleosos – basta aplicar o produto na raiz do cabelo, dar algumas batidinhas e ver o aspecto oleoso ir embora.

No entanto, é importante lembrar que o shampoo a seco não substitui as lavagens, já que ele funciona apenas como um “quebra-galho” e não elimina, de fato, os resíduos do couro cabeludo.

Não use condicionadores ou cremes sem enxágue

Cabelos naturalmente oleosos não exigem o uso frequente de condicionadores e muito menos de cremes sem enxágue, já que esses produtos podem aumentar a oleosidade dos fios.

Para manter os fios hidratados, portanto, a dica é aplicar um condicionador apenas nas pontas do cabelo e fazer hidratações semanais ou quinzenais, aplicando a máscara somente no comprimento dos fios.

Não seque o cabelo com o secador rente à raiz

Se você tem o hábito de secar os fios usando ferramentas de calor, deixe o secador sempre na temperatura média e mantenha o jato de ar a alguns centímetros da raiz.

Além disso, alterne as posições do aparelho, pois o jato quente no couro cabeludo por muito tempo resseca a região e faz com que as glândulas produzam mais sebo para repor oleosidade.

Não passe a mão nos cabelos o tempo todo

Já que a intenção é tirar oleosidade do cabelo, evite passar as mãos no cabelo, pois a oleosidade dos dedos é transferida para o couro cabeludo, deixando os fios pesados.

Se você tem um cabelo oleoso com franja, segure a emoção! Ficar mexendo na franja é tentador, mas isso só vai fazer com que suas madeixas pareçam pesadas. Além disso, lembre-se de que qualquer forma de atrito faz a produção de sebo do couro cabeludo aumentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *