Thauany Lima

10 erros que as cacheadas cometem no cabelo

Cabelos cacheados
Toda cacheada sabe que não é fácil manter o cabelo sempre impecável e saudável, não é verdade?
Algumas atitudes mal pensadas podem causar danos graves aos cachos, principalmente quando o assunto envolve química de transformação.
Pensando nisso, separamos os dez piores erros que toda cacheada já cometeu, para evitar que as próximas gerações não corram os mesmos riscos capilares. Confira!

1. Pentear o cabelo de maneira errada

Os cabelos cacheados precisam de muita paciência e cuidado no momento do desembaraço, afinal de contas, cada ato irregular pode causar a quebra de algumas mechas.
O primeiro passo para quem pretende pentear o cabelo cacheado é escolher um pente com os dentes largos. Esse objeto faz toda diferença no desembaraço, acredite!
Outra dica é usar o momento do banho para organizar as madeixas, por isso aplique o condicionador ou creme para pentear para facilitar o deslize do pente.

2. Não fazer hidratação semanalmente

Um erro gravíssimo que muitas cacheadas cometem é esquecer de hidratar o cabelo semanalmente.
Ao longo dos dias os fios vão perdendo vitaminas, nutrientes e minerais, precisando de reposições regulares.
Ignorar esse tipo de tratamento deixa os cabelos cacheados ressecados, frágeis, sem brilho e até quebradiços.

3. Não cortar o cabelo

Ter medo da tesoura também é um erro grave de muitas cacheadas, isso porque o corte é essencial para ajudar no crescimento dos fios.
Não adianta querer cabelos longos e cheios de vida se o corte não está em dia.
Sem contar que ele é fundamental também para evitar as pontas duplas e ressecadas. Por isso, corte nem que seja só as pontinhas. Sério, já ajuda super!

4. Lavar o cabelo diariamente

Você não vai ser menos higiênica se não lavar o cabelo todos os dias, ok?!
O cabelo cacheado, diferente do liso, precisa de mais tempo para se nutrir organicamente. Isso porque as espirais das madeixas dificultam a passagem de óleo da raiz até as pontas, precisando de um período maior entre as lavagens.
Lavar as molinhas todos os dias pode causar ressecamento excessivo, perda de brilho, muito frizz, embaraços e falta de movimento.

5. Aplicar creme para pentear na raiz do cabelo

Um erro que compromete a beleza e a saúde do cabelo é utilizar creme para pentear diretamente na raiz.
Além de causar caspas, deixa o fio sem movimento e com um efeito estático.

6. Não usar óleo capilar

Toda cacheada precisa ter na bolsa um óleo reparador de pontas ou óleo vegetal sem enxágue, afinal, eles são fundamentais para manter o brilho e reduzir o frizz dos cabelos tipo 3 durante o dia.
Use os óleos diariamente nas pontas e prefira produtos com proteção UV ou térmica, para evitar danos causados pelo sol ou secador.

7. Passar shampoo nas pontas do cabelo

A higienização é um momento muito importante para todas as cacheadas, afinal de contas, não realizando esse processo corretamente o cabelo pode sofrer com os danos.
Por isso evite usar shampoo nas extensões do fio – higienize apenas a raiz e o couro cabeludo, certo?! Na hora do enxágue a espuma vai passar por todo o comprimento e pontas.

8. Lavar o cabelo com água quente

A água quente faz mal para qualquer tipo de cabelo e pele, no entanto, como o cabelo cacheado já sofre com a falta de nutrientes em toda a extensão dos fios, a água quente intensifica seu ressecamento.
Além disso, também sensibiliza os fios, deixando-os ásperos e opacos.

9. Usar relaxamento para reduzir o volume

O volume é um elemento presente em quase todos os tipos de cabelos cacheados, entretanto, muitas mulheres preferem relaxar a raiz para eliminar esse efeito.
O problema de apelar para esse procedimento é o dano que ele causa às madeixas, deixando-as ainda mais ressecadas e elásticas.
Neste caso, é fundamental adotar a queratina como parte da rotina de tratamento.

10. Fazer luzes ou platinar sem a orientação de um especialista

Está cada vez mais comum encontrarmos cacheadas que perdem a definição do cabelo e danificam a estrutura capilar por conta de procedimentos químicos inadequados.
Para aquelas que desejam clarear o cabelo sem agredir a fibra capilar, é indicado procurar um profissional especializado nessa curvatura de fio, caso contrário, podem ocorrer quebras, quedas e danos irreversíveis.

Agora que você já sabe quais são os principais erros que toda cacheada comete, que tal se atentar para não causar agressões ao cabelo, hein?!

10 erros que as cacheadas cometem no cabelo
4.5 (90%) 4 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *