Cabelos coloridos: como colorir, manter e cuidar!

Por: Tayla Pinotti

Se antes as pessoas tinham medo de pintar os cabelos e parecerem muito “diferentonas”, agora elas estão cada vez mais se jogando nas cores fantasia!

Hoje em dia, cabelo colorido é sinônimo de estilo, personalidade e empoderamento e, por isso, muitas meninas estão aderindo a esse visual colorido.

A inúmera variedade de produtos que facilitam a coloração dos fios também contribuiu muito para que o cabelo colorido deixasse de ser algo diferente e virasse uma tendência de moda.

Apesar disso, cuidar e manter os cabelos coloridos não é uma tarefa simples, pois requer muito investimento de tempo e, às vezes, até de dinheiro.

Como colorir os cabelos?

Se você quer mudar a cor do cabelo, o primeiro passo é decidir se você vai usar coloração permanente ou tonalizante.

A coloração modifica toda a estrutura do cabelo, tanto dentro quanto fora, e muda permanentemente a cor dos fios. Isso acontece graças à presença de substâncias químicas como a amônia, que age diretamente na parte interna dos fios e modifica a cor natural do cabelo.

Mas existem também as colorações que não possuem amônia na composição. Por isso, quando for escolher, leve em consideração o tipo do seu cabelo, se ele suporta ou não químicas mais agressivas.

Já o tonalizante é uma tintura “semipermanente”, que funciona como uma espécie de maquiagem para o cabelo, pois deposita os pigmentos apenas na parte externa dos fios. Ao contrário da coloração permanente, o tonalizante não possui amônia em sua composição e, por isso, é mais suave e costuma sair após algumas lavagens.

De qualquer forma, para pintar os cabelos com cores fantasias, é necessário descolorir o cabelo para que os fios atinjam a cor desejada. O ideal é sempre procurar a ajuda de um profissional, pois eles são muito mais capacitados para realizar a descoloração dos fios. Além disso, ele poderá dizer se o cabelo está apto a passar pelos processos de descoloração e coloração.

Como manter os cabelos coloridos?

Os cabelos coloridos exigem uma manutenção regular, pois a tonalidade desbota com o tempo e com as lavagens do cabelo. Quando o cabelo começa a ficar desbotado e com uma cor desagradável, chega a hora de voltar no salão para fazer um retoque.

Geralmente, as tintas comuns demoram mais para desbotar, mas a raiz é a primeira a ficar sem o pigmento da cor fantasia. Por isso, as meninas que colorem o cabelo devem retocar a raiz regularmente (de 15 em 15 dias, aproximadamente), de preferência com a ajuda de um profissional, se você não tiver prática.

Já os cabelos coloridos com tonalizante ficam desbotados por inteiro, então a manutenção deve ser feita para garantir a vibração e brilho da cor, também de 15 em 15 dias.

Como cuidar dos cabelos coloridos?

Como a descoloração que precede a coloração danifica muito os fios, é muito importante ter alguns cuidados específicos com o seu cabelo colorido. Lembre-se que ele passou por um procedimento que pode fragilizar os fios e que, por isso, você deve cuidar muito bem para que suas madeixas não fiquem fracas e quebradiças.

Faça hidratação, nutrição e reconstrução regularmente

Esse tratamento deve ser feito antes e depois de qualquer processo químico. Investir em um cronograma capilar é uma ótima opção para quem pinta o cabelo, pois ela garante toda a hidratação, nutrição e reconstrução que os fios precisam para se manterem bonitos e saudáveis após o procedimento.

Use sempre um defrizante termoativado

Antes de secar, pranchar ou modelar o cabelo, use sempre um defrizante termoativado, pois, assim, os seus fios estarão protegidos do forte calor.
Sugestão de produto: Defrizante Leve Termoativado S.O.S Bomba de Vitaminas da Salon Line.

Não lave o cabelo com água muito quente

Evite lavar o cabelo com a água muito quente. Sempre que possível, opte pela água fria, pois ela ajuda a selar as cutículas e a manter a cor por mais tempo.

Não lave o cabelo todos os dias

Apesar de ser costume para muitas pessoas, lavar os cabelos todos os dias não é o ideal para quem tem cabelos coloridos. Quanto mais lavagens, menos durará a coloração.

Escolha produtos que não danifiquem a cor e os fios

Utilize produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Produtos indicados para cabelos coloridos evitam a oxidação da cor, por isso, use sempre um shampoo para cabelos coloridos, além de máscaras de hidratação.

Sugestão de produto: Shampoo S.O.S Bomba Liberado Salon Line e Máscara S.O.S Bomba de Vitaminas Liberada Explosão de Revitalização Salon Line.

Veja abaixo algumas referências de cabelos coloridos para você se inspirar!

Cabelos coloridos

cabelos coloridos

cabelos coloridos

Cabelos coloridos na nuca – rainbow hair

cabelos coloridos

Cabelos coloridos nas pontas

cabelos coloridos

cabelos coloridos

Cabelos curtos coloridos

cabelos coloridoscabelos coloridos

Cabelos coloridos cacheados

cabelos coloridos

cabelos coloridos

Cabelos coloridos com mecha

cabelos coloridos

Leia também