Leila Mendes

Cabelos afros: dicas de corte, penteado, coloração e cuidados

O cabelo afro é lindo e merece ser valorizado em toda sua essência. É sinônimo de expressão, resistência, empoderamento, história e luta. É um encontro com aquilo que somos e por todos os momentos pelos quais passamos. E cuidar dele com carinho faz parte do processo do nosso dia a dia, seja com dicas de corte, penteado, coloração ou cuidados. Para isso, seguem algumas informações fundamentais que vão te deixar ainda mais linda. Vamos lá!

Cortes de cabelos afros:

Um dos cortes que tem ganhado o coração e literalmente a cabeça da mulherada é o corte pixie, um dos mais pedidos nos salões de beleza. Ele tem como característica principal a lateral mais baixa e o topo da cabeça mais volumoso. Quer uma dica? Para ele ficar ainda mais estiloso, aposte nas laterais e nuca bem batidinhas e deixe o centro com mais volume, dando a impressão mesmo de um moicano. Outro corte muito pedido também nos salões de beleza e que continua com força total é o long bob. Para quem não sabe e nunca ouviu falar, esse corte é bem democrático e traz a frente do cabelo mais longa do que a parte de trás. É importante lembrar aqui sobre o fator encolhimento que o corte para cabelos afros pode sofrer. Por isso, uma dica que vale considerar é cortar o cabelo com um profissional de sua confiança e de preferência a seco, assim é possível ter uma ideia real do tamanho que o cabelo ficou. Outro modelo que tem ganhado aos poucos a cabeça das mulheres é o corte swag, que tem como principal atributo a franja. Se engana quem pensa que pessoas com cabelos afros não podem investir na franja. Não só podem, como devem. Ela pode ser longa e repicada, geométrica ou mais curtinha, tudo vai depender do que você gosta e quer. Mas atenção: se você não gosta de volumão, então procure outra alternativa de corte pois o swag evidencia o volume. E para finalizar as opções de cortes de cabelos afros, vale falar do famoso black power para cabelos crespíssimos. Quer deixar ele com aquele volumão poderoso? Use um pente garfo para soltar a raiz e jogue esse black lindo nas alturas. Se quiser ainda incrementar o look, abuse das tiaras e turbantes, fica show!

cabelos afro

Penteados para cabelos afros:

O afro puff é um penteado simples e fácil de fazer. Ganhou esse nome recentemente, mas aposto que muitas de vocês já fizeram esse penteado no passado e ainda fazem, sem saber que ele tem um nome né?! Ele tem como característica principal concentrar o cabelo todo em uma só área, formando um tipo de pom-pom na cabeça, como se fosse um rabo de cavalo. Mas se você é daquelas que quer inovar e acha que o efeito pom-pom no alto da cabeça como um rabo de cavalo é simples demais, pode apostar nas variações do afro puff. Uma dessas variações é o puff lateral preso no alto ou o puff lateral baixo com o cabelo repartido. Ambos ficam lindos e são apostas incríveis para acompanhar seu look. Assim como nos cortes de cabelos afros, você também pode usar e abusar dos acessórios nos penteados para cabelos afros.

cabelos afro

Cabelos afros com luzes:

Os cabelos afros naturalmente são mais sensíveis, mais finos e mais ressecados. Por isso, antes de submeter os fios a qualquer coloração ou descoloração, é importante consultar um profissional de sua confiança e realizar sempre o teste de mecha para saber se os cabelos aguentam ficar expostos a química. Paralelo a isso, é fundamental analisar o grau de porosidade do cabelo para só assim definir o tipo de produto que poderá ser utilizado nas madeixas. Feito todos os procedimentos citados acima, chegou a hora da decisão: “quero meus cabelos afros com luzes!”. Sim, você pode! Mas lembre-se que os cuidados deverão ser redobrados uma vez que os cabelos afros são mais frágeis, e que, para mantê-los bonitos e saudáveis você precisará investir em um cronograma capilar com muita hidratação, nutrição e reconstrução. A hidratação capilar é essencial para repor a água perdida pelos fios, enquanto a nutrição capilar tem como principal objetivo ajudar a repor os nutrientes perdidos. Por fim, temos a reconstrução capilar que serve para repor as proteínas perdidas e melhorar a aparência dos fios. Cabelos com luzes costumam ser submetidos ao processo de reconstrução para recuperar os maus-tratos que sofreram, além de melhorar a elasticidade, tudo através da famosa queratina. Entretanto, assim como em outros tipos de fios, é sempre bom iluminar o visual e disfarçar aqueles indesejáveis brancos que insistem em aparecer.

cabelos afro

Com essas dicas para cabelos afros, com certeza você vai arrasar ainda mais por onde passar! Continue navegando pelo nosso site e conheça mais sobre o universo feminino.

Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *