Tayla Pinotti

Cuidados essenciais para combater o cabelo opaco

Cuidados, produtos, precações para não ter cabelo opaco

Seja nos comerciais de TV ou nas embalagens de shampoo, o fato é que, quando o assunto é cabelo, a característica que mais chama atenção é o brilho. Toda mulher sonha com fios saudáveis, sedosos e, claro, reluzentes. Justamente por isso, o cabelo opaco é um dos maiores temores das mais vaidosas.

Mas, afinal, o que é cabelo opaco? É simples: basicamente, é aquele cabelo sem brilho, sem vida, com fios quebradiços e ressecados. Geralmente, as principais causas da opacidade são o uso excessivo de ferramentas de calor, acúmulo de resíduos nos fios, erros na lavagem e falta de hidratação.

Sendo assim, a melhor forma de combate é tratar a raiz do problema. Veja abaixo quais são os cuidados essenciais – que também são super simples – para tratar e evitar o cabelo seco e opaco. Confira e garanta fios brilhantes como nos comerciais de televisão!

Lave o cabelo com um shampoo antirresíduos uma vez por mês

Para garantir brilho, o primeiro passo é garantir um cabelo limpo. Além das lavagens de rotina, também é importante substituir o shampoo tradicional por um antirresíduos ou detox pelo menos uma vez por mês ou a cada 60 dias.

Dessa forma, além de promover uma limpeza, o produto também vai eliminar todo o excesso de resíduos acumulados no cabelo durante esse tempo, dando mais leveza e movimento aos fios. E pode ficar tranquila: esse tipo de shampoo não vai ressecar o seu cabelo!

Invista em hidratações e umectações

A hidratação é o tratamento mais básico pelos cabelos e é responsável por repor água, nutrientes e vitamina que os fios perdem no dia a dia. Por ser um tratamento mais primário e não sobrecarregar tanto o cabelo, o ideal é apostar em hidratações semanais ou quinzenais utilizando máscaras específicas para o seu tipo de cabelo.

Já a umectação é um tratamento à base de óleos vegetais que tem como função nutrir os fios por meio da reposição de lipídios, que são gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo e que têm a função de conferir uma camada protetora nos fios. O ideal é apostar nesse cuidado uma vez por mês e nunca aplicar o óleo na raiz.

Não ignore o uso do protetor térmico

Poucas são as mulheres que não utilizam nenhuma ferramenta de calor nos cabelos corriqueiramente. O secador e a chapinha, por exemplo, são os melhores amigos de muitas delas, mas, o que elas não sabem é que, na verdade, eles podem se tornar verdadeiros inimigos dos fios a longo prazo.

Para impedir os danos da alta temperatura dessas ferramentas e evitar um cabelo opaco e sem vida, a solução é simples: basta aplicar um defrizante protetor térmico, produto que blinda os fios do calor. Basta aplicar algumas gotinhas por todo o comprimento dos fios.

Lave os fios com água fria

Além de investir em tratamentos para cabelos opacos e quebradiços, um cuidado simples também pode fazer a diferença: lavar os fios usando água fria. Isso porque a água quente estimula a oleosidade na raiz e o ressecamento no comprimento, já que dilata a cutícula dos fios.

E se você está pensando em como fazer isso durante os dias mais frios, a dica é lavar o corpo usando água quente e, na hora da chuveirada para lavar os fios, diminuir bastante a temperatura. Dessa forma, seu cabelo ficará mega brilhante!

Agora que você já sabe exatamente o que fazer para não ter um cabelo opaco, aproveite e confira também como conquistar um cabelo liso espelhado cheio de brilho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *