Thauany Lima

Cabelos cacheados: Tudo que uma cacheada precisa saber

Os cabelos cacheados são lindos e cheios de atitude, mas muitas pessoas afirmam que eles são complicados e trabalhosos, por isso muitos acabam alisando ou adquirindo alguma química de transformação alegando “facilitar o cuidado”.
Esse tipo de cabelo realmente precisa de mais cuidados, mas quando se conhece as necessidades do cabelo e os produtos certos, tudo fica muito mais fácil.
Os cabelos cacheados precisam de mais nutrição que os cabelos de curvatura lisa e ondulada. Isso porque sua oleosidade natural tem uma dificuldade maior para alcançar todo o comprimento dos fios, causando ressecamento do meio do cabelo até as pontas.
Existem várias formas de tratar um cabelo cacheado e facilitar o cuidado no dia a dia, o conhecimento de produto é o mais importante para deixar o cabelo sempre tratado e com a saúde em dia.

cabelos cacheados

Hidratação, nutrição e reconstrução

Hidratação

Todo o cuidado é pouco para um cabelo cacheado, por isso deve-se conhecer muito bem o que cada máscara causa ao cabelo, para usar corretamente nos momentos mais adequados.
A hidratação é uma reposição natural de umidade e nutrientes dos fios, responsável por dar brilho, sedosidade, maciez e saúde ao cabelo.
É possível identificar se um cabelo está precisando de hidratação por sua falta de brilho, excesso de frizz e embaraço. Mas além de correr para as máscaras de hidratação, também é possível usar ingredientes caseiros para hidratar o cabelo.
Uma boa hidratação conta com os seguintes componentes: frutas; silicones; vitaminas; extratos vegetais; açúcar; mel; pantenol; glicerina, entre outros. Se quiser apelar para ingredientes caseiros para economizar na máscara de hidratação, saiba que a maionese, o abacate, o ovo e o azeite de oliva são componentes maravilhosos para fazer uma hidratação caseira.

Nutrição

A nutrição é o tratamento essencial para qualquer cacheada, pois o cabelo cacheado é naturalmente mais ressecado, conforme explicado anteriormente, por esse motivo máscaras de nutrição devem fazer parte da vida de qualquer cacheada.
A nutrição pode ser feita com óleos ou manteigas, os mais conhecidos são: óleo de coco, óleo de tutano, óleo de argan, óleo de uva, óleo de abacate, óleo de amêndoas, óleo de manga e o famoso óleo de rícino. As manteigas famosas são: manteiga de karité, manteiga de cacau, manteiga de cupuaçu e manteiga de murumuru.
Além desses exemplos existem vários outros óleos e manteigas no mercado, todos fazem muito bem para os fios cacheados.

Reconstrução

A reconstrução é maravilhosa para reparar cabelos danificados, quebradiços, elásticos e sem vida. Esses efeitos se dão por algum processo químico, pelo uso excessivo de ferramentas de calor (secador, prancha, modelador, etc.) no cabelo e sem proteção, como protetores térmicos, ou mesmo a escassez de hidratações e nutrições.
A reconstrução é um tratamento que não é aconselhado fazer por seguidas vezes, pois, como a queratina faz parte da composição das máscaras dessa característica, o uso contínuo desse componente pode danificar os fios, deixando-os muito rígidos.
Cabelos cacheados com mecha, relaxados, descoloridos ou com qualquer outra química precisam sempre de reconstruções para repor a massa capilar perdida no processo de transformação.
O indicado é usar uma máscara de reconstrução com intervalos de 15 a 30 dias, isso vai depender da gravidade dos danos.

Umectação capilar

Hoje em dia está cada vez mais comum ouvirmos falar de umectação, pois as mulheres estão começando a sentirem-se mais confortáveis para assumir seus cabelos cacheados, por isso, não dá para deixar de inserir mais óleo na rotina das molinhas, né!?
A umectação capilar é basicamente um banho de óleo vegetal nos fios, devolvendo maciez, brilho e sedosidade.
Os óleos vegetais que podem ser usados na umectação são todos aqueles citados acima, incluindo o azeite de oliva. Eles podem ser passados no cabelo de duas maneiras, mas em ambas com os cabelos sujos.
A primeira forma de fazer umectação é antes do banho, deve-se encharcar o cabelo com óleo vegetal e aguardar no mínimo trinta minutos antes de lavar o cabelo com shampoo.
A segunda maneira é durante a noite, deve-se passar óleo vegetal em todo o comprimento do cabelo, colocar uma touca de banho ou térmica e dormir com o óleo no cabelo. Na manhã seguinte lave com shampoo, finalize com condicionador e enxágue.
A umectação é maravilhosa para colocar fim aos cabelos ressecados e opacos, não tem erro, é a escolha certa.

Cronograma capilar é essencial

cabelos cacheados

O cronograma capilar é o “help” de todas as cacheadas, pois é um tratamento que devolve todos os líquidos, nutrientes, vitaminas, massa e queratina para os fios. Ele consiste em hidratação, nutrição e reconstrução, tudo que os fios precisam para se manterem saudáveis.
Ele deve ser seguido regularmente, sempre respeitando a tabela sugestiva, mas caso o cabelo tenha uma necessidade singular, aprimore o cronograma para as suas necessidades. Por exemplo, se o cabelo for mais ressecado, coloque mais nutrição do que hidratação no cronograma, ou um cabelo com muito frizz, coloque mais hidratação no tratamento. Só não aconselhamos colocar reconstrução em excesso no cronograma, como já mencionado acima.
Quando se aprende a identificar as necessidades dos cachos, fica mais fácil a sua manutenção, mas além de cuidados na hidratação, nutrição e reconstrução, deve-se escolher sempre um finalizador adequado para cada curvatura e característica desse cacho. Encontrando esses produtos, a vida fica mais fácil, rápida e bonita.

Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *