Leila Mendes

Cabelos em transição: como cuidar dos fios, dicas de finalização, big chop e mais!

A transição capilar é um período nada fácil para quem decide abandonar as químicas de alisamento e assumir de vez a raiz natural. Precisa ter determinação, força e muita paciência para atravessar esse caminho de cabeça erguida e chegar ao final vitoriosa, com orgulho dos seus cachinhos ou crespinhos que floresceram. E um dos maiores desafios de quem está com os cabelos em transição é aprender a lidar com as duas texturas presentes nos fios: a nova raiz e as pontas lisas. Por isso, veja algumas dicas que preparamos para te ajudar a superar essa fase e dar a volta por cima.

Cabelos em transição: como cuidar?

É normal durante a transição capilar os fios apresentarem quebras constantes uma vez que os novos fios estão nascendo, enquanto o comprimento alisado está fraco e com mais chances de quebrar. Para diminuir essa quebra e fortalecer ainda mais a raiz, invista em um cronograma capilar composto pelas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. Ele é capaz de combater o ressecamento das madeixas, reestruturar a fibra capilar e ainda devolver nutrientes essenciais aos fios que foram perdidos. Por isso, não hesite em hidratar, nutrir e reconstruir sempre. A saúde dos seus fios com certeza agradece.

Cabelos em transição: dicas de finalização

Existem várias técnicas que podem ajudar a “disfarçar” as duas texturas presentes nos fios. Desde penteados com bandanas, turbantes e tiaras, até as famosas texturizações para que as pontas com química se aproximem da curvatura natural dos cabelos. Aqui estamos falando de técnicas, como por exemplo: dedoliss, coquinhos, twists, tranças ou bigudinhos. Veja um passo a passo incrível de texturização que a Carol Mamprin ensina. Você só vai precisar de uma meia calça ou tecido que estique, e claro, um creme para pentear maravilhoso.

mulher fazendo texturização com meia

– 1º passo: aplique um creme para pentear em todo o cabelo. Prefira um creme que seja da sua curvatura. Use uma quantidade considerável para que o cabelo fique mais definido ainda;

mulher com o creme #todecacho

mulher passando creme no cabelo

– 2º passo: com o creme para pentear já aplicado, passe a meia em volta da cabeça e dê um nó atrás, assim como na foto;

mulher fazendo texturização com meia

mulher fazendo texturização com meia

Dica: dê sempre dois nós para que a meia fique bem firme e não escorregue durante a secagem. Com a meia já amarrada, comece então a enrolar o cabelo em torno dela.

– 3º passo: passe uma mecha em volta da meia e junte-a a uma nova mecha, e assim por diante.

mulher fazendo texturização com meia

Repita o processo em todo o cabelo, até ele ficar assim:

mulher fazendo texturização com meia

mulher fazendo texturização com meia

Depois, é só esperar secar. E para isso, você tem duas opções!

– 5º passo: você pode secar com o secador, ou dormir com a meia na cabeça e retirar na manhã seguinte!

mulher secando o cabelo com secador

mulher fazendo texturização com meia

Para retirar a meia do cabelo é só desamarrar atrás e puxar as duas partes com muito cuidado! O resultado é divino né?!

Mulher com o cabelo finalizado

Cabelos em transição: big chop

O big chop nada mais é do que um grande corte feito para retirar toda a parte alisada de uma única vez. Isso mesmo, se você não quer fazer texturizações como o passo a passo acima para aproximar as pontas lisas da raiz natural, o big chop é uma excelente opção. Mas atenção: você deve optar pelo big chop somente quando se sentir preparada para isso, uma vez que os cabelos podem ficar bem curtinhos. Tudo tem seu tempo e cada um tem suas escolhas, todas são dignas e merecem ser respeitadas. E força, porque no final valerá muito a pena.

mulher de big chop

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *