Luiza Olinda

Cabelos loiros: como manter a cor sempre impecável

cabelos loiros

Toda mulher que mantém uma cor diferente da sua cor original, tem que se preocupar com alguns cuidados para que os seus fios estejam sempre perfeitos, mas as donas de cabelos loiros, em especial, precisam incluir alguns passos extras na sua rotina capilar para deixar as madeixas ainda mais lindas.
Se você já é loira ou está pensando em adotar o visual, confira essas dicas para você manter seus cabelos sempre impecáveis e saudáveis.

Cabelos loiros: o que você precisa saber sobre descoloração

Como o loiro é um tom claro, a maioria das mulheres precisa descolorir os cabelos para chegar na tonalidade necessária. Descolorir os cabelos significa retirar todo o pigmento do fio com a ajuda de água oxigenada e um elemento descolorante.
Já dá para imaginar que um processo que retira a cor dos cabelos é bem agressivo para os fios, e é mesmo. A água oxigenada abre a cutícula permitindo que o descolorante atinja a estrutura do fio por completo e isso pode deixá-la bem fragilizada e danificada.
Além disso, quanto mais tempo você ficar com o descolorante e maior for o volume da água oxigenada, mais os cabelos ficarão claros -mas o dano também pode ser bem maior.
Por conta disso, quem pretende descolorir os fios precisa se preocupar em estar com os cabelos fortes e muito bem nutridos para aguentar a descoloração, e também fazer um teste de mecha para garantir que os cabelos vão aguentar a química.
O teste de mecha é aquele no qual separamos uma pequena mecha de cabelo, normalmente da nuca, e aplicamos um pouco do produto, para ver como ele reage.
Para manter as raízes sempre clarinhas, será necessário continuar descolorindo o cabelo periodicamente, então, mesmo depois de loira, é preciso manter a rotina de cuidados com os fios para que eles continuem fortes.

Mantenha o cabelo loiro mais bonito com matizador

Depois de descolorir o cabelo, pode ser que ele fique com uma tonalidade muito amarelada, que não era bem o que você estava procurando. Isso acontece com frequência e a melhor solução é adotar produtos que tenham efeito matizador.
Esses cosméticos normalmente têm pigmento azul ou roxo, que equilibra o tom do fio, tirando o aspecto amarelado e o deixando mais natural.
O shampoo matizador é o item mais comum nesse segmento, mas também existem condicionadores e máscaras capilares que têm o mesmo efeito. Um dos exemplos é a linha S.O.S Bomba Matizadora, que é uma boa opção para quem quer matizar e fazer uma hidratação profunda nos cabelos loiros.
A frequência de utilização dos cosméticos matizadores vai depender muito do tom de loiro que você procura e de como o seu cabelo vai reagir à descoloração. Há quem goste de matizar os fios toda semana e aquelas que só fazem o procedimento quando descolorem o cabelo.

Protetor térmico e solar são os melhores amigos dos cabelos loiros

Todo cabelo precisa de proteção contra os raios solares e o calor das pranchas e modeladores. Mas, por serem mais claros, os danos nos cabelos loiros podem ficar ainda mais aparentes. Isso sem falar que o sol também pode mudar gradativamente o tom dos cabelos.
O ideal é apostar em protetores térmicos sempre que for usar prancha ou o modelador e passar produtos com proteção UV nos cabelos diariamente. Esses dois produtos formam uma barreira que dificulta a perda de água, nutrientes e a alteração na cor.

Tome cuidado com outros fatores que mudam a cor dos cabelos loiros

O cloro presente nas piscinas e cosméticos que não foram desenvolvidos para cabelos claros também podem mudar a cor dos seus fios e até manchá-los, o que não é nada legal.
O ideal é que você evite água com cloro, ou procure cremes específicos que possam evitar aquele efeito esverdeado que a água da piscina pode deixar nos cabelos loiros.
Dê preferência para produtos (shampoos, condicionadores e máscaras de hidratação) desenvolvidos para cabelos descoloridos ou loiros. Se não tiver como evitar, leia cuidadosamente a composição dos produtos que for usar, para verificar sempre se eles têm componentes que podem alterar a tonalidade dos seus fios, como a camomila.

Química em cabelo loiro? Só depois de pintar!

Se além de descolorir os cabelos você quiser pintá-los e fazer algum tipo de química, é preciso seguir uma ordem específica para não correr o risco de danificar os cabelos ou ter um retrabalho.
Se você estiver pensando em fazer uma progressiva, por exemplo, o ideal é primeiro descolorir e pintar os cabelos e depois fazer o alisamento. Isso porque a descoloração abre a cutícula do fio, e a progressiva sela o cabelo, fechando a cutícula.
Inverter a ordem pode prejudicar a descoloração, deixando o seu cabelo manchado e até mesmo danificado.
É sempre bom lembrar que essa sequência de procedimentos químicos pode danificar (e muito) os seus fios. Por esse motivo, antes de fazer qualquer coisa, visite um profissional para que ele avalie o estado do seu cabelo e diga se os seus fios são capazes de suportar esses processos.
Com essas dicas de cuidados, não tem erro! Os seus cabelos loiros vão estar sempre maravilhosos e com a cor impecável!

Cabelos loiros: como manter a cor sempre impecável
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *