Thauany Lima

Cabelo tipo 4: entenda a curvatura dos fios crespos

cabelo tipo 4

Em algum momento da sua vida você já deve ter escutado falar que cabelo crespo é o mais complicado de cuidar, não é mesmo?!

Pois bem, essa afirmação tem certo fundamento, isso porque o cabelo tipo 4 é mais ressecado e, portanto, pode ficar opaco, embaraçado e sem movimento com mais facilidade, precisando de mais atenção na hora de tratar.

Isso não significa que você deve desistir dos cuidados com o seu cabelo crespo, pelo contrário, quanto mais cuidar desse cabelo, mais felicidade terá com ele, afinal, o crespo é lindo e poderoso.

Separamos algumas dicas de rotina para todas as crespas manterem o cabelo tipo 4 maravilhoso e saudável.

Nutrição em cabelo crespo

O principal tratamento para os cabelos crespos é a nutrição capilar, que trata-se de uma reposição de óleo aos fios, devolvendo a sedosidade e a saúde aos cabelos mais ressecados.

Todos os cabelos tipo 4, seja 4A, 4B ou 4C, têm uma necessidade gigantesca de óleo, isso porque, a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue atingir todo o comprimento dos fios, o que faz o crespo ser a curvatura mais ressecada.

Essa escassez de óleos é característica de cabelos enrolados e muito crespos, pois com a quantidade de curvas nos fios, não é possível a mobilidade do óleo para todo o comprimento do cabelo.

O ideal para o cabelo crespo é abusar de óleo vegetal, seja nas máscaras de nutrição ou puros.

Umectação em cabelo crespo

O cabelo crespo precisa de muito óleo, então, nada melhor do que dar óleo vegetal purinho aos fios, não é mesmo?!

Essa técnica é conhecida como umectação capilar e o cabelo crespo adora e precisa muito.

A umectação capilar pode ser feita de duas maneiras, a primeira é antes de lavar o cabelo, com os fios ainda sujos e secos. Aplique uma quantidade razoável de óleo vegetal, até que os fios fiquem completamente envolvidos. Deixe o produto agir por, no mínimo, 30 minutos e lave em seguida.

A segunda maneira de fazer a umectação capilar é durante a noite, também com os fios sujos e secos. Aplique o óleo vegetal por todo o cabelo e deixe agir durante toda a noite. Na manhã seguinte, lave e condicione como de costume.

A umectação devolve a oleosidade natural para os fios, deixando-os nutridos, brilhantes e muito hidratados, é um tratamento essencial para cabelos tipo 4.

Técnica UCPE

A umectação capilar é essencial para os cabelos crespos tipo 4, como dissemos anteriormente. Afinal, ela é a maneira mais fácil de devolver o brilho e a sedosidade aos fios.

Porém, mesmo com os benefícios, as mulheres evitam realizar esse tratamento por conta da dificuldade de retirar o óleo dos fios posteriormente, por isso, vamos ensinar como realizar a técnica de UCPE para deixar o cabelo mais leve e brilhante após cada umectação.

A técnica UCPE significa “Umectar, Condicionar, Pausar, Enxaguar”, são os passos necessários para deixar os fios sem excesso de óleo e com movimento.

O processo é fácil e rápido, após aguardar o tempo de espera da umectação capilar e enxaguar, reparta o cabelo ao meio, em duas partes iguais, e aplique o condicionador em todas as partes.

Deixe o condicionador agir por, no mínimo, 30 minutos e enxágue com água em abundância. Caso ache que ainda exista resíduos de óleo no cabelo, faça o processo do condicionador novamente.

Essa técnica é a melhor alternativa para retirar o excesso de óleo dos fios, afinal, o shampoo não consegue penetrar e eliminar o óleo do cabelo com a mesma competência do condicionador.

Finalização do crespo

O cabelo crespo tipo 4A, 4B e 4C são tipos de fios que precisam de finalizadores com muito óleo na composição, seja creme para pentear ou ativador de cachos.

Escolhendo o finalizador certo para a curvatura do fio, é mais fácil manter o cabelo nutrido e hidratado no dia a dia.

Gostaram das dicas para o cabelo tipo 4? Confira também penteados para essa curvatura, desta maneira, você vai arrasar com o cabelo hidratado e moderno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *